MATEMATICA FINANCEIRA 3 UNOPAR
Dissertações: MATEMATICA FINANCEIRA 3 UNOPAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafabroder • 16/5/2014 • 1.153 Palavras (5 Páginas) • 780 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A matemática, não só a financeira, mas por completa estará sempre auxiliando os administradores. Fórmulas essas existentes até hoje, que foram deixados por matemáticos meros “loucos” estão presentes em todos os lugares, em todos os momentos da vida de qualquer pessoa, vivemos em função dela, na antiguidade estava presente para a contagem dos rebanhos, riquezas, hoje ela nos auxilia no processo administrativo, em casa, no trabalho, e na rua.
A matemática financeira auxilia o administrador na tomada de decisões, em
atividades diárias que podem ser simples e/ou complexas.
2. DRE e o FLUXO DE CAIXA
2.1 DRE
.
2.2 FLUXO DE CAIXA
3. ORÇAMENTOS DE VENDAS
3.1 Tabela
3. ORÇAMENTOS DE PRODUÇÂO
3.1 Tabela
5. DÚVIDAS SOBRE FINANÇAS EMPRESARIAIS
5.1 Importância Do Fluxo De Caixa
A partir do conceito de administração financeira, pode-se dizer que o fluxo de caixa é um dos instrumentos mais utilizados pelo administrador financeiro na gestão empresarial. A administração financeira "é a arte e a ciência de administrar os recursos financeiros para maximizar a riqueza dos acionistas" (LEMES, RIGO, CHEROBIM, 2002). Dessa forma, pode-se dizer que em todas as empresas deveria existir o controle rígido de caixa.
Uma boa administração necessita de informações para que a atividade da empresa flua de maneira a atingir seu objetivo final que é o lucro. Contanto que as informações sejam reais e representem a situação da empresa no momento em que são levantadas, o administrador possui uma ferramenta importante em seu trabalho.
A partir de um fluxo de caixa projetado a empresa possui uma ferramenta importante aos administradores para a tomada de decisões. Após o levantamento dos dados extraídos de cada departamento da empresa, os mesmos são tabelados para formar o fluxo projetado. Com base em períodos anteriores é possível projetar as receitas e as despesas que irão acontecer no período projetado. Assim, após o ocorrido os dados são comparados para avaliar o que aconteceu com o que havia sido projetado. Caso ocorra algum fato que não estava previsto, isso faz com que sejam alterados os dados para o período projetado.
Como o sócio espera rentabilidade sobre seu capital investido, uma operação que traga risco para a empresa, pode comprometer o resultado de tal período e até mesmo do futuro da empresa. Sem a análise do risco e da rentabilidade, não se prevê qual resultado o investimento pode trazer. Antes de cada operação, é preciso analisar os fatores que influenciam a mesma, identificando os pontos fortes e fracos e qual o rendimento que tal operação irá trazer.
Para Zdanowicz (1992) "o fluxo de caixa é o instrumento de programação financeira, que corresponde às estimativas de entradas e saídas de caixa em certo período de tempo projetado". Com essa estimativa a organização das finanças torna-se mais correta em função de ter em mãos o que irá receber e o que irá pagar em certo período de tempo, podendo prever possíveis investimentos com as sobras, bem como a busca de recursos quando existir déficit no caixa da empresa.
O principal objetivo do fluxo de caixa é
dar uma visão das atividades desenvolvidas bem como operações financeiras que são realizadas, no grupo do ativo circulante, dentro das disponibilidades, e que representam o grau de liquidez da empresa. (ZDANOWICZ, 1992, p. 38)
Assim, pode-se perceber que o fluxo projetado é uma ferramenta que permite ao administrador financeiro controlar o ativo da empresa, o qual é a riqueza da mesma e o que gera o lucro.
5.2 Custo de Oportunidade
Custo de oportunidade é o que você deixa de ganhar quando direciona sua produção para um determinado produto. Por exemplo: uma empresa tem a capacidade de produzir 100 tv's por mes e 150 aparelhos de som (usando sua capacidade total). Num mes no entanto, ela precisa produzir 150 TV's. O custo de oportunidade refere-se aos aparelhos de som que ela deixou de produzir para fabricar os 50 televirores a mais
5.3 Orçamentos Empresariais
Orçamento empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo
...