Gestao Industrial
Monografias: Gestao Industrial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: pilot650 • 22/8/2014 • 241 Palavras (1 Páginas) • 382 Visualizações
Introdução :
1
Formas mais eficientes de organizar o processo fabril. Todas elas visavam atingir o grau máximo de produtividade. Os mais importantes sistemas produtivos criados nesta filosofia foram o: - Taylorismo: uma pretensão em submeter o trabalhador ao ritmo da máquina, como o mínimo de interrupções, predominando neste sistema de produção a divisão e a subdivisão de tarefas, bem como a valorização de procedimentos mecânicos que dispensavam o raciocínio dos trabalhadores.
- Fordismo: surgiu numa tentativa de aperfeiçoar este primeiro sistema, havendo em ambos os casos, como exigência, o domínio de habilidades especificas.
Significado :
3
A manutenção tem origem militar, visando a necessidade de manter o efetivo humano e de equipamentos nas frentes de batalha. Na indústria os primeiros relatos sobre a utilização dessa expressão surgiram nos EUA década de 50.
Quando se busca o significado teórico do que seria manutenção industrial, encontram-se referencias do tipo:
Conceito :
4
Segundo [FILHO, 2000], a manutenção é uma função empresarial da qual se espera o controle constante das instalações, assim como o conjunto de trabalho de reparo e revisões necessárias para garantir o funcionamento regular e o bom estado de conservação das instalações produtivas, serviços e instrumentação dos estabelecimentos.
Segundo [PALMER, 1998], a finalidade da manutenção é permitir confiabilidade de capacidade a uma planta industrial. E seguindo este raciocínio, o autor aqui conclui que, é preferível investir em equipamentos que cada vez menos necessitem de intervenção, ao invés de se adotar uma política que busque ser eficiente na reação e reparo.
...