IMAGENS DE IMAGENS EMPRESARIAL
Projeto de pesquisa: IMAGENS DE IMAGENS EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jacksonluz • 19/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.444 Palavras (6 Páginas) • 232 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
2. RAMO DE NEGÓCIO GELADOS COMESTÍVEIS 4
2.1. Quanto se compra e se vende. 4
2.2. Comportamento do consumidor 5
2.3. Influências da economia sobre o ramo de negócios escolhido 6
2.4. Empresas participantes deste mercado 7
3. DIMENSIONAMENTO DOS CUSTOS DE UMA ATIVIDADE 8
3.1. Custos e formação de preço de venda 8
3.2. Custos envolvidos para a produção do produto 8
3.3. Custo médio para a produção do objeto de estudo 9
CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA 11
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar o Pré-Projeto de Sustentabilidade “EconoÁguaramo de negócio que o grupo escolheu após análises dos links referendados na etapa 1 do passo 1 da ATPS, bem como o mercado que ele atua, o comportamento de seus consumidores, as influências econômicas e as empresas que partilham deste mercado.
As reflexões acerca das dificuldades encontradas pelo grupo quanto ao dimensionamento dos custos dessa atividade econômica, geraram os seguintes questionamentos que se configuram como a problemática desse trabalho: Custo e formação de preço de venda? Custos envolvidos para a produção do produto? Custo médio para a produção do objeto de estudo?
2. RAMO DE NEGÓCIO GELADOS COMESTÍVEIS
Após análise dos links sugeridos no passo 1 da etapa 1 da ATPS, o grupo escolheu o ramo de Gelados Comestíveis, no seguimento das “Raspadinhas de Gelo”.
Fizemos várias pesquisas utilizando jornais, revistas, sites diversos, entrevistas com profissionais, dentre outras fontes, com o objetivo de coletar informações sobre:
2.1. Quanto se compra e se vende.
O mercado de Gelados Comestíveis movimenta R$ 2 bilhões por ano, revela Abis – Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes. O consumo no Brasil registra crescimento todos os anos. A mais recente estatística divulgada pela ABIS, revela que em 2011 o aumento na degustação do produto foi de 70,3% em relação a 2003. No total, os brasileiros ingeriram no último ano 1,167 bilhão de litros de sorvete. Em 2010, o volume era de 1,117 bilhão de litros, o que representa incremento de 4,4%.
ESTATÍSTICA – PRODUÇÃO E CONSUMO DE GELADOS COMESTÍVEIS NO BRASIL
2.2. Comportamento do consumidor
O consumo individual também apresentou incremento de 58,8% no comparativo com 2003. Em 2011 cada pessoa ingeriu seis litros do produto gélido, superando o ano anterior 5,85 litros.
Segundo Nilson Gemelli Presidente da AGAGEL – Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis,
“A renda salarial da população aumentou e isso pode ser percebido no nosso setor também, sendo inclusive uma tendência a se repetir neste ano. Temos uma parte da população que com melhores condições financeiras passou a consumir o produto e outra parcela que já comprava regularmente e agora opta por sorvetes, picolés e raspadinhas de maior valor agregado”, avalia.
2.3. Influências da economia sobre o ramo de negócios escolhido
Com uma movimentação de cerca de R$ 2 bilhões por ano, o mercado de gelados comestíveis não foi prejudicado pela crise mundial da economia e se manteve aquecido tanto em termos de vendas quanto com relação a lançamentos, segundo a ABIS – Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes.
A perspectiva é positiva para os próximos meses, uma vez que, de acordo com a associação, entre setembro e março, o setor registra o consumo de 70% dos 950 milhões de litros produzidos anualmente pelas indústrias nacionais de gelados comestíveis, o que inclui sorvetes de massa, picolés, o sorvete "soft" e as raspadinhas.
Atualmente, os picolés representam 19% do mercado de sorvetes, o que equivale a 2,55 bilhões de unidades consumidas anualmente. O sorvete soft também cresce dentro do mix de produtos, com uma fatia de 9%. Já os sorvetes de massa são responsáveis por nada menos que 72% do total, dentro desses números estão às raspadinhas, o que correspondem a 691 milhões de litros de gelados comestíveis.
2.4. Empresas participantes deste mercado
3. DIMENSIONAMENTO DOS CUSTOS DE UMA ATIVIDADE
3.1. Custos e formação de preço de venda
O preço deve ser suficiente para cobrir todos os custos, despesas e impostos e no final gerar um lucro na venda. Desta forma podemos simplificar do Índice aplicado sobre o custo do produto para a formação do preço de venda, baseado na ideia de preço margem, que consiste basicamente em somar-se ao custo unitário do produto a uma margem de lucro para obter-se o preço de venda, onde o preço é igual à somatória de todos os elementos inclusive o lucro desejado.
O cálculo para formação do preço poderá ser feito das seguintes formas:
+) Custos
+) Despesas
+) Impostos
+) Lucro
=) Formação de Preço de venda.
...