GESTAO INDUSTRIAL
Monografias: GESTAO INDUSTRIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tania29vieira • 14/5/2014 • 3.184 Palavras (13 Páginas) • 304 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHAREL EM CIENCIAS CONTABEIS
VÂNIA APARECIDA DE MEDEIROS
GESTÃO EMPRESARIAL
Machadinho D’Oeste
Ano:2013
GESTÃO EMPRESARIAL
Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à
Universidade Norte do Paraná – Unopar, como
Requisito parcial para obtenção de título de
Bacharel em Ciências Contábeis
nas disciplinas de: Administração Financeira e Orçamentária,Direito Empresarial e Tributário,Estrutura das Demonstrações Contábeis e Estátistica.
Machadinho D’Oeste
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
1- CONCEITO DE ORÇAMENTO
1.1 ORÇAMENTO DE VENDAS
1.2 ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
1.3 ORÇAMENTO DE CUSTOS ADMINISTRATIVOS E COM VENDAS
1.4 DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS
1.5 ORÇAMENTO DE CAPITAL
1.6 ORÇAMENTO DE CAIXA
2. ORÇAMENTO GERAL
3. ORÇAMENTO FLEXÍVEL
4. PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO
5. AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO
6. INSENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA
7.BALANÇO PATRIMONIAL
8. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO
9. DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA
10. A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZADO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO A gestão empresarial possui um leque de ferramentas muito úteis para as empresas.A cada passo que evoluimos percebemos que a economia global avança para métodos cada vez mais modernos e eficazes e tudo que seja feito de forma amadora e improvisado está ficando cada vez mais distante da realidade tornando indispensável o planejamento financeiro, por meio dessa estratégia a empresa poderá alcançar as metas orcamentárias previstas e atingir resultados satisfatórios. No trabalho apresentado será abordado assuntos específicos realtivos a gestão empresarial conceituando os diversos tipos de orçamento, os pontos positivos do orçamento na gestão das empresas; as questões tributárias; insenção e imunidade tributária; balanço patrimonial; demonstração do resultado do exercício; demostraçãodo fluxo de caixa e a comparação entre orçado e realizado e métodos quantitativos. De cada tópico será conceituado buscando entendimento e as ligações que levam os administradores a uma gestão eficaz.
1.CONCEITO DE ORÇAMENTO
O orçamento representa uma atividade econômico-financeira que parte da determinação e análise dos eventos relevantes do passado e das condições empresarias presentes para projetar o desempenho futuro da empresa como um todo. O orçamento também fornece instrução e direção para execução de planos visando atingir um determinado objetivo coordenando os recursos e meios disponíveis em um certo espaço de tempo. O orçamento deve ser iniciado com pelo menos 3 meses de antecedência, cabendo ao contador ou administrador verificar as diferenças entre orçado e planejado, sendo possível assim fazer as mudanças necessárias quando o orçado ficar à baixo do real, e de manter os resultados, quando estes forem superiores aos orçados.Podemos definir de maneira resumida que o orçamento serve para evitar problemas futuros, e através dele direcionar as atenções na exploração de novas oportunidades. Existem vários tipos de orçamento que se dividem em: (a) orçamento de vendas, (b) orçamento de produção, (c) orçamento de custos da produção, (d) orçamento de custos administrativos e com vendas, (e) orçamento de outros itens DR – demonstrativo de resultados, (f) orçamento de capital e (g) orçamento de caixa.
1.1.ORÇAMENTO DE VENDAS
O orçamento de vendas deve apresentar-se ao sistema de planejamento da empresa de forma significativa, devido a a sua relação com os demais setores da empresa. Esse tipo de orçamento não deve atrapalhar as demais partes orçamentárias da empresa, portanto a sua formulação deve ser a mais real possível. Essa é uma etapa que visa estimar exatamente as vendas necessárias para o crescimento dos negócios, através da utilização de produtos e serviços, quantidades na produção e demanda exigida. Mensurar a quantidade de cada item a ser comercilaizado e definir os preços que serão praticados no mercado,definindo os prazos dados aos clientes,bem como os impostos que incidirão sobre as vendas. A pesquisa de mercado é o que determina o valor e a quantidade comercializados, por isso deve-se saber as tendências do mercado. Hansen e Mowen (2001,p.251)conceituam o orçamento de vendas como uma “projeção aprovada pelo comitê de orçamento que descreve as vendas esperadas para cada produto em unidades fisícas e unidades monetárias”.
1.2.ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
O orçamento de produção é a próxima etapa após determinada a quantidade de vendas. Nesse orçamento as empresas devem garantir que seus clientes serão
...