GESTAO DA QUALIDADE
Trabalho Universitário: GESTAO DA QUALIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivonenavarro • 22/11/2013 • 2.117 Palavras (9 Páginas) • 1.769 Visualizações
GESTÃO DA QUALIDADE
O QUE É QUALIDADE ?
A definição da qualidade possui uma extrema diversidade de interpretação. Mas é consenso a importância da mesma para qualquer tipo de organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
Vejamos abaixo algumas definições de qualidade, na visão de vários autores:
Para JURAN"Qualidade é ausência de deficiências" ou seja, quanto menos defeitos, melhor a qualidade.
Para FEIGENBAUM "Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário."
Para CROSBY, "Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações." As necessidades devem ser especificadas, e a qualidade é possível quando essas especificações são obedecidas sem ocorrência de defeito.
Segundo DEMING,"Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente". Deming associa qualidade à impressão do cliente, portanto não é estática.
Para ISHIKAWA,"Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor."
GESTÃO DA QUALIDADE
A evolução da indústria no início do século XX e, particularmente, a produção em massa fizeram surgir um conceito extremamente importante para a Administração: O controle da Qualidade.
O controle da qualidade evoluiu para o que ficou conhecido comoadministração da qualidade total.Num mercado cada vez mais competitivo e globalizadoa qualidade tem papel extremamente relevante na conquista e fidelização de novos clientes e mercados.
A Gestão da Qualidade visa melhorar continuamente produtos e processos para propiciar a máxima eficiência das organizações.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO DA QUALIDADE.
1. Era da inspeção
- Produtos eramverificados um a um.
-Cliente participava da verificação.
- Inspeção encontrava defeitos, mas não resultava em aumento daqualidade.
2. Era do controle estatístico:
- Produtos eram verificados por amostragem.
- Departamento especializado fazia o controle da qualidade.
- Ênfase erana localização de defeitos.
3. Era da qualidade total:
- Processo produtivo é controlado.
-Toda a empresa é responsável.
- Ênfase na prevenção de defeitos.
- Qualidade assegurada; sistema de administração da qualidade.
PRINCIPAIS “GURUS DA QUALIDADE”
Com o advento da globalização e o acirramento crescente da concorrência entre as organizações torna-se cada vez mais necessário falar em qualidade e produzir produtos ou prestar serviços com qualidade.
Abaixo destacamos alguns autores que foram importantes para a discussão e disseminação do conceito de qualidade. Considerados por muitos como “gurus” quando o assunto é Gestão da Qualidade.
JURAN
Jurandefine Qualidade como adequação ao uso. A palavra produto (bem ou serviço) refere-se ao output de um processo e é necessário encontrar o equilíbrio entre as características positivas do produto e a não existência de deficiências no produto. Essas características positivas não se referem a componentes luxuosos mas sim a características técnicas dum produto que foi desenhado para corresponder às necessidades dos clientes. As deficiências causam problemas aos clientes e portanto provocam a sua não satisfação.
O cliente é qualquer pessoa que lida com o produto, incluindo os que o desenvolvem, os clientes internos, e os que lidam com o produto acabado, os clientes externos.
Para Juran a gestão da Qualidade tem 3 pontos fundamentais, a famosa trilogia:
-O planejamento da qualidade: Identificar os clientes, determinar as suas necessidades, criar características de produto que satisfaçam essas necessidades, criar os processos capazes de satisfazer essas necessidades e transferir a liderança desses processos para o nível operacional.
-A melhoria da qualidade: Reconhecer as necessidades de melhoria, transformar as oportunidades de melhoria numa tarefa de todos os trabalhadores, criar um conselho de qualidade que selecione projetos de melhoria, promover a formação em qualidade, avaliar a progressão dos projetos, premiar as equipas vencedoras, publicar os resultados, rever os sistemas de recompensa para aumentar o nível de melhorias e incluir os objetivos de melhoria nos planos de negócio da empresa.
-O controle da qualidade: avaliar o nível de desempenho atual, comparar com os objetivos fixados, tomar medidas para reduzir a diferença entre o desempenho atual e o previsto.
CROSBY
A abordagem de Crosby baseia-se na prevenção. A idéia de que os erros são inevitáveis é falsa. Compete aos gestores através das suas atitude e práticas, nomeadamente através do reconhecimento, desenvolver o compromisso com a prevenção e eleger como objetivo principal "zero defeitos". Se, por exemplo, for privilegiado o prazo de execução em relação à qualidade então o trabalho vai focar-se nesse parâmetro.
Para Crosby a qualidade está associada aos conceitos de evitar qualquer falha ou defeito, ou seja,fazer certo o trabalho da primeira vez, evitando o que hoje chamamos de “retrabalho”.
Crosby afirma que a “vacina daqualidade" consiste em três ações de gestão: determinação, formação e implementação. A administração contínua da “vacina “ garantiria o sucesso da organização.
FEIGENBAUM
Armand V. Feigenbaum apresentou a teoria de controle da qualidade total (TQC – Total QualityControl).
Na nova concepção
...