Marketing De Guerrilha
Monografias: Marketing De Guerrilha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luizatzu • 28/6/2014 • 1.959 Palavras (8 Páginas) • 334 Visualizações
Esboço do Artigo Cientifico da Unipac
8º período de administração
Aluna:
Resumo
Neste trabalho tem como objetivo trazer a importância e o conhecimento do marketing de guerrilha, pois ainda é um tema não muito explorado. Considerando que nos dias de hoje a adensar de informação faz com que as empresas escolham uma maneira mais eficaz de atrair a atenção de seus clientes e ao mesmo tempo valorizar a sua marca. Observando que no marketing pode fazer com poucos recursos econômicos e ainda assim se diferenciar das organizações maiores com serviços e produtos exclusivos, mas porém com um resultado aceitável tanto para as empresas como para aqueles que são alvos dessa estratégia. Citamos brevemente as estratégias de guerrilha. Proporcionamos e avaliamos também alguns exemplos utilizados por empresas que praticam ações de guerrilha. A metodologia usada para buscar esses resultados foram pesquisas bibliográficas, pesquisas em revistas especializadas,
internet e posteriormente foi aplicado no trabalho.
Palavras-chaves: Técnicas de marketing, Criatividade e Guerrilha.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho foi elaborado com objetivo demonstrar como o Marketing de Guerrilha é importante no dia a dia das pequenas e grandes empresas. Os objetivos específicos que serão abordados são: entender a conceituação do tema, identificando exemplos de empresas que o utilizam e compreendendo o comportamento das mesmas.
O termo Marketing de Guerrilha caracteriza uma guerra de ações estratégicas que as pequenas empresas vêm utilizando para combater as grandes empresas, utilizando recursos comuns e de forma criativa para despertar a atenção do publico. A guerrilha consiste em poucos recursos ou recursos mínimos para alcançar o maior resultado possível.
Este tipo de Marketing surgiu da necessidade de novas técnicas publicitárias na década de 70, devido à diminuição da eficácia das mesmas, entretanto, seu ápice ocorreu somente em meados de 80, com a publicação do livro de Jay Conrad Levinson, com o objetivo de possibilitar grandes resultados com pequenos investimentos nas organizações, o mesmo afirma que pode-se desenvolver campanhas e ações publicitárias, criativas e inovadoras, sem investir muito dinheiro. As formas para fazer isso são as mais diversas, desde intervenções nas ruas, colocações de mídia em lugares inusitados, criações de espaços exclusivos para ações, entre outros.
Devido ao alto custo do marketing tradicional o mesmo é ignorado pelas pequenas organizações pelo fato de não condizer com as suas realidades.
Pequenos empresários tiveram opções de criar ações que maximizaram seus lucros investindo nas técnicas de marketing de guerrilha assim possibilitou o empresário atingir seu público-alvo e também das mídias sem grandes investimentos.
Dando assim um direcionamento as empresas para encontrar um nicho ou um seguimento de mercado não explorado ou precariamente explorado.
Na atualidade analisar-se alguns exemplos de marketing de guerrilha, que serão abordados no decorrer deste trabalho.
O MARKETING DE GUERRILHA APLICADO NO SÉCULO XXI
Analisar o marketing de guerrilha é se aprofundar na história. O termo apareceu pela primeira vez 1982 atraves do norte americano Jay Conrad Levinson baseado na guerrilha bélica. Tendo como principal motivo revelar as pequenas e medias empresas como devem concorrer no mercado com grandes companhias.
Deste modo pode-se aplicam os meios de comunicação mais simples, ou seja, com ações inovadoras despertando a atenção do público alvo para a mesma.
O autor do livro “Faça Marketing de Guerrilha”, Chico Calvante.... nos ensina:
“Marketing de Guerrilha significa estratégias pouco convencionais, nada tradicionais, de baixo custo, extremamente flexíveis e de alto impacto”.
Esse tipo de marketing surgiu na década de 70 com a necessidade de novas técnicas publicitárias, em meados da década de 80 ocorreu seu auge com a publicação do livro de Levinson. Tendo como objetivo principal possibilitar grandes resultados com campanhas publicitárias, criativas e inovadoras com pouco investimento para as empresas.
O marketing de Guerrilha reuni inúmeras vantagens. Um exemplo é o menor custo em relação às mídias tradicionais, como radio televisão e jornal.
Um fator que é beneficiado no marketing de guerrilha é o fator tempo, pois para inventar uma campanha publicitária se leva em torno de 2 á 6 meses, ou mais já a ação de guerrilha acontece de forma muito rápida, pois são peculiares ao perfil de cada campanha solicitada.
Em suas palavras, Levinson (1986) descreve o marketing de Guerrilha da seguinte forma:
"Estou me referindo á alma e a essência do marketing de guerrilha, que permanecem como sempre - atingir as metas convencionais, tais como lucros e alegria, com métodos não convencionais, como o investimento de energia em vez de dinheiro."
Com a intensa globalização e a procura desenfreada de maior desenvolvimento e crescimento, as organizações se veem com o empenho de cultivar o Marketing de Guerrilha, acompanhar o mercado buscando-se destacar-se com o propósito de seduzir o público que está cansado de ser condenado diariamente com inúmeras propagandas e que já não conseguem assimilar tanta informação.
O avanço da tecnologia permitiu que as pessoas tenham acesso 24 horas por dia ou consecutivamente às informações a hora e que eles desejam.
O grande sucesso para um marketing de guerrilha ser bem sucedido ele ter que surpreender e aguçar sentidos, fazer com que a pessoa tenha curiosidade de saber mais e ir atrás. Além de conhecer o que seu cliente e saber
...