MARKETING CRISE ECONÔMICA MUNDIAL
Por: Brunno Barcellos • 15/11/2018 • Artigo • 387 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
MARKETING
CRISE ECONÔMICA MUNDIAL
RIO DE JANEIRO - RJ
2018
CRISE ECONOMICA MUNDIAL
Uma crise econômica mundial nada mais é que um desequilíbrio ocorrido em setores isolados da economia, mas que provavelmente contaminará todo o sistema econômico. Vivemos até hoje como mundo algumas crises que afetaram bastante nossa econômica de forma geral.
As principais crises econômicas vividas no capitalismo ocorreram em 1929 e 2008. Em 1929 aconteceu após superprodução e baixo consumo numa economia liberal demais, no Estados Unidos, que iniciou uma reação em cadeia de baixa nas ações e, por fim, quebra na Bolsa de Valores. Essa crise se espalhou para todo o mundo, causando anos críticos que só melhorariam após o tal “New Deal” ( um plano de recuperação da economia nos EUA ).
No nosso país, foi sentido na exportação do café ( nessa época exportávamos muito ), tudo só passou a melhorar após o início das políticas de substituição de importações na era Vargas.
Quanto a crise de 2008 ocorreu após a falência do grupo norte-americano Lehman, que ocasionou a queda de outra importantes instituições mundialmente falando, essa crise demorou bastante a nos atingir aqui no Brasil, pois estávamos bem economicamente mas quando chegou, derrubou as ações da bolsa de valores, pressionou a inflação que no caso teve que ser contida pelo governo, aumentando drasticamente a dívida. O grande fator que problemático dos gastos agora estaria na base da grave crise política futuramente.
A crise econômica presente no Brasil atual é predominantemente política e de responsabilidade fiscal; pois a incerteza da postura dos governantes faz com que os investidores brasileiros e estrangeiros desanimem, assim como os empresários e os próprios trabalhadores. Há uma crise geral de confiança onde as pessoas decidem economizar, o desemprego aumenta e o ciclo continua.
As recentes medidas da Reforma Trabalhista e Terceirização são paliativas e até o momento apenas "seguraram" o Brasil, evitando uma piora ainda maior. Para que a crise se resolva, é necessário que o trabalhador e os pequenos e médios empreendedores sejam desonerados e desburocratizados.
REFERÊNCIAS
APPY, Bernard. Os desafios para sair da crisa. Estadão de São Paulo, São Paulo, set. 2015. Disponível em < https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,os-desafios-para-sair-da-crise,1761199 >. Acesso em: 13 de nov. 2018
REDAÇÃO. Veja as medidas contra a crise já tomadas no Brasil. Economia Uol, São Paulo, dez. 2008. Disponível em < https://economia.uol.com.br/ultnot/2008/12/11/ult4294u2001.jhtm >. Acesso em: 13 de nov. 2018
...