Lei Da Escassez
Exames: Lei Da Escassez. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tainaraf • 2/11/2014 • 274 Palavras (2 Páginas) • 743 Visualizações
Objetivo da Ciência Econômica é estudar a escassez.
Em economia tudo se resume a uma restrição quase que física – a lei da escassez, isto é, produzir o Maximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade.
Problemas econômicos básicos:
O que produzir?
Quanto produzir?
Como produzir?
Para quem produzir?
Fácil entender que: O QUE, QUANTO, COMO e PRA QUEM produzir não seriam problemas se os recursos utilizáveis fossem ilimitados. Na realidade existem ilimitadas necessidades e limitados recursos disponíveis e técnicas de fabricação. Baseada nessas restrições, a Economia deve optar dentre os bens a serem produzidos e os processos técnicos capazes de transformar os recursos escassos em produção.
A escassez é um dos conceitos base da teoria econômica e representa a insuficiência de bens para satisfazer os desejos ilimitados das pessoas. De fato, se os recursos fossem ilimitados de forma a satisfazer todos os desejos das pessoas, ninguém se preocuparia com os seus rendimentos, as empresas não se preocupariam em inovar e os governos não se preocupariam em adaptar políticas econômicas, pelo que o estudo da economia enquanto ciência que estuda a aplicação eficiente dos recursos escassos e a sua repartição pelos agentes econômicos, deixaria de ter qualquer interesse.
Prescreve tal lei a necessidade de alocar de forma eficiente os fatores/recursos de produção (incluindo a variável tempo) disponíveis, a fim de se obter, no final, bens e serviços que servirão para atender as necessidades infinitas dos consumidores.
Com isso, condiciona-se, direta e indiretamente, a um processo econômico que engloba o comportamental de escolhas (os conhecidos trade-offs – conflitos, na linguagem econômica. Em suma, significa afirmar que uma vez escolhida determinada opção isso implicará necessariamente na recusa de qualquer alternativa).
...