GLOBALIZAÇÃO COMERCIAL
Projeto de pesquisa: GLOBALIZAÇÃO COMERCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Komatsu • 20/6/2014 • Projeto de pesquisa • 554 Palavras (3 Páginas) • 282 Visualizações
INTRODUÇÃO
O mundo está ficando cada vez menor, hoje compramos produto do outro lado do mundo sem sair do conforto das nossas casas, o comércio mundial tornou-se um gigantesco Shopping Center. Consumidores procurando cada vez mais novidades que são acessíveis ao seu orçamento mensal, e as empresas se adequando para esse gigantesco mercado que só cresce e estimula ainda mais a concorrência, o que por um lado é bom, pois faz com que os produtos fiquem cada vez mais avançados e mais baratos, mas nem tudo é um mar de rosas, existe o lado escuro, o mercado predatório que desmantela os produtores domésticos com concorrências desleais.
GLOBALIZAÇÃO COMERCIAL
As práticas protecionistas ainda estão em alta, porém a justificativa encontrada para esse crescimento foi crise financeira de 2008, vários países adotaram essas práticas a fim de manter o seu comércio interno protegido dos males internacionais. Por outro lado houve uma diminuição da pobreza, comparado há 14 anos.
Há 14 anos, o BIRD (Banco Mundial) emitiu um relatório informando que a America Latina era uma das regiões onde a pobreza mais crescia, mas segundo um novo relatório emitido pelo mesmo órgão, a classe média aumentou 50% na última década, ou seja, algumas políticas adotadas para evitar esse quadro que foi previsto a mais de uma década deu certo, mesmo com o aumento das práticas protecionistas.
Após os países ricos, sofrerem por diversas crises financeiras, eles que foram as maiores barreiras para a liberação do comercio internacional, hoje eles são os responsáveis em iniciar as negociações de livre comercio.
Em uma notícia publicada na página da OMCi, revelou que o próximo Diretor Geral desse órgão será um Brasileiro, Roberto Carvalho de Azevêdo, primeiro Latino-Americano a assumir esse cargo tão importante. Hoje o futuro não se mostra tão assustador, como era uma década atrás, o quadro se inverteu, as práticas protecionistas estão sendo adotadas por países em desenvolvimento, e não pelos desenvolvidos. Os Estados Unidos da America acusam o Brasil por práticas protecionistas, porém o Brasil se defende dizendo que os seus aumentos de taxas não ultrapassaram os direitos concedidos pela OMC.
O novo Diretor Geral da OMC, irá se deparar com um mundo novo, consumidores mais exigentes, inteligentes e informados, é muito provável que ele consiga retomar as negociações na Rodada de DOHAii pois o mundo de hoje está mais próximo, e ao contrário do que estava quando as negociações começaram.
i http://www.wto.org/english/thewto_e/dg_e/dg_selection_process_e.htm
ii A rodada Doha ou ronda de Doha (abreviaturas de «ciclo de negociações multilaterais de Doha») é uma ronda de negociações da Organização Mundial do Comércio que visa diminuir as barreiras comerciais em todo o mundo, com foco no livre comércio para os países em desenvolvimento. As conversações centram-se na separação entre os países ricos, desenvolvidos, e os maiores países em desenvolvimento (representados pelo G20). Os subsídios agrícolas são o principal tema de controvérsia nas negociações. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
CONCLUSÃO
Durante as pesquisas realizadas para a conclusão do texto, aprendi como funciona o mercado internacional,
...