MatematicA Financeira
Artigos Científicos: MatematicA Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: drlv • 22/8/2014 • 354 Palavras (2 Páginas) • 450 Visualizações
que se trocavam mercadorias.
Os primeiros indícios da utilização da matemática financeira foram a prática da aplicação de juros.
Daqueles tempos até os dias atuais, houve mudanças em nosso sistema monetário e em nossa economia e com essas mudanças a matemática financeira foi incluindo mais conceitos e fórmulas para resolver os nossos problemas que foram surgindo com o desenvolvimento econômico mundial.
São objetivos deste trabalho a pesquisa, o entendimento e a compreensão do conhecimento dos conteúdos vistos em sala de aula.
Os temas abordados neste trabalho estão organizados em etapas e cada um deles apresentam dois desafios, que seguem-se:
Regime de capitalização simples e composta, utilização da calculadora HP 12 C, pagamentos uniformes (postecipados e antecipados), utilização de taxas de juros que fazem parte da economia do Brasil e amortização de empréstimos em seus vários sistemas.
Utilizou-se como metodologia para este trabalho, o livro texto da disciplina, slides das aulas, a calculadora HP 12 C, o Excel e pesquisas em sites recomendados.
O regime de capitalização simples comporta se como e fosse uma progressão aritmética (PA), onde os cálculos dos juros são feitos através do valor inicial
Aumentando o juros linear ao longo dos tempos neste criterio os juros apenas incidem sobre o capital inicial da operação (empréstimo ou aplicação), não registrando juros sobre saldo sobre juros acumulados.
Os juros por incidirem exclusivamente sobre o capital inicial de um valor apresentam valores idênticos ao final de cada ano.
Ex: (0,10x 1,000,00= R$100,00)
Em conseqüência o crescimento dos juros será linear (no exemplo cresce 100 ao ano) revelando assim um comportamento idêntico a uma progressão aritmética sendo assim os juros totais atingem nos 5 anos R$500,00.
Se os juros simples ainda não forem pagos ao final de cada ano, a remuneração do capital emprestado somente opera pelo seu valor inicial.
De acordo com o PLT 623 (Matemática Financeira), operação com juros simples se dá pela seguinte fórmula
J = C* i * n
Onde:
J : Representa o valor dos juros que foram obtidos após o período;
i: Representa a taxa de juros;
n: Representa o tempo
C: representa o valor presente, o capital inicial.
Para descobrirmos o montante, basta somar o valor dos juros ao capital e utilizar a fórmula- Montante Simples
...