Homem Mediocre Cap I
Por: Sulian • 19/9/2016 • Resenha • 6.907 Palavras (28 Páginas) • 629 Visualizações
"aurea mediocritas"?
Há certo momento em que o pastor ingênuo se espanta com a natureza que o rodeia. A melancolia engrossa, a cor das coisas era uniforme nas silhuetas uniforme cinza, a primeira umidade crepúsculo sobe de todas as ervas uma névoa de perfume, aquiétase o rebanho para ir dormir, sino remoto portagem seu anúncio vesperal. O clareia luar impalpável está caindo sobre as coisas; algumas estrelas inquietos com sua excitação o céu e um rumor distante do fluxo Brincante nas silvas parecem falar de assuntos misteriosos. Sentado sobre a pedra menos áspero na beira da estrada, o pastor contempla e mudos, convidados em vão para meditar pela convergência do local e tempo. Sua admiração precoce é estupor simples. Poesia ambiente natural, a ser refletido em sua imaginação, não se torna poema. Ele é apenas um objeto na imagem, um toque; um acidente na penumbra. Para ele todas as coisas sempre foram assim e assim permanecerá a partir do solo ele caminha para as escoriações rebanho.
A grande massa dos homens pensa com a cabeça do que o pastor ingênuo; não compreendem a língua de quem vai explicar algum mistério do universo ou da vida, a evolução eterna de todos os conhecidos, a possibilidade de melhoria humana na contínua adaptação do homem à natureza. Para conceber certo nível ético perfeição é necessária e alguma formação intelectual é indispensável. Sem eles pode ser fanatismos e superstições; ideais, nunca.
Aqueles que vivem abaixo desse nível e não adquirem que a educação continua sujeitas a dogmas que os outros impõem-los escravos de fórmulas paralisados por tempo ferrugem. Suas rotinas e seus parécenles preconceitos eternamente imutáveis; sua imaginação obtusa não pode conceber perfeições passadas ou futuros; o estreito horizonte da sua experiência é forçado limite de sua mente não pode formar um ideal. Encontrado na parte externa: uma faísca capaz de inflamar as suas paixões; ser sectários pode ser. E eles nem sequer avisar a ironia do que você convidar para arrebañarse em nome de ideais que podem servir não entendo. Todo o sonho seguido por multidões é pensado por apenas alguns visionários que são seus mestres.
A desigualdade humana não é uma descoberta moderna. Plutarco escreveu, tem séculos que "os animais da mesma espécie diferem menos entre si do que os homens" (Obras morais, vol. 3). Montaigne endossou esse ponto de vista: "Há mais distância entre tal e tal homem, entre um homem e tal besta, ou seja, que o mais excelente animal é mais perto do homem menos inteligente, o último de outro homem grande e excelente" (ensaios, vol. I cap. XLII). Eles não se destinam a dizer mais continuar afirmando a desigualdade humana: será no futuro tão absoluto como em tempos de Plutarco ou Montaigne.
Há mentalmente inferior ao final de sua raça, seu tempo e sua classe social homens-asedio; há também mais elevada. Entre eles impossível flutua uma grande massa caracterizada por inferioridade ou excelências.
Os psicólogos não queria lidar com este último; Ele despreza a arte por incolor; história sabe seus nomes. Eles são desinteressantes; em vão buscaríase-lhes a vantagem definida, a pincelada firme, o traço característico. Da mesma forma que eles cobrem moralistas os desdenham; individualmente eles não merecem o desprezo, que castiga os maus, nem desculpas, reservada para virtuosos.
A sua existência é, no entanto, natural e necessário. Em tudo o que oferece graus lá mediocridade; na escala da inteligência humana que representa o chiaroscuro entre talento e estupidez.
Não vamos dizer, portanto, que é sempre recomendável. Horacio disse mediocritas aurea no sentido geral que afirmam absurdo e incapaz de se destacando por sua engenhosidade, suas virtudes ou suas obras. Outro foi à opinião do poeta: colocar em tranquilidade e independência o maior bem do homem, exaltou as alegrias da vida simples que muito parecidos opulência e miséria, chamando o material a que a mediocridade dourada. Em um sentido epicurista, a frase é verdadeira e confirma o provérbio árabe remoto: "Um médium é preferível estar quieto opulência cheio de preocupações.”.
Inferindo daí que a moral mediocridade, intelectual e caráter são dignos de respeitosa homenagem, que envolve torcer a mesma intenção de Horace versos memoráveis menosprezados os poetas medíocres (Ad PIS, 472.):
Mediocribus Esse poetis
Di Non, non homines, columnae não concessere.
E que é possível estender os seus poucos homens provocação estão em espírito. Por subvertiríamos no sentido clássico do mediocritas aurea? Por eliminar as diferenças entre homens e sombras, como se abaixando um pouco a excelente e polir as ásperas um pouco as desigualdades criadas pela natureza vai desaparecer?
Nós não vemos a melhoria social como resultado da uniformidade de todos os indivíduos, mas como uma combinação harmoniosa de originalidade multiplicada incessantemente, Todos os inimigos de diferenciação vir a ser o progresso; É natural, portanto, considerar a originalidade como uma falha imperdoável.
Aqueles inclínanse condenado a confundir tal senso comum com bom senso, como se enredados o significado das palavras intermarry essas ideias. Vamos afirmar que são antagonistas. O senso comum é coletivo, eminentemente retrógrado e dogmático; bom senso é individual, sempre inovador e libertário. Obsequiousness por uma ou outra servidão e aristocracia natural são reconhecidos. Que a heterogeneidade intransponível de intolerância rotina contra qualquer flash original nascido; Eles contraem suas fileiras para defender-se, como se fossem diferenças crimes. Estas pistas são um princípio central da psicologia. Costumes e leis podem estabelecer direitos e deveres comuns a todos os homens; mas eles sempre serão tão desigual como as ondas de superfície de cerdas de um oceano.
II. HOMENS SEM PERSONALIDADE
Individualmente considerada, mediocridade pode ser definida como uma ausência de características pessoais que distinguem o indivíduo da sociedade. Ele oferece todos o mesmo conjunto de rotinas, preconceitos e domesticities; cem homens reúnem suficiente para que eles concordem com a impessoal: "Reunir milhares de gênios em um conselho e você tem a alma de um medíocre". Essas palavras denunciar o que todo homem não pertence a si mesmo e, quando adicionado muitos, é revelado pelo baixo nível de opiniões coletivas.
Personalidade individual começa no ponto preciso em que cada difere dos outros; Em muitos homens neste momento é simplesmente imaginário. Por esta razão, ao classificar
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