TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Custos

Monografias: Gestao De Custos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  8.096 Palavras (33 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 33

GESTÃO DE CUSTOS EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS CONTÁBEIS: UM ESTUDO DE CASO

AUTORES: Claudecir Bleil Cézar Volnei Mauss Giovani Urbanski

Edson Pedro Zambon

Julho, 2011

Gestão de Custos em uma Empresa de Serviços Contábeis: um Estudo de

Caso

Resumo

Com as constantes e atuais mudanças na contabilidade e a valorização de seus profissionais percebe-se a necessidade da alteração de postura de alguns empresários contábeis em relação à gestão dos negócios empresariais. Nesse contexto a própria prática contábil faz com que os mesmos gerenciem seu próprio negócio para, então, orientar seus clientes rumo a um bom desempenho econômico. Para isso existem várias técnicas e instrumentos de gestão como, por exemplo, a contabilidade de custos que visa mensurar e analisar os produtos, o resultado global das corporações e suas unidades de negócio. Dessa forma realizou-se um estudo de caso exploratório e quantitativo que teve por objetivo analisar o resultado dos principais clientes de uma empresa de serviços contábeis da cidade de Erechim, norte do Rio Grande do Sul. Com a aplicação do método de custeio direto foi possível gerar uma série de informações e análises gerenciais do resultado da empresa e de seus principais clientes. O método de custeio utilizado demonstrou-se eficaz para na mensuração e análise de resultado na área de serviços contábeis, gerando informações úteis para a tomada de decisões.

Palavras chave: Empresas de serviços contábeis, Gestão de Custos, Custeio Direto.

Área Temática: Contabilidade Gerencial

1 INTRODUÇÃO

Em um cenário de constante mudança no mercado e a transformação da Ciência Contábil nota-se também uma mudança nas empresas que prestam serviços de contabilidade, até então conhecidas como “Escritórios de Contabilidade”, que com o passar dos anos passam a ser vistas como Empresas de Serviços Contábeis.

Conforme Fabri e Figueiredo (2000) o negócio da empresa de contabilidade é fornecer informações, sendo seu produto elencado em três áreas de serviços, as exigências fiscais, trabalhistas e contábeis, como também a consultoria e assessoria em alguns casos.

A partir do momento em que as empresas de serviços contábeis passaram a ser tratadas como um negócio capaz de gerar lucros o interesse dos empresários se volta para o controle e informação passando a gerenciar suas empresas a fim de maximizar seus resultados.

Neste contexto, maximizar resultado refere-se em minimizar os custos, logo as empresas prestadoras de serviços também são acionadas para implantar métodos de custeio para competirem nesse mercado que vem crescendo constantemente.

A contabilidade de custos tem como objetivo prestar informações sobre como a empresa está sacrificando seus recursos para produzir, vender ou prestar serviços. Quando se fala em custos entende-se o tema como um instrumento da contabilidade que visa orientar os gestores da empresa na tomada de decisões (BACIC, 1994). Conhecer os custos de um produto, mercadoria ou serviço é de vital importância para os gestores tanto para as grandes, médias ou também para as pequenas empresas.

É através dos métodos de custeio e controles gerenciais que se procura mensurar o custo dos produtos ou serviços. Esses métodos muitas vezes são desconhecidos pelos empresários que acabam utilizando técnicas ineficazes e sem critérios para apurarem seus custos e isso pode levar o gestor a tomar uma decisão errônea na empresa.

Vários são os métodos de custeio, entre os principais pode-se citar o custeio Direto, por Absorção, custeio Baseado em atividades ABC, custeio Pleno ou RKW, e o método de custeio variável. Cabe a ao gestor da empresa avaliar o método que pretende utilizar para melhor mensurar seus custos (FROSSARD, 2003).

Não é possível avaliar qual o método mais adequado para a empresa sem antes testá- lo, pois dependendo do ramo de atividade é provável que a eficiência vária conforme os controles e atividade de cada empresa.

O método utilizado neste estudo foi o custeio Direto. O problema norteador foi o de testar este método em cinco principais clientes de uma empresa prestadora de serviços contábeis, visando responder a seguinte questão: o método de custeio Direto é eficaz para fornecer informações aos gestores de empresas prestadoras de serviços contábeis?

Diante do contexto apresentado e considerando a necessidade das empresas prestadoras de serviços contábeis utilizarem um método de custeio para melhorar a mensuração e análise de seu resultado tem-se como objetivo geral utilizar o método de custeio Direto para verificar a contribuição de seus cinco principais clientes. Assim o estudo visou atender os seguintes objetivos específicos:

• Identificar os cinco principais clientes;

• Separar os custos e despesas em diretos e indiretos;

• Identificar e mensurar os custos Diretos dos cinco principais clientes;

• Mensurar a margem de contribuição dos cinco principais clientes;

• Elaborar os demonstrativos gerenciais utilizando o método de custeio variável.

Conforme Martins (2008) a contabilidade de custos que antes era tida com a finalidade básica de avaliação de estoque passou a ser vista, nesse novo cenário da economia, como uma “arma” de controle e decisões gerenciais seja na indústria, comercio ou prestação de serviços.

Apurar custos em empresas prestadoras de serviço é tão importante como na indústria e comercio, pois independentemente do ramo todas tem como principal objetivo gerar lucros. Diante disso o que se propõe no presente estudo é mostrar aos empresários de empresas de serviços contábeis que para se manter no mercado é preciso ter um modelo de gestão de custos eficaz, capaz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.3 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com