Mudança Organizacional
Tese: Mudança Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lfrsilva • 16/6/2013 • Tese • 2.771 Palavras (12 Páginas) • 329 Visualizações
Passo2
Mudança Organizacional
Na busca por eficiência e eficácia, muitos são os estudos e publicações sobre como as organizações precisam compreender o ambiente, tanto interno quanto externo, de tal forma que possam modificar seus processos, sempre que necessário, para que as suas respostas aconteçam na mesma velocidade com que o ambiente se desenvolve. A empresa, assim como os indivíduos, aprende continuamente, por sofrer influências desse ambiente, e desenvolve mecanismos por intermédio de procedimentos e rotinas que passam a fazer parte de sua cultura; assim, a empresa aprende.
Mudança tem sido a palavra de ordem no vocabulário do moderno administrador. Empresas e pessoas devem aprender rápido, tanto que é possível observar, em muitas organizações, a existência de programas especiais para ouvir sugestões e idéias dos colaboradores para transformações ou adaptações que possibilitem a melhoria continua dos processos de serviços ou administrativos.
O conhecimento individual e relacionamento interpessoal dos colaboradores, quando bem administrados, conduzem à criatividade e à iniciativa, pois a motivação para compartilhamento do conhecimento parte do bem-estar, da satisfação e do comprometimento de todos os envolvidos. As políticas de Recursos Humanos devem premiar ou promover os agentes que compartilham o conhecimento e trabalham em equipe, evitando tais ações para com os que não o fazem. Devem investir na capacidade das pessoas, oferecendo a elas a oportunidade de desenvolver novas habilidades para que possam realizar suas atividades com eficiência e eficácia superiores.
A mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de melhorar a eficiência da empresa, o nível de alcance de seus objetivos. Essas modificações podem envolver praticamente qualquer segmento. É indispensável que as empresas tenham alta estabilidade para que possam implementar mudanças, mudar para se adaptar ás novas necessidades é certeza soberana, ainda que, em muitos casos, mudança implica em perturbação.
03
As organizações precisam estar atentas ás novas demandas da moderna sociedade, porque ela está mais exigente e não somente quanto aos avanços tecnológicos e inovações, mas também quanto as ações empresariais , pois tem cobrado transparência e responsabilidade.
Quebra de Paradigmas
O paradigma nada mais é do que um conceito sobre algo ou alguma coisa ou determinados preconceitos pré-estabelecidos por uma sociedade. Entendido que paradigma é um modelo a se seguir, temos que entender como ele pode afetar nossa vida ou a visão que temos sobre nossa vida e da sociedade em que vivemos.
É possível afirmar que os paradigmas que são, em essência, as teorias dominantes num certo período, tem função normativa, pois postulam o que é o não possível e estabelecem noções a respeito de como o mundo é constituído e do seu funcionamento. Convém lembrar que uma mudança, em geral, implica reajustar crenças, incorporando nova perspectiva com base em um novo conhecimento adquirido e não, necessariamente, numa transformação radical.
04
Passo 3
a) A palavra “gestão” vem do latim gestione – ato de gerenciar e administrar – e o gestor organizacional terá de adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão e que reflitam a cultura da empresa para administrá-la rumo ao objetivo. A ele se atribui funções e habilidade como qualidade, criatividade, racionalização dos processos, flexibilização, a capacidade de planejar de maneira estratégica, alocar recursos (humanos, materiais e naturais) de maneira que seja possível atender a necessidade do mercado atual e atingir os objetivos traçados para a organização.
O gestor assume vários papéis dentro da organização, dentre elas citamos:
* Interpessoal: que abrange a representação onde assume deveres cerimoniais e simbólicos, representando a organização, assinando documentos legais. A liderança onde dirige e motiva pessoas, treina, aconselha, orienta e se comunica com subordinados. A ligação que mantém redes de comunicação dentro e fora da organização, usa malotes, telefonemas e reuniões.
* Informacional: que abrange a monitoração onde manda e recebe informações, lê revistas e relatórios, mantêm contatos pessoais. A disseminação onde envia informações para membros de outras organizações (memorandos e relatórios), telefonemas e contatos. E porta-voz onde transmite informações para pessoas de fora através de conversas, relatórios e memorandos.
* Decisorial: que abrange em empreender onde inicia projetos, identifica idéias e oportunidades, assume riscos, delega. Resolve conflitos tomando ações corretivas em disputas ou crises, resolve conflitos entre subordinados, adapta o grupo a crises e a mudanças. Alocação de recursos onde decide a quem atribuir recursos. Programa, força e estabelece prioridades. Negociação onde representa os interesses da organização em negociações com sindicatos, em vendas, compras ou financiamentos.
b) Opinião do gestor entrevistado:
O gestor entrevistado deixa seu parecer em que na mudança há um processo continuo é fator de crescimento para a organização. Claro que ela deve ser estudada, planejada e aperfeiçoada, mas sem duvida o melhor caminho para melhorar os processos é motivação das pessoas.
A mudança não pode ser imposta, imagino que ela deva nascer da necessidade dos colaboradores. Mas quando o gestor percebe que a equipe não esta madura para tal processo, deve "plantar a sementinha" da necessidade em cada um.
05
A mudança exige maturidade, paciência, criatividade e envolvimento da equipe. Nosso gestor acredita no percentual de envolvimento pessoal de cada um dos envolvidos na organização. Visa o planejamento estratégico e na confiança em ferramentas de gestão que auxiliem nas decisões, afim dos benefícios e objetivos da empresa. Cabe aos gestores e líderes a conscientização e incentivo às mudanças, a mudança é algo imprescindível as empresas que buscam o crescimento e sucesso empresarial.
c)
06
Etapa 2 Passo 1
Gestão da Qualidade Total
Foi desenvolvida entre as décadas de 1950 e 1980, difundiu-se como o sistema de gestão mais conhecido e utilizado
...