Logistica Reversa
Pesquisas Acadêmicas: Logistica Reversa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Hellin • 17/9/2013 • 608 Palavras (3 Páginas) • 443 Visualizações
INTRODUÇÃO
As atividades de reciclagem e reaproveitamento de produtos e embalagens aumentaram significativamente nos últimos anos. Fabricantes de bebidas que têm que gerenciar o retorno das garrafas, siderúrgicas que utilizam como insumo de produção a sucata gerada por clientes, indústrias de latas de alumínio que fazem uso de matéria-prima reciclada e, mais recentemente, indústrias de eletrônicos, varejo e automobilística que passaram a lidar com o fluxo de retorno de embalagens, de devolução de clientes ou reaproveitamento de materiais para produção, são exemplos de empresas que passaram a ter necessidade de gerenciar o fluxo do ponto de consumo até o ponto de origem (LACERDA, 2002). Esse fluxo logístico inverso, ou seja, a logística de trás para frente é denominado Logística Reversa.
A Logística Reversa tem sido citada com freqüência e de forma crescente em livros modernos de Logística Empresarial, em artigos internacionais e nacionais, demonstrando sua aplicabilidade e interesse em diversos setores empresariais e apresentando novas oportunidades de negócios no Supply Chain Reverso, criado por esta nova área da Logística Empresarial. No Brasil, mais recentemente, seu interesse empresarial tem sido demonstrado por inúmeras palestras, seminários e consultas que tem os realizado em associações, empresas e universidades e o interesse acadêmico ela sua inclusão com o disciplina curricular em cursos de especialização em Logística Empresarial.
LOGÍSTICA REVERSA
A logística reversa pode ser definida como a parte da logística que objetiva relacionar tópicos como: redução, reciclagem, substituição e descarte ás atividades logísticas tradicionais como transporte armazenagem estocagem e embalagem.
Além disso, a Logística Reversa está relacionada aos objetivos estratégicos da organização, pois se preocupa com a competitividade organizacional, com os clientes, respeito à legislação, a busca por resultados econômicos à organização e valorização dos ativos (LEITE, 2006).
A importância da Logística Reversa pode ser dimensionada pelo exemplo dos Estados Unidos onde se estima que os custos logísticos totais representem 10,7% do PIB, sendo a Logística Reversa responsável por 3 a 4%. Para alguns setores como o de distribuição de livros e CDs, a taxa de retorno de mercadorias chega a patamares entre 20 e 30%, fazendo com que a Logística Reversa se transforme em uma questão de sobrevivência para essas empresas (SARIAN, 2003).
Com o tema cada vez mais em pauta nos dias de hoje, observa-se o crescente número de informações a respeito dos malefícios que certos tipos de materiais descartados de forma incorreta causam ao meio ambiente. Graças a estas informações cresce também a responsabilidade das pessoas em relação a este assunto.
O artigo de Rafael Sousa Severiano (2011) revela que a Logística Reversa está presente até nas áreas da medicina, como por exemplo, a destinação correta de chapas de raio-x.
Este material é composto por acetato que descartado na natureza leva por volta de 100 anos para se decompor, e também contem metais pesados, e até mesmo prata na sua fabricação.
Segundo o autor, o que muitas pessoas não sabem é que
...