Gestão organizacional
Seminário: Gestão organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: biancats • 3/6/2014 • Seminário • 345 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
RESUMO
Na gestão organizacional, é chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores dessa "organização". A Gestão de Recursos Humanos freqüente é atribuída à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização.
A metodologia extensão para o desenvolvimento de Programas de Cargos e Salários tem como missão, prover às empresas informações e instrumentos que permitam gerenciar, de forma ágil e confiável, a consistência interna e a competitividade externa de suas práticas de remuneração.
A definição do mercado requer um mapeamento, adequado, para identificar e selecionar as empresas que efetivamente podem representar uma excelente visão de cargos e salários, ou seja, quanto maior for a qualidade e consistência das informações, melhor serão as análises para avaliação das tendências de mercado. A definição da estratégia leva em consideração os indicadores internos, externos e a estratégia dos negócios, que juntos vão proporcionar o alicerce para sustentação dos pilares de cargos e salários.
Com base nesta premissa é importante que as pessoas saibam que a maior ou menor agressividade salarial pode estar condicionada ao modelo e ao nível dos negócios e quanto a empresa poderá investir na sua política salarial. Fácil de entender? Provavelmente não, mas o caminho que as organizações normalmente seguem para definir a sua política, com sustentabilidade, são alguns do que relatei neste espaço.
Importante ressaltar também que o contexto apresentado evidencia a diferença salarial entre os cargos. Todavia no ambiente de cargos e salários também encontramos a meritocracia, não aplicada para todas as colocações, que é uma política praticada para reconhecer as pessoas que têm um melhor desempenho nas suas funções.
A política de mérito - meritocracia -, quando aplicada, desperta uma nova comparação entre as pessoas, ou seja, "se eu tenho o mesmo cargo e realizo as mesmas funções, por que os valores salariais pagos são diferentes?".
Como se percebe pela linha deste artigo, administrar cargos e salários não é uma tarefa simples. Exige conhecimento, preparação, conhecimento e fundamento na aplicação das ferramentas, visão da Legislação Trabalhista e do negócio, além, principalmente, comunicação e transparência para garantir o entendimento do modelo aplicado.
...