Métodos Quantitativos
Monografias: Métodos Quantitativos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maiconfricks • 13/5/2014 • 580 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
MEDIDAS DESCRITIVAS
É o modo de descrever um conjunto de dados de forma organizada e compacta por meio de suas estatísticas,tendo um principio de sumarizar dados,ao invés de usalos como aprendizado sobre a população.
Esta pode ser aplicada na gestão de empresas de todos os tipo,suas técnicas mais usadas são os Graficos descritivos,onde são usados vários gráficos para sumarizar dados,exemplo temos o Histogramas.
Outras técnicas que podem ser usadas na gestão de empresas são as Medidas de tendência central,medidas de dispersão e as técnicas de amostragem probabilísticas.
A)Medidas de tendência central:
É uma forma de representar todos os valores de uma determinada amostra num único valor estipulado,existem 3 tipos de medias de tendência central,são elas:
• Média aritimética: É o resultado da divisão do somatório dos números dados pela quantidade de números somados.
Ex: A média aritimética dos números 3,5,7,9 é 6 , pois (3+5+7+9)/4 = 6
• Moda : É o valor que aparece com mais frequência em determinada amostra.
• Mediana : É o valor central da amostra,existem 2 casos para definir a mediana,quando o n é um numero impar,ele é o valor central das observações;Quando o n é um numero par,a mediana será calculada pelos dois números centrais dividido por 2.
B)Medida de dispersão: As medidas de dispersão visam descrever os dados no sentido de informar o grau de afastamento dos valores observados em torno de um valor central;Elas indicam se um conjunto é Homogêneo ou Heterogêneo.
A medida de dispersão é muito importante para descrever um conjunto de dados,pois somente com a medida de tendência central,fica insuficiente descrevelos.
C) Técnicas de amostragem Probabilistica: Amostragem probabilística é quando cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida e igual de ser selecionado.
Alguns tipos de amostragem probabilísticas são:
• Aleatória Simples: Todos os elementos da população tem a mesma probabilidade de serem selecionados,assim também todas as amostras possíveis.Nesse tipo de amostragem,não há qualquer critério de divisão da população para a retirada da amostra.
• Amostragem Estratificada:É a separação da população em extratos com comportamento homogêneo.Esse processo é igual ao aleatório simples,porém se divide a amostra de acordo com a participação de cada grupo.
Um bom exemplo desse tipo de característica é o estudo da expectativa de vida,há diferenças desta variável no grupo dos homens e no das mulheres,portanto essa amostra ira respeitar as características individuais.
• Amostra sistemática: Nessa forma de amostragem,a partir da seleção de um primeiro elemento,fazem-se as próximas seleções por meio de um critério sistemático até se obter o numero de elementos desejados.
Para isso,primeiramente encontramos o coeficiente denominado k ,que é a divisão da quantidade de elementos da população pelo numero desejado de elementos para compor a amostra.Após isso,seleciona-se um valor aleatoriamente e nele se adiciona o valor de k para se obter o próximo
...