MARKETING - A COCA-COLA
Por: André do Carmo • 3/11/2017 • Resenha • 838 Palavras (4 Páginas) • 498 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
André Luiz Teixeira do Carmo
Trabalho da disciplina Marketing,
Tutor: Prof. Edmilson Jerônimo de Oliveira
Rio de Janeiro-RJ
2017
Estudo de Caso:
MARKETING
A Coca-Cola no Facebook
REFERÊNCIA:
DEIGHTON. John e KORNFELD, Leora. A Coca-Cola no Facebook. EUA. Harvard Business School, 2011.
Certamente que Dusty Song e Michael Jerdzejewski no ano de 2008, em Los Angeles, não sabiam o que lhe aguardavam, o que parecia apenas mais uma fanpage viralizou e conseguiram atingir em 3 meses 1,2 milhões de seguidores.
Rapidamente chegaram os problemas pois os mesmos utilizando a marca, a logo, sem permissão da empresa, mas não imaginavam a repercussão que teria, muito maior que outras paginas similares no Facebook, pois aparentemente sensibilizaram os adoradores da marca, o que levou os executivos do Facebook entrarem em contato com os executivos da Coca-Cola.
A velocidade da informação e desenvolvimento tecnológico são cada vez maiores no mundo em que vivemos. Este caso da funpage Coca Cola demonstrou o poder crescente em uma velocidade gigante da mídia digital, sem precedentes na história da humanidade,
A Coca-Cola percebeu com essa experiência que a mídia tradicional, na qual eles sempre foram destaque, já não era mais suficiente para desenvolver uma identidade de marca na cabeça dos consumidores em todo o mundo.
A Coca-Cola seguiu um caminho diferente, inicialmente tiveram uma resistência em utilizar as mídias sociais, mas ao ver o sucesso da página criada pelos amigos, mencionados no inicio desse texto, e instigados pelos executivos do Facebook, resolveram convidar os criadores da página a visitarem a da companhia sede, para entenderem a identidade da marca e após uma longa discussão e análise de possibilidades, fizerem uma parceria no Facebook, para que os criadores continuassem com a página deles, uma vez que foi criada por fãs para fãs, reforçando a comunicação com os consumidores e comunidades locais ao redor do mundo. Mantiveram o foco na marca, e na aproximação com os consumidores e não se utilizaram de promoções, colocando os fãs da marca em primeiro lugar. Eles se tornaram a segunda marca mais popular no Facebook em 2009.
Muito antes do advento das redes sociais que mais utilizamos hoje como Facebook, Twitter, um evento demonstrou o poderio da mídia digital. Em junho em 2006 um vídeo feito por Stephen Voltz e Fritz Grobe, compartilhado em um site e entre amigos mostrando um experimento usando balas Mentos e Coca-Cola, chamado “O Chafariz de Bellagio”, em alusão a um Chafariz em Las Vegas, rapidamente se popularizou na internet, em questão de horas se espalhou, sendo assistido por milhares de pessoas, e em poucos dias os criadores foram convidados a participar de vários programas de televisão nos EUA, se tornando ainda mais populares.
...