AS INSPIRAÇÕES BRASILEIRAS COMO IDENTIDADE DAS MARCAS NACIONAIS QUE BUSCAM SE ESTABELECER NO MERCADO GLOBAL
Por: Salisa Yolanda • 12/1/2022 • Trabalho acadêmico • 3.180 Palavras (13 Páginas) • 172 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC – SP
Salisa Yolanda
INSPIRAÇÕES BRASILEIRAS COMO IDENTIDADE DAS MARCAS NACIONAIS QUE BUSCAM SE ESTABELECER NO MERCADO GLOBAL
SÃO PAULO
2018
Salisa Yolanda
INSPIRAÇÕES BRASILEIRAS COMO IDENTIDADE DAS MARCAS NACIONAIS QUE BUSCAM SE ESTABELECER NO MERCADO GLOBAL
Artigo apresentado à disciplina de História da Moda Brasileira, no curso de Graduação em Design de Moda – Habilitação em Modelagem; na Instituição SENAC SP, como trabalho para conclusão semestral.
Orientadora: Profª. Maria Eduarda Guimarães
SÃO PAULO
2018
RESUMO
A Identidade da Moda Brasileira é um assunto que sempre está em pauta. Isto porque muitos entendem que esta ainda não tem uma definição, e que é difícil encontramos um simbolismo que represente um discurso Brasileiro na Moda. Entretanto, alguns autores ressaltam que a multiculturalidade que há no país, não permite uma só referencia para a moda nacional. Por isso, também, temos uma moda mais informal e descontraída, com elementos das diferentes culturas regionais do Brasil, que no exterior é vista como exótica, e consumida como forma de vivenciar o Outro. Considerando essa visão da moda brasileira, entende-se que a brasilidade pode ser usada como instrumento estratégico e competitivo para a internacionalização das marcas nacionais, sem, contudo, precisarem de um discurso global.
Palavras-chave: Identidade de Moda Brasileira, Marcas Nacionais, Mercado Global, Negócios em Moda.
ÍNDICE DE FIGURAS
Figura 1: Coleção Verão 2000. O multicolorido das frutas e das pulseiras trazia
Carmen Miranda para a passarela.................................................................9
Figura 2: Campanha Verão 2003 da Forum. A modelo Ana Beatriz Barros, no papel
de Dona Flor, e os modelos Anderson Dornelles e Daniel Bueno, nos
papéis de Vadinho e Teodoro, respectivamente...........................................9
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO.......................................................................................................5
2 – BRASILIDADE........................................................................................................6
3 – IDENTIDADE BRASILEIRA COMO ESTRATÉGIA PARA
INTERNACIONALIZAÇÃO.....................................................................................8
4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................13
1 – INTRODUÇÃO
A moda brasileira vive desde sempre uma crise de identidade, muitos profissionais da área debatem ainda, o que representa de fato uma moda nacional. Devido a tantos fenômenos históricos, socioculturais e regionais, torna-se difícil encontrar somente uma referência de moda que possa ser identificada como brasileira. Diferentemente de outros lugares no mundo, o Brasil é um país multifacetado, que tem em suas raízes históricas influências de muitas culturas nas diferentes regiões.
Além disso, vivemos um novo discurso na Moda em âmbito mundial, a sustentabilidade e os avanços tecnológicos, a globalização e urbanidade têm rompido com alguns paradigmas e muitas marcas e países têm buscado novas possibilidades para se estabelecerem e com o Brasil não tem sido diferente.
As marcas brasileiras surgem em diferentes regiões cada uma com a sua identidade. Ocorre que os esforços para ganhar um mercado internacional, exige um produto global, adaptável para outras culturas, e lugares, entretanto, a brasilidade é moeda de troca, ela deve estar inserida no produto global como diferencial.
O que seria esta brasilidade? – Esta é a questão, pois, quando se imagina Brasil, são inevitáveis as relações com carnaval, caipirinha, samba, baiana, folclore, futebol, praia, violência, corrupção, novela, favela, penas e frutas tropicais, índios, ou seja, referências caricaturadas e folclóricas, de uma realidade bem mais abrangente.
Estas, não são, de modo algum, uma inverdade, no entanto, todas essas referências criam uma imagem para uma moda brasileira exótica e extravagante. O que nos faz questionar o quanto esse exótico, pode estabelecer um discurso com o consumidor de outro país, continente ou até mesmo com o consumidor de um estado diferente dentro do próprio Brasil?
Neste sentido, aqui, pretendemos abordar Identidade Brasileira baseada nas inspirações que muitas marcas têm nas referências locais que temos no país. Acreditando que a multiculturalidade é de fato a identidade brasileira, pois, a torna mais informal, e flexível, assim, cada marca tem a liberdade de se posicionar e criar novas possibilidades no contexto ao qual esta inserida, além de usá-la como estratégia competitiva para se estabelecer no mercado internacional.
2 – BRASILIDADE
Criar moda brasileira, que eu acho que é um pouco confuso. Moda não tem pátria, então já começa por ai. O que existe é moda de influências do Brasil, moda criada por estilistas brasileiros, moda inspirada num país seja através de nossa cultura, dos nossos materiais, ou de qualquer outra coisa que você possa se inspirar, uma matéria, ou historia, ou literatura, coisas que acontecem no dia-a-dia, no seu cotidiano, que você vê e que te influencia o tempo inteiro. De alguma maneira é isso que se consegue exportar para fora, é isso que as pessoas querem ver. Está se formando uma indumentária da moda brasileira, é uma junção de coisas que vai se formando como uma grande teia, que depois, quando você perceber, se criou um desenho de quem nós somos. (TUFI DUEK, 2010)[1]
...