Introdução ADM
Artigos Científicos: Introdução ADM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ana0712 • 27/3/2015 • 1.209 Palavras (5 Páginas) • 249 Visualizações
Conceito de Administração
Administração é o ato ou processo de gerir, reger ou governar negócios públicos ou particulares através da tomada de decisões e realização de ações que compreende quatro processos principais interligados: planejamento, organização, execução e controle. “A administração pode ser também definida como uma função social que faz com que as coisas sejam realizadas” (Litterer, 1980). Entre os clássicos destaca-se a ideia de que a Administração constitui um recurso para a racionalização e condução do processo produtivo. O conceito entre os humanistas refere-se à condução do processo de cooperação e relações humanas no trabalho. Uma visão sistêmica coloca a administração como uma técnica de conduzir o processo produtivo e as relações sociais na organização, conforme solicitações do ambiente de mercado e do ambiente geral (macro-ambiente). Neste caso, todos os princípios gerenciais são válidos, tudo depende das circunstâncias. Todos esses conceitos e ferramentas são muito importantes para a administração de empresas públicas, privadas, não governamentais (ONG’s), para qualquer tipo de organização a atuação administrativa se adequa de acordo com a necessidade de cada empresa.
Administração sempre existiu
A administração nasceu da necessidade que o homem teve de planejar, organizar seu tempo, suas tarefas e recursos, desenvolvendo-se mais tarde no interior da igreja católica, nas organizações militares, indústrias e empresas como vemos a seguir:
• Administração na Igreja Católica: As práticas administrativas da igreja católica influenciaram profundamente a administração das empresas. A igreja católica possui uma estrutura simples e eficiente, baseada na hierarquia e centralização de autoridade sob o comando do papa, disciplina, estado-maior, descentralização de atividades. Muitos gerentes, atualmente, adotam esse modelo, descentralizando as atividades e centralizando as decisões.
• Administração nas Organizações Militares: As organizações militares forneceram numerosos exemplos de práticas de princípios administrativos que influenciaram as teorias administrativas e que são utilizados pelos gestores nas organizações atuais, como por exemplo, escala hierárquica e nível de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade, tendo vários princípios como:
- Unidade de comando (cada subordinado só poderá ter um supervisor) princípios de organização, planejamento, estratégia e controle, centralização do comando e descentralização das operações;
- Princípio de direção, criação de um estado-maior (staff) para assessorar o comando (linha).
• A importância da Revolução industrial na Administração: A Revolução Industrial provocou transformações na prática administrativa das empresas da época, proporcionando novos desafios aos seus administradores. Dentre as contribuições da Revolução Industrial destacam-se: Institucionalização fabril; Desenvolvimento da maquinaria automática; Crescimento das organizações em tamanho e complexidade; Separação entre a propriedade e a direção das empresas; Necessidade de administração profissional; Contexto social, industrial, tecnológico, político e econômico para o surgimento das Teorias Administrativas.
Filósofos importantes para Administração
Alguns filósofos da Antiguidade como: Sócrates, Platão, Aristóteles, Thomas Hobbes, Descartes, Rousseau, entre outros, influenciaram a administração das empresas na antiguidade:
- Sócrates defendia que a habilidade pessoal deveria estar separada do conhecimento técnico e da experiência.
- Francis Bacon antecipou-se ao princípio conhecido em administração como princípio da prevalência do principal sobre o acessório.
- René Descartes criou o Método Cartesiano que influenciou algumas práticas administrativas, como o princípio da divisão do trabalho, da ordem e do controle que são decorrentes do método cartesiano
Teorias
Teoria da Administração Científica em 1903, o principal autor foi Taylor que propusera mudanças com essa teoria de tempos e movimentos, que era constituída em observar, cronometrar, estudo do tempo que era gasto pra fazer determinada tarefa e movimentos, analisar a tarefa e assim recompor com uma nova metodologia, e assim ganhar mais tempo.
Teoria da Burocracia em 1909 foi aplicada por Max Weber, a principal ideia dessa teoria é o formalismo, cada pessoa é responsável por uma função específica, sua principal variável é a estrutura onde tudo é regido pela hierarquia de autoridade, não há tratamento diferenciado, todos devem agir de acordo com as normas, portanto contratações e promoções são feitas apenas por mérito.
Teoria Clássica da Administração em 1916,autor foi Fayol, que observou um grande desperdício, problemas de baixo rendimento, insatisfação de funcionários quando viu a necessidade de divisão de cargos o fundamento de sua teoria está POC 3, que é constituído pelo Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar. Era considerado flexível e capaz de ir ao encontro das necessidades.
Teoria das Relações
...