LOGISTICA INTERNACIONAL
Por: juliana barbosa • 2/3/2016 • Trabalho acadêmico • 3.704 Palavras (15 Páginas) • 409 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera-Uniderp
Centro de Educação a Distância
Polo de Apoio Presencial Promissão/SP
CURSO SUPERIOR “TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA”
4.º Semestre
DESAFIO PROFISSIONAL
PRINCIPAIS MODAIS DE TRANSPORTES NAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS
DECISÕES ESTRATÉGICAS VOLTADAS À MELHORIA DOS DESEMPENHOS FINANCEIROSDA EMPRESA CAMINHANTES S/A
TUTORA PRESENCIAL: ANA MARIA LEONARDO CALDERERO
PROMISSÃO/SP
17/11/2015
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO DE APOIO PRESENCIAL PROMISSÃO/SP.
CURSO SUPERIOR "TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA"
4.º SEMESTRE
TRANSPORTE, DISTRIBUIÇÃO E SEGUROS.
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
QUALIDADE EM SISTEMAS LOGÍSTICOS
ALINE FRANCINE BRIDE FERREIRA | RA n.º 8745130640 |
CLAUDIA VALÉRIA R. D TIMOTEO | RA n.º 8745123331 |
FELIPE JONAS MIRANDA SILVA | RA n.º 8745120499 |
JULIANA BARBOSA COSTA | RA n.º 8745 134879 |
PRINCIPAIS MODAIS DE TRANSPORTES NAS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS
DECISÕES ESTRATÉGICAS VOLTADAS À MELHORIA DOS DESEMPENHOS FINANCEIROS DA EMPRESA CAMINHANTES S/A
TUTORA PRESENCIAL ANA MARIA LEONARDO CALDERERO
PROMISSÃO/SP
17/11/2015[pic 3][pic 4]
Sumário
INTRODUÇÃO
MODAIS DISPONIVEIS PARA OS PRINCIPAIS SEGMENTOS DO MERCADO
RESULTADOS DOS MODAIS NAS DIFERENTES REDES DE CONSUMO MUNDIAIS.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA MODAL
MODAL FERROVIARIO
MODAL FERROVIÁRIO
MODAL AÉREO
MODAL AQUAVIÁRIO
MODAL DUTOVIÁRIO
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO NAS DIFERENTES REDES DE CONSUMO
FORMAS DE DISTRIBUIÇÃO
OPINIÃO DA EQUIPE
RELATÓRIO FINAL
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REFERÊNCIAS ADICIONAIS
REFERÊNCIAS DE IMAGENS
[pic 5]
INTRODUÇÃO
Este Ensaio Acadêmico tem por enfoque o aperfeiçoamento dos conhecimentos teóricos das disciplinas norteadoras do atual bimestre, que são Transporte, Distribuição e Seguros, Logística Internacional e Qualidade em Sistemas Logísticos, e seu objeto de estudo é promover, através deste Desafio Profissional, melhorias nos Processos de distribuição de mercadorias bem como sugerir modais de transporte, aumentando o desempenho financeiro e a performance de distribuição de produtos que se enquadrem as necessidades da Empresa. Os modais de transporte são parte indispensável nesse processo logístico, promovendo a chegada da mercadoria ao seu destino estabelecido. Desde muito tempo, o transporte de mercadorias vem sendo utilizado para disponibilizar produtos ao comprador dentro do prazo estabelecido. De acordo com Ballou (2001), mesmo com os avanços da tecnologia, o transporte é fundamental para que o processo logístico seja concluído. E muitas empresas buscam na logística de transporte obter um diferencial competitivo. A empresa pode utilizar a logística como estratégia competitiva, uma vez que consiga se diferenciar dos concorrentes, aos olhos de seus clientes, e, busque reduzir seus custos aumentando assim o seu lucro.
Segundo COELHO (2010), a logística envolve muito mais do que apenas o transporte e a distribuição; abrangendo também a armazenagem e gestão de estoque e compras bem como a gestão das atividades de apoio. Porém este desafio tratará do componente transporte, apresentando os tipos de modais, suas características e o que distinguem uns do outros nas determinadas aplicações para a realização do transporte.
MODAIS DISPONIVEIS PARA OS PRINCIPAIS SEGMENTOS DO MERCADO
Segundo Ballou, o tempo médio de entrega e a variabilidade no tempo de entrega estão ocupando os primeiros lugares em importância para o desempenho do transporte. O tempo de entrega, ou o lead-time, é o tempo médio que um carregamento leva da origem ao destino. Já a variabilidade refere-se às diferenças da duração do tempo de entrega de carregamentos que possuem mesma origem e destino. A variabilidade do lead-time é a principal medida da incerteza no desempenho do transporte.
Para o planejamento logístico é fundamental o cálculo do estoque de segurança. O estoque de segurança é dimensionado para absorver as incertezas do processo logístico, permitindo que a empresa atenda ao nível de serviço desejado pelo mercado. Por outro lado, existe um custo de oportunidade do capital associado ao estoque de segurança e, quanto maior custo de oportunidade, menor será o retorno dos ativos. Portanto, ao contrário do que usualmente é feito, a decisão por um modal não deve se basear apenas no custo de transportes, e sim, no custo logístico total. Esta metodologia apresenta fortes contribuições para empresas cujos custos logísticos totais possuem grande importância para a rentabilidade do negócio.
...