Marketing de guerrilha
Por: illea • 22/4/2015 • Relatório de pesquisa • 503 Palavras (3 Páginas) • 384 Visualizações
Marketing de Guerrilha
Derivado da guerrilha bélica, uma guerra não convencional que estabelecia suas ideias e eliminava as alheias. O marketing de guerrilha surgiu na década de 70, mas ganhou força nos anos 80 depois que o publicitário Jay Conrad Levison publicou seu livro por nome Marketing de Guerrilha.
Este tipo de marketing surgiu após a necessidade de novas estratégias e técnicas publicitárias que chamassem a atenção das pessoas de forma inusitada. Ou seja, o grande diferencial desse marketing é não parecer uma propaganda, e sim algo que impressione e faça as pessoas se questionarem se aquilo que elas estão vendo é real ou não.
O marketing de guerrilha torna-se ideal a empresas de pequeno porte e de recursos financeiros restritos, exatamente por ser uma publicidade fora do padrão e de custo baixo. Contudo é necessário sempre ter um planejamento e uma pesquisa em relação à divulgação, ao mercado por exemplo, além de disponibilizar de grande criatividade.
Conclui-se que o marketing de guerrilha tem como principal fundamento o rompimento com as mídias comuns, rádio, televisão, jornais e revistas e a invenção de novas maneiras de fazer a propaganda e a publicidade dos produtos e marcas. Sendo bem planejada, se torna uma forma econômica e inusitada de marketing.
- Exemplos de marketing de guerrilha.
[pic 1]
Figura 1
Fonte: http://www.c2marketingdigital.com.br/artigos/marketing-de-guerrilha/
Marketing do parque Hopi Hari, numa escada rolante que simula uma montanha-russa. “Divirtam-se na montanha-russa do Hopi Hari.” essa é a frase que acompanha a propaganda.
[pic 2]
Figura 2
Fonte: https://www.flickr.com/photos/agenciaupbrasil/7183485697/
Campanha da Agência UP Brasil Comunicação, para uma empresa de relógio, onde o público pode experimentar o acessório antes de comprar. Essa campanha foi feita nos ônibus da cidade de Berlim na Alemanha.
[pic 3]
Figura 3
Fonte: http://www.avidaquer.com.br/evite-filas-doe-orgaos-vaidoa/
Marketing de Guerrilha feito pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, para despertar as pessoas em relação a difícil situação de estar na fila de doação de órgão no Brasil. A Campanha trazia um número alto e a mensagem, “Essa seria a sua posição se você estivesse a fila para receber um órgão.”, seguido por um único pedido, “seja doador de órgãos”. Uma campanha inusitada e de grande impacto.
BIBLIOGRAFIA
MARKETING, Guia do. O que é marketing de guerrilha, fev. 2013. Disponível em:
...