LOGÍSTICA E GESTÃO DE ESTOQUES
Trabalho Escolar: LOGÍSTICA E GESTÃO DE ESTOQUES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alaide381 • 24/5/2014 • 2.468 Palavras (10 Páginas) • 374 Visualizações
ESCOLA TÉCNICA
LOGÍSTICA E GESTÃO DE ESTOQUES
Trabalho sobre Gestão dos Estoques como requisito parcial da disciplina do 3° módulo de Administração.
Hortolândia – SP
2011
Sumário
1. Introdução 3
2. Logística 4
3. Estoque 7
3.1 Funções dos Estoques 9
3.2 Avaliação de Estoque 10
4. Conclusão 12
5.Bibliografia 13
1. Introdução
O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo logístico, dando uma maior ênfase ao controle de estoque.
Atualmente no Brasil, devido à grande competitividade, as empresas estão na busca de métodos logísticos para melhor gestar, aperfeiçoando seus processos e assim também diminuindo custos. Porém nem todas as empresas conseguem chegar aos resultados esperados, é preciso muita dedicação e o dimensionamento adequado dos seus estoques.
Neste sentido, é necessário que a empresa busque processos de padronização que facilitem o controle de estoque, podendo assim atender rapidamente a cada pedido solicitado, mantendo uma relação de confiança com seus clientes. Nos estoques, quando lotados, é possível notar que escondem erros que muitas vezes acabam sendo descobertos na hora da venda. Portanto as empresas já podem contar com diversos programas que melhoram o fluxo dos estoques tornando mais fácil chegar ao resultado esperado.
2. Logística
Logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenamento que visam facilitar o fluxo de produtos.
Através da logística as empresas podem reunir informações mais rapidamente a respeito de seus processos, e também manter um equilíbrio conforme a demanda, pois se a empresa demorar a reagir, o reflexo será a perda de vendas.
O gerenciamento logístico inclui o projeto e a administração de sistemas para controlar o fluxo de materiais, os estoques em processo e os produtos acabados, com o objetivo de fortalecer a estratégia das unidades de negócios da empresa.
Levando em consideração que o objetivo principal da logística é ter os produtos e serviços no local desejado e no momento em que é solicitado com o menor custo possível. É preciso ter o domínio do fluxo de material e os serviços, gestando de forma conjunta todas as atividades logísticas da empresa.
O executivo principal de logística assume a iniciativa de expandir as fronteiras empresariais para facilitar o efetivo relacionamento na cadeia de suprimento. O que faz a logística contemporânea interessante é o desafio de tornar os resultados combinados da integração interna e externa numa das competências centrais da empresa.
Além dos resultados combinados, as empresas devem estar sempre atentas às ameaças e oportunidades que o mercado oferece para poder se estabelecer nas melhores condições e usando a logística como auxílio para melhorar o fluxo da informação
Inclui pedidos de clientes de ressuprimento, necessidade de estoque, programação de atividade dos depósitos, documentação de transporte e faturas e, com isso, todos envolvidos na organização terão a informação e o tipo de necessidade da empresa e buscam os melhores métodos de gerenciar seu sistema logístico.
Outro cuidado que as empresas devem ter está relacionado com a qualidade dos serviços oferecidos, necessitando dar informações ao cliente sobre seus produtos, mostrar a qualidade, informar sobre seus preços e ainda criar um diferencial no mercado.
Desta forma a logística auxilia na fidelidade de clientes que procuram essa instituição, pois saberão que o produto solicitado estará à disposição na quantidade e no momento em que desejarem.
A relação de confiança e parceria entre o consumidor e o varejista, embora se apoiando na atenção pessoal, no profissionalismo e na honestidade do comerciante, vai depender em muito do desempenho logístico da cadeia de suprimento no seu todo.
Qualquer deslize nas operações logístico, seja um desentendimento entre dois elementos da cadeia percebido pelo consumidor, seja um atraso não justificável, seja uma falta de cortesia por parte do motorista que faz a entrega, ou por parte do instalador, tudo isso vai se somando negativamente, e depondo contra os esforços de venda e de marketing das empresas participantes.
Segundo a Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML), (apud Novaes, 2004, p. 328):
O operador logístico é o fornecedor de serviços logísticos, especializados em gerenciar todas as atividades logísticas ou parte delas, nas várias fases da cadeia de abastecimento de seus clientes, agregando valor aos produtos dos mesmos, e que tenha competência para, no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas três atividades consideradas básicas: controle de estoque, armazenagem e gestão de transporte.
Para que o serviço logístico seja eficiente as empresas buscam proporcionar treinamentos para os colaboradores, assim atingindo seus objetivos. Entretanto, se ficar estagnado acaba saindo do mercado, pois os clientes estão cada vez mais exigentes e não aceitam erros. Se um produto solicitado chegar com atrasos e/ou com defeito a imagem da empresa estará manchada para este cliente e, diante desta situação, ele poderá não indicar a empresa para outros possíveis compradores.
Por fim a logística está sendo aprimorada a cada dia, trazendo muitos facilitadores para as empresas, ou seja, basta elas planejarem e utilizarem os recursos da melhor forma em seus processos para chegar ao sucesso.
3. Estoque
Estoque é um dos setores que exerce
...