Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing Para Negócios
Por: gabrielaugust993 • 19/7/2021 • Trabalho acadêmico • 3.003 Palavras (13 Páginas) • 190 Visualizações
Marketing de conteúdo e inbound marketing para negócios
Gabriel Augusto da Silva Barboza
Resumo: No cenário competitivo das organizações, as empresas estão dia após dia mais motivadas a buscar vantagens que as diferenciem entre si. Cada vez mais empresas e marcas vêm apostando no marketing para se destacar da concorrência, atrair visitantes e ajudar a alavancar as vendas. O Marketing de conteúdo é a melhor maneira de gerar tráfego orgânico para a marca, sendo bem executado, ele te permite depender cada vez menos de investimentos em mídia para atrair público para seu perfil no Instagram, blog ou site. A estratégia do Marketing de Conteúdo para atrair mais clientes se torna cada vez mais comum nas empresas. A produção de conteúdo, como artigos para blogs, vídeos, e-books, entre outros, é prática fundamental para quem trabalha com Marketing de Atração (Inbound Marketing) e deseja aumentar as vendas. Conclui-se, ao escrutinar as caraterísticas das publicações, interações e valência dos comentários, que ao recorrer a ações que ofertem experiências diferenciadas, bem como conteúdo útil e pertinente, especialmente alicerçado nos aspetos emocionais, é possível estabelecer um relacionamento mais próximo e suscitar o engajamento por parte dos consumidores.
Palavras-chave: Marketing de Conteúdo, Marketing de Atração, Engajamento.
Content marketing and inbound marketing for business
Abstract: In the competitive scenario of organizations, companies are more motivated day after day to seek advantages that differentiate them from each other. More and more companies and brands are betting on marketing to stand out from the competition, attract visitors and help boost sales. Content marketing is the best way to generate organic traffic for your brand, being well executed, it allows you to depend less and less on media investments to attract audiences to your profile on Instagram, blog or website. The Content Marketing strategy to attract more customers is becoming more and more common in companies. The production of content, such as articles for blogs, videos, e-books, among others, is a fundamental practice for those who work with Inbound Marketing and want to increase sales. It is concluded, by scrutinizing the characteristics of publications, interactions and valence of comments, that by resorting to actions that offer differentiated experiences, as well as useful and pertinent content, especially based on emotional aspects, it is possible to establish a closer relationship and raise awareness. engagement by consumers.
Keywords: Content Marketing, Inbound Marketing, Engagement.
1.INTRODUÇÃO
O que fazer quando as estratégias tradicionais de divulgação parecem não surtir mais o mesmo efeito do passado? Quando aquele anúncio em horário nobre no principal canal de televisão já não é mais avassalador? Quando os gostos e preferências pessoais são tão diversificados que desafiam a velha lógica dos mercados de massa?
As respostas não são simples e o caminho resolutivo não parece único e absoluto. Se por um lado temos profissionais que se empenham em criar formas de anúncios cada vez mais interruptivas para disputar a atenção dos consumidores (SOBERMAN, 2005; MALTHOUSE e CALDER, 2010), por outro vemos iniciativas originais que tentam reestabelecer a relação marca-consumidor por meio de preceitos alternativos (HAIRONG, 2011).
Dentre os processos relevantes neste novo paradigma comunicacional, destaca-se a criação e a fomentação da Internet, que constitui o alicerce da base tecnológica e configura a era da Informação na qual a sociedade está fixada. O ser humano, em todos os aspetos de sua existência, pessoal, profissional e social, foi impactado, nomeadamente na forma como o sujeito se vê e interage com o outro. Neste decurso, o conhecimento foi amplamente modificado no formato e na significação, sendo o acesso à informação um importante elemento no bem-estar e na qualidade de vida das comunidades (Castells, 2004; Drucker & Maciariello, 2008; Dionísio et al., 2010; Armstrong & Kotler, 2012).
O cenário atual demonstra que o marketing tradicional está fadado à extinção, visto que os consumidores contraíram a capacidade de identificar prontamente o conteúdo que será aproveitado do descartado, bem como os meios off-line já não apresentam os mesmos resultados perante os gastos necessários. De maneira oposta, as experiências online mostram-se cada vez mais oportunas, por serem menos intrusivas e buscarem caraterísticas que contribuem para o fortalecimento dos relacionamentos (Bowden, 2009; Armstrong & Kotler, 2012; Satell, 2015; Bullock, 2016).
O Marketing de Conteúdo é um termo relativamente recente que surge como uma evolução de ideias predecessoras nos campos do marketing direto, marketing de relacionamento, internet marketing e relações públicas. Ele traz uma abordagem nova que integra e acompanha todas as etapas do processo de compra e consumo em contraponto às estratégias estanques de divulgação e vendas adotadas tradicionalmente pelas empresas (VOLLERO e PALAZZO, 2015). Sua força motriz, como o próprio nome diz, é a produção de conteúdos educativos, informativos ou de entretenimento pelas marcas, com o objetivo de criar uma relação altamente pessoal, relevante e engajadora com seus consumidores atuais e potenciais.
Por fim, o Marketing de Conteúdo possui uma variedade de aplicações que envolvem construção de marca, atração de consumidores, condução do processo de decisão de compra, retenção e fidelização de clientes entre outros, podendo interagir com dezenas (ou até centenas) de construtos teóricos presentes no Marketing ou ainda em outras áreas, como por exemplo, se ao invés dos clientes, os fenômenos estudados fossem as relações com fornecedores, parceiros de negócios ou colaboradores. Trabalhar com todas essas aplicações e construtos acabaria por tornar o presente estudo complexo demais, senão inviável. Portanto, o estudo abordará os conceitos de Marketing de conteúdo e Inbound Marketing, técnicas presentes em toda web, como forma de fomentar novos olhares à organização e recuperação da informação, observando um modelo de metodologia para aplicação dos conceitos descritos, estreitando a relação utilizador-gerador dos conteúdos informacionais digitais.
2.METODOLOGIA
A web hoje é consolidada como uma fonte para a busca de informações. Esse cenário é descrito por estudiosos dos mais diversos campos do conhecimento, como um infindável repositório de conteúdo e que infere no marketing profundas modificações acerca de suas práxis.
Para o Content Marketing Institute (2016), os consumidores têm desvencilhado do antigo modelo de marketing. Com novas formas de acesso a novos conteúdos, os consumidores evitam a publicidade excessiva ou não desejada, (forma da mudança mais perceptível de um novo paradigma da busca), com o advento dos mecanismos de buscas.
...