Gestao Industrial
Casos: Gestao Industrial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alline25 • 29/9/2014 • 3.435 Palavras (14 Páginas) • 257 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Diferenças da apuração de custos de vendas de uma indústria e comércio 4
2.1.1 Métodos de Custeio. 4
2.1.1.1 Diferença entre custo variável e custo por absorção. 5
2.1.1.2 Preços de Vendas e Geração de Lucros. 5
2.1.1.3 Unidades equivalentes de produção: esclareça com exemplos. 6
2.1.1.4 Custeio ABC: possibilidade de utilização para fins fiscais. 7
2.1.1.5 Ponto de Equilíbrio. 8
2.1.1.6 A importância de um sistema de informação integrado na empresa 8
2.1.1.7 A aplicabilidade da contabilidade gerencial dentro de uma organização empresarial 9
3 CONCLUSÃO 11
4 REFERENCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
No mundo das indústrias a informação é um dos itens mais valiosos. O poder da informação é algo inquestionável. Toda organização utiliza a combinação de várias informações para definir, por exemplo, área de atuação, características de produto, quantidade a ser produzida, metas a serem atingidas e público alvo. As informações a respeito do segmento de negócio da organização são ferramentas indispensáveis para um real posicionamento no mercado, além de diagnosticar como andam as vendas, como se encontra o caixa, qual é a carga tributária, quais os custos fixos e variáveis, quais os gastos que podem ser reduzidos ou até eliminados, e a partir destes dados tomar as decisões necessárias para a contínua melhoria dos processos.
A contabilidade é uma ciência que trata do estudo dos fenômenos patrimoniais sob o prisma empresarial. Quando os estudos dos fenômenos são envolvidos aos patrimônios das empresas industriais, costuma-se denominar tal particularidade de contabilidade industrial. Sendo assim, não possui, de forma alguma, o objetivo de salientar ao Fisco as informações da entidade, e sim demonstrá-las, através da escrituração dos custos e de relatórios periódicos à administração da empresa. Iremos desenvolver neste trabalho de Gestão Industrial os requisitos básicos para uma boa gestão industrial, devido ela ser um processo de produção diferente da contabilidade comercial, este vem apresentar quais contas são utilizadas na empresa de produção. Para que a indústria tenha resultados positivos num mercado altamente competitivo, ela deve investir cada vez mais em ferramentas de gestão. A contabilidade é uma ferramenta primordial paraalcançar o sucesso desejado, são de suma importância para o bom desempenho da empresa. Neste trabalho serão apresentados vários conceitos que se posto em pratica pelo gestor servirá como uma ferramenta eficaz nas tomadas de decisões. Os conceitos de custos, formação de preços de vendas, sistemas de informação, são de suma importância.
2 DESENVOLVIMENTO
A gestão industrial, gera informações para apoio a tomada de decisão, possibilitando medir o desempenho de sua indústria quanto a sua capacidade produtiva, com base em formações históricas. Através deste recurso é possível conhecer qual a capacidade produtiva atual da indústria, bem como a comparação dos dados reais de produção com metas estabelecidas. A identificação de pontos de gargalos é facilitada, através da geração de gráficos e relatórios gerenciais.
2.1 DIFERENÇAS DA APURAÇÃO DE CUSTOS DE VENDAS DE UMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO
A empresa necessita de elementos e informações rápidas e exatas, tanto quanto possível, afim de que possa tomar, em tempo hábil, as providências adequadas para manter o seu equilíbrio econômico e financeiro e aumentar a sua eficiência. Isto, não só em tempos normais, mas, principalmente, em épocas adversas da economia de um país (desabastecimento, depressão, estagnação, recessão, inflação, estagflação) e, ainda, quando existe forte concorrência no mercado, ou estão em perspectiva novos concorrentes - ocasiões que obrigam à revisão da política de fixação de preços.
O comercio varejista movimenta anualmente milhões em recursos e contribui com uma parcela alta para a geração de emprego e renda nos pais, sendo assim é muito importante para ela gerir de maneira correta seus recursos e administrar os custos. Estamos de encontrar um método perfeito para controlar os custos comercio varejista, mais diante da carência existente podemos afirmar que com um pouco de conhecimento sempre buscando a ponte de equilíbrio, calculando a margem de contribuição, ferramenta importante na formação de preço, e planejando uma margem de segurança onde a loja pode concorrer de forma leal e aguerrida no mercado, o comerciante terá sucesso acima de tudo e continuara essa maquina de girando a roda do desenvolvimento e da distribuição de renda.
2.1.1 Métodos de Custeio.
Métodos de custeio é a forma como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação, existem basicamente dois métodos de custeio, absorção e variável. O principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto.
2.1.1.1 Diferença entre custo variável e custo por absorção.
O sistema de custeio por absorção consiste na verificação de todos os custos envolvidos da produção dos bens ou serviços prestados, sejam eles fixos ou variáveis. Portando além dos custos de produção como matéria prima, mão de obra e outros, os custos indiretos como manutenção, planejamento, controle de qualidade entre outros, também são rateados dentro do custo do produto seguindo o critério estabelecido pela empresa. No custeio por absorção todos os custos são divididos pelo estoque, onde cada produto absorve aquilo que lhe caiba para sua fabricação não importando se é custo fixo ou variável, direto ou indireto. O sistema de custeio por absorção atende aos Princípios Fundamentais de Contabilidade aceitos no Brasil. Portando a empresa que não adotar esse tipo de método, deverá obrigatoriamente no final do ano em exercício fazer ajustes para o enquadramento fiscal.
Os custos variáveis são apurados no custo das vendas.
...