TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Reversa

Artigo: Logistica Reversa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO DO TEXTO:

"A Logística Reversa e a Competitividade Empresarial"

Competitividade nos Tempos Atuais :As quantidades e a variedade de produtos que fluem para o mercado trazem maiores preocupações com seu retorno, após o seu uso, ou antes mesmo de serem consumidos. Valores de marca, preço, tecnologia e outros diferenciais competitivos tradicionais parecem não ter a mesma força mercadológica de outrora em diversos segmentos empresariais, tornam-se condição qualificadora de participação no mercado, traduzindo o que se convencionou denominar comoditização dos mercados. A conservação de clientes e sua fidelização à empresa ou à marca torna-se um dos principais objetivos empresariais de hoje; visa melhorar à lucratividade dos clientes em vez de se concentrar somente no lucro das transações individuais.

Logística Reversa e Oportunidades Competitivas:

Ganhos de competitividade do fabricante por meio da logística reversa no retorno de produtos: Na perspectiva do fabricante, os ganhos competitivos poderão provir retorno de produtos de pós-venda e de pós-consumo, desde que possam ser encontrados meios de reintegração ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo.

Ganhos de competitividade no retorno de produtos de pós-venda: Os objetivos competitivos dos fabricantes neste aspecto são: competitividade pela: fidelização de clientes; imagem corporativa; imagem de prática de responsabilidade empresarial, competitividade de custos e de serviços ao cliente, competitividade de serviços custos e imagem empresarial, competitividade de custos e de imagem da marca e competitividade de custos e de imagem corporativa.

Ganhos de competitividade do fabricante por meio da logística reversa no retorno de produtos de pós-consumo: Neste caso, os objetivos competitivos de fabricantes na implementação de programas de logística reversa para o retorno de produtos de pós-consumo são:competitividade de custos operacionais pelas economias na confecção do produto, competitividade de imagem corporativa, competitividade de custos, competitividade de imagem corporativa.

Ganhos de Competitividade do Varejista por meio da Logística Reversa no Pós-Venda:Por ser o último elo empresarial da cadeia de abastecimento, o varejo depende, em geral, de uma parceria com seu fornecedor no programa de logística reversa para garantir sua competitividade, principal responsável pela montagem adequada das condições de cadeia reversa. No entanto, poderá implementar ações estratégicas próprias visando aos ganhos de competitividade.

Pela natureza das operações do varejo,o retorno de pós-consumo não apresenta o mesmo impacto quando comparado ao retorno de produtos de pós-venda, o que justifica examinarmos principalmente as oportunidades de competitividade propiciada pelo retorno de pós-venda na perspectiva do varejista.

Oportunidades de Ganhos de Competitividade do Prestador de Serviços Especializado em Logística Reversa: A experiência nos países de maior desenvolvimento e as mais recentes experiências no Brasil revelam um amplo espectro de possibilidades de trabalho aos operadores logísticos que se dedicam a esta área da logística. Em geral, as atividades em logística reversa não apresentam economia de escala suficiente para serem realizadas por empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com