Fichamento caso haward - Marketing: A Coca Cola no Facebook
Por: wc20 • 27/8/2016 • Resenha • 349 Palavras (2 Páginas) • 1.251 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
WAGNER DA CONCEIÇÃO COSTA
Trabalho da disciplina Marketing
Tutor: Prof. Edmilson Jerônimo de Oliveira
Aracaju
2016
Estudo de caso:
Marketing: A Coca Cola no Facebook
Referencia: DEIGHTON,John e KORNFELD,Leora.A Coca Cola no Facebook.In: Havard Business Scholl, 2011.
O texto em questão, busca uma abordagem quanto a forma como a The Coca Cola Company, encara o marketing por meio do Facebook e por paralelo os autores ainda demonstram a diferença de concepções entre a marca de refrigerante mais conhecida do planeta e a Starbuks, maior rede varejista de cafeterias do mundo.
O ponto de partida para essa abordagem é a atitude de dois personagens ligados ao mundo do entretenimento, o ator Dusty Sorg e o roteirista Michael Jedrzejewski que em 2009 decidem criar uma página no Facebook dedicada a Coca Cola, segundo os mesmos uma mera expressão de fãs da marca. Mas o que era apenas mais uma página dedicada a Coca, acaba atraindo mais de 1 (um) milhão de seguidores em pouco mais de 90 dias e passa a atrair a atenção do Facebook, que percebendo a violação de direitos informa a The Coca Cola Company, obviamente numa tentativa de se resguardar de futuras ações.
A Coca, por sua vez que possui uma estrutura altamente hierarquizada e profissional em seu departamento de Marketing e que traz em seu portfólio mais de 3000 produtos, obviamente possuía desde então uma visão ampla quanto aos canais de difusão. Havia um setor, o grupo de Marketing Interativo Mundial que cuidava de canais sociais e que separava as mídias em: paga, possuída, adquirida, e compartilhada. Com vistas ao objeto do texto, chama-se atenção ao que se referia a mídia adquirida, que consistia em conteúdos cuja atratividade para consumidores permitia a difusão boca a boca, por meio de blogs e ou páginas de redes sociais
...