Matematica Financeira
Trabalho Escolar: Matematica Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 170806 • 10/10/2014 • 3.088 Palavras (13 Páginas) • 603 Visualizações
1. Consideram-se como recursos de produção apenas a terra, o trabalho e o capital?
Os recursos de produção são constituídos pelas dádivas da natureza,pela população econômica mobilizável, pelas diferentes categorias de capital e pelas capacidades tecnológicas e empresarial. Respectivamente, são: terra, trabalho, capital, tecnologia e empresariedade.
2. Em concepção abrangente, o fator terra é constituído pelos recursos do solo e do subsolo? Sim, porem constituiem tambem o fator terra: aguas, pluviosidade e clima, flora e fauna e fatores extraplanetarios.
3. O fator trabalho é constituído de uma parcela de população total: a que se encontra economicamente ativa . Você concorda com a assertiva? Justifique.
Sim, porem divide-se em dois subconjuntos: o aitvo(sob condicoes naturais, a de maior magnitude) e o inativo(fatores sazonais, conjunturais, estruturais ou ligados a preferencias individuais).
4. Máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas de trabalho: são estas as únicas categorias de bens que constituem o estoque de capital das nações?
Não, estes bens citados acima se incluem nos bens de capital fisico; podemos citar como bens financeiros (dinheiros,titulos).
5. Todas as formas de absorção de poupanças externas para o financiamento da formação de capital em um país traduzem-se, necessariamente, por endividamento externo?
Não, pois ha momentos em que o país deve investir internamente para crescer, para acumular capital, e diminuir no investimento externo, e depois sim financiar fora, podendo assim, aumentar sua poupança interna e como consequência a externa.
6. Não há qualquer correlação entre a expansão do bem-estar material da sociedade e a elevação dos níveis de produção per capita. Você concorda com tal assertiva? Justifique.
Não, pois um dos pontos entre outras que contribui para que haja uma elevação do nivel de produção per capita, seria uma crescente e eficiente alocação dos bens materiais internos que geraria mais capital para investimentos, e isso sera fácil se o bem estar material da sociedade estiver em alta.
7. Entre as seguintes categorias, quais não se incluem no conceito abrangente do fator terra.
a. Pluviosidade e clima.
b. Águas.
c. Solo e subsolo.
d. Recursos extraplanetários.
e. Nenhuma das alternativas anteriores: todas se incluem.
8. A capacidade tecnológica:
a. Caracteriza-se como um elo entre o capital e o trabalho, definindo-se pelo conjunto dos conhecimentos técnicos historicamente assimilados e a acumulados.
b. Entre os fatores de produção, é o único que não pode se acumular.
c. Distingue-se dos demais fatores de produção pelo fato de ser o único que se pode acumular.
d. Entre os fatores de produção, é o único que não evolui, nem se transforma, embora possa ser acumulado.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
9. Constitui um bem de capital:
a. Os bens e serviços que se destinam ao atendimento direto das necessidades humanas.
b. Os bens que aumentam a eficiência do trabalho humano.
c. Os bens e serviços que entram na produção de outros bens e serviços.
d. Ações, letras de câmbio e certificados de depósito bancário a prazo.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
10. A curva de possibilidade de produção é utilizada nos manuais de economia para ilustrar um dos problemas fundamentais do sistema econômico: por uma lado os recursos são limitados (escassez)e não podem satisfazer todas as necessidades ou desejos, por outro é necessário realizar escolhas. Essa curva, quando construída para dois bens, mostra:
a. os desejos dos indivíduos perante a produção total desses dois bens.
b. a quantidade total produzida desses dois bens em função do emprego total de mão-de-obra.
c. a quantidade disponível desses dois bens em função das necessidades dos indivíduos dessa sociedade.
d. Quanto se pode produzir dos bens com as quantidades de trabalho, capital e terra existentes e com determinada tecnologia.
e. a impossibilidade de atender as necessidades dessa sociedade visto que os recursos são escassos.
11. Os pontos de uma Curva de Possibilidade de Produção expressam:
a. as combinações de máxima produção obtenível de dois bens correspondentes a um determinado custo de produção, dada a tecnologia.
b. as combinações de mínima produção obtenível de dois bens, quando a dotação disponível dos fatores é plenamente utilizada, dada a tecnologia.
c. as combinações de máxima produção obtenível de dois bens, quando a dotação disponível dos fatores é plenamente utilizada, dada a tecnologia.
d. As combinações de níveis de produção obteníveis de dois bens correspondentes ao máximo lucro, dada a tecnologia.
e. as combinações de produção obtenível de dois bens correspondentes à máxima utilidade alcançada pelos consumidores, dada a tecnologia e o preço das mercadorias.
12. Uma curva de possibilidades de produção com a concavidade voltada para origem implica:
a. custos crescentes de transformação de um produto em outro.
b. custos decrescentes de transformação de um produto em outro.
c. custos constantes de transformação de um produto em outro.
d. rendimentos crescentes de escala.
e. rendimentos constantes de escala.
13. Em relação à curva de possibilidades de produção, é correto afirmar que:
a. trata-se de um conceito dinâmico, pois mostra como a sociedade pode aumentar a produção de bens e serviços à medida que aumentem a disponibilidade
...