Marketing de guerrilha
Resenha: Marketing de guerrilha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: papaidashow • 7/9/2014 • Resenha • 325 Palavras (2 Páginas) • 515 Visualizações
O marketing de guerrilha é a utilização criativa de determinadas ferramentas. Através dele são utilizadas estratégias pouco convencionais e extremamente flexíveis. Os princípios desse tipo de marketing, até 1984, eram conhecidos apenas por um grupo seleto de pessoas que mantiveram em segredo essa informação. Logo, Jay Conrad Levinson, autor do conceito de Marketing de Guerrilha, revelou esse segredo em seus vários livros publicados no mundo inteiro – Guerrilla Marketing Attack (1982), Marketing de Guerrilha (1989), Excelência no Marketing de Guerra (1994), Marketing na Guerrilha com Armas Online (1998), Criatividade de Guerrilha (2004), entre outros. A partir disso, a publicidade cresceu e agora necessita mais do que nunca do suporte das diversas mídias alternativas. Para Telles (2006, p.73), “uma dessas novas fórmulas é o marketing de guerrilha, que tem como principal proposta fazer um barulho diferente dos outros”. Uma boa ação de guerrilha tem como função encontrar lugar no mercado congestionado de informações e posicionar a sua marca ali, de forma a chamar e cativar a atenção do consumidor.
Para se ter eficácia na ação, é preciso selecionar apenas as armas apropriadas para o negócio e que possam ser usadas adequadamente. Utilizá-las da maneira mais inteligente possível é uma das formas mais eficazes de montar um ataque. Após estes passos, é necessário criar um calendário de marketing relacionando as atividades de marketing em que se está empenhado com o tempo de duração das mesmas. Com o término da ação, será possível destacar as forças e as fraquezas do planejamento nesse período e tirar proveito disso para a realização do próximo calendário, eliminando táticas que fracassaram e reforçando as estratégias que deram bons resultados. E, para finalizar, o último componente do marketing de guerrilha é lembrar o credo de sete palavras para a vitória: comprometimento, investimento, perseverança, confiança, paciência, sortimento e sequência. Portanto, as empresas que quiserem deixar a sua marca gravada na mente e no coração dos consumidores vão ter que buscar alternativas para as mídias convencionais.
...