Internacionalização de marcas brasileiras
Por: Crisatag • 19/6/2015 • Resenha • 1.173 Palavras (5 Páginas) • 389 Visualizações
Internacionalização de marcas brasileiras
A era da globalização trouxe uma expansão na área dos negócios e fez com que muitas empresas se preparassem para uma concorrência internacional. As empresas que procuraram se preparar, enxergaram não apenas a concorrência, mas que existia também uma oportunidade real de negócios duradouros com esta nova abertura de mercado. A internacionalização nada mais é, do que expandir sua marca, neste caso torna-lo conhecido em um outro país. Essa experiência traz um ganho aprendizado em operação, conhecimento de inovações e tendências e práticas internacionais, sem contar como aumento da carteira de clientes trazendo rentabilidade, porém o que reforça a necessidade de uma estrutura e controle muito mais desenvolvidos.
A decisão de se adentrar em um determinado país e mercado nem sempre é fácil, é uma decisão cautelosa e que no plano de estratégia, é determinado por etapas, levando em consideração os recursos e o conhecimento do mercado-alvo. Quando se define isso, inicia os contatos com as portas de entradas que são e darão inicio aos novos relacionamentos no mercado estrangeiro.
8.1 A estratégia de entrada
Existem considerações que são relevantes e que não devem ser desconsideradas por uma empresa que deseja ver sua marca em outro território, são questões simples, porém devem ser respondidas com muita certeza para que o sucesso desse projeto seja alcançado.
a) A clareza dos objetivos que se quer alcançar com a entrada desta marca em outro país?
b) A marca e produto estão adequados ao mercado alvo?
c) A marca é sólida e no mercado interno e pode se estender para outros países?
d) Como garantir uma boa estratégia para que o negócio seja bem sucedido?
e) Tenho estrutura e recursos necessários para operar de maneira competitiva?
f) Quais são as ameaças e oportunidades a serem monitoradas?
Depois que se decidiu, o próximo passo é como fazer. As estratégias de como se entrar em um mercado estrangeiro podem variar de acordo com o investimento e controle ou domínio que se pretende ter. Para casos que se optam pela maneira mais simples a maneira a operar é pela exportação, ou seja, por meio de venda indireta por vendedor local, ou poderia ser por exportação por meio de uma estrutura de distribuição de outra empresa, desde que o publico alvo seja alcançado. Ainda em exportação, há uma terceira opção que é também mais cara e complexa, porém com mais controle, ou seja é realizada por um agente distribuidor da organização no país escolhido.
A licenciatura é o direito de comercialização dos produtos e marcas, mediante a uma remuneração e é uma forma de levar a marca em outros destinos, e pode ser levada em consideração também em alguns casos.
Já no franchising, o franqueado tem direito mais amplo do que a simples comercialização da marca, ele se beneficia de uma estrutura e conceitos já estabelecido e se beneficia disso, em troca de royalties.
As Joint Ventures são associações de empresas investidoras que se deseja investir com intuito de aquisição de uma estrutura já existente ou base operacional no país que se deseja ir.
Quando o produto ou empresa não necessita de tecnologia intensiva ou proprietária, o ideal é o contrato de manufatura assim como a Nike faz.
8.2 A definição da estratégia de marketing
Ocorre naturalmente pelo modo que deseja entrar e operação. Para uma marca crescer forte existem determinados aspectos que devemos observar, uma análise bem feita não deve subestimar as barreiras culturais e não se limitar apenas as análise mercadológicas como: dados sobre o mercado, situação politica e institucional ou regulamentações local e capital estrangeiro, as proteções legais, marcas e patentes, os incentivos e barreiras tarifárias, é necessário uma visão do todo. Depois se olha para a concorrência e os produtos e as tendências do mercado.
Uma avaliação mal realizada nas questões de estratégia de crescimento, disponibilidade dos recursos e retorno dos investimentos, a gestão dos controles no âmbito exterior e entre as divisas, pode comprometer todo o projeto ou dificultar a estratégia de marketing.
O ideal é manter um padrão no composto de marketing ou manter o mínimo de alterações possíveis, normalmente uma organização não consegue atingir este padrão atuando em mercados diferentes com facilidade. Estratégias são diferentes, para mercados
...