O ARTEFACTO TRABALHO DE MARKTING DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
Por: rauim • 10/10/2022 • Monografia • 1.851 Palavras (8 Páginas) • 108 Visualizações
ARTEFACTO - TRABALHO DE MARKTING
1- DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL:
Comandando a Artefacto desde 2013, o empresário Paulo Bacchi tem trazido seu olhar inovador para a empresa, que há mais de dez anos chegou em Miami e segue expandindo sua marca mundo afora, começando pelo sul da Flórida.
Não à toa, hoje Miami abriga três lojas: a Artefacto Coral Gables, a Artefacto Aventura, e a Artefacto Doral. Fruto da sinergia entre Estados Unidos e Brasil, essa nova fase busca aproximar os mercados internacionais com arquitetos, decoradores e designers de interiores brasileiros, divulgando seus trabalhos por meio das Mostras Artefacto, que servem como referência para o setor.·.
No Brasil, a fim de expandir seus ambientes e estilos, recentemente foi desenvolvida uma linha de produtos especiais com o objetivo de suportar as adversidades comuns as áreas externas, como a maresia típica das regiões litorâneas, a marca Beach & Country ganhou os interiores e se tornou ideal para mobiliar casas de praia e de campo. São três lojas voltadas exclusivamente para produtos da marca: uma em Jaú, no interior de São Paulo, e duas na capital paulista.
2- HISOTICO:
Em 1967, a loja Galeria de Móveis Coloniais, conhecida por fabricar, mobiliário de vime, palha e madeira natural, percebeu que estava nascendo uma nova necessidade no mercado: a busca por novidades. Assim, após quase dez anos de pesquisa e observação, passou por uma reestruturação e transformou-se na atual Artefacto Móveis e Tecidos, mantendo a fabricação artesanal, mas apostando em novos materiais e no talento de profissionais brasileiros.
Adotando exclusivamente matérias-primas certificadas por órgãos como o IBAMA, o processo de fabricação envolve etapas diversas, das estruturas que, formam os móveis à tapeçaria e acabamentos, integrando trabalho manual e tecnologia de acordo com design e função de cada peça.
Assim, o caráter exclusivo do mobiliário Artefacto é alcançado pela união do moderno e do tradicional, como costuras computadorizadas e tesouras tradicionais, máquinas manuais e centros de usinagem – tudo para proporcionar qualidade, elegância e conforto para quem adquire um produto da marca.·.
EQUAÇÃO DE VALOR:
Possui um público exigente e a empresa faz questão de receber bem, seus convidados, como os clientes que vãos as lojas e eventos, pois eles sabem que ali vão encontrar mais do que arquitetura modernista, vão encontrar, produtos diferenciados. A mostra realizada pela Artefacto consolida-se cada vez mais com um grande sucesso de público, graças aos talentos de arquitetos, designers de interiores e decoradores, que ajudam a transformar cada projeto. Em 2015, foram desenvolvidos 18 ambientes, nos quais lançamentos e clássicos Artefacto se unem para dar vida a esse belo projeto.
3 - MISSÃO, VISÃO E VALOR:
4 - LINHA DE PRODUTO:
SOFÁ - O sofá Artefacto liga-se hoje invariavelmente a vida familiar doméstica e à cultura socioeconômica dos consumidores, proporcionando ambientes harmoniosos e com estilos.
Os sofás da Artefacto não se limitam somente ao belo e ao elegante. Eles são desenvolvidos também para que sejam funcionais, ou seja, garantam conforto e durabilidade para cada pessoa ter certeza de que está adquirindo um produto que faz toda a diferença, e com qualidade superior encontrada no mercado.
5 - SEGMENTAÇÃO DE MERCADO:
(segmento): A linha de Sofá da Artefacto se encaixa no mercado de segmento, pois Kotler afirma em relação a segmento que, cada individuo tem suas necessidades e preferencias, pois as pessoas são diferentes umas das outras, e os consumidores pagam mais para produtos que atendam suas necessidades e são abordadas de maneira personalizada, sendo assim, a linha de sofás foi desenvolvida justamente para atender os diferentes gostos de seus clientes, que fazem parte de um público exigente e que não abre mão de exclusividade e sofisticação.
GEOGRAFICO: Clientes Artefacto nacionais se encontram na região sul e Sudeste, e nas capitais dos demais estados, além disso, os principais clientes estão no exterior como Europa e EUA. Essas condições podem dificultar a distribuição dos produtos e aumentar os custos de entrega, e também na conquista de novos clientes pela falta de ponto de venda em alguns locais.
DEMOGRAFICO: A linha de sofás atende um público restrito, os pertencentes a classe AAA. Mesmo que não dependam de crédito e financiamentos, podem ser afetados pela crise geral que a economia vive.
Com a queda das vendas do mercado nacional a empresa está criando uma linha de produtos com preços mais acessíveis, e assim atingir não só um seleto grupo de pessoas, mas a classe A segundo o IBGE, como um todo.
Cerca de 45% das vendas nacionais são para cliente acima de 40 anos de idade; estagio onde o consumidor está habituado as mudanças econômicas e já possuem experiências financeiras. Com produtos onde 82% dos consumidores são acima de 30 anos, foi necessário desenvolver uma linha distante dos padrões clássico, enfatizando a modernidade para gerar interesses aos clientes AAA mais jovens; como por exemplo: recém-casados.
PSICOGRAFICO As pessoas interessadas nos projetos da marca compram status, pois a marca permite isso. São produtos modernos, sofisticados e clássicos. Onde quem os possui tem aprecio artísticos, contemporâneo, e de poder aquisitivo. Os grupos de influência, como amigos, colegas de trabalho, pessoas com hábito de consumo semelhante interferem no processo de compra de maneira direta.
COMPORTAMENTAL: O consumidor que adquire um sofá da artefacto. Além de esta comprando um produto, ela também esta comprando status, e segundo Kotler essa é umas das bases da segmentação comportamental, pois quem procura esse produto tem conhecimento sobre ele e sobre a marca, suas atitudes são diferentes em relação ao produto, e sua característica é de cliente fieis convicto, ou seja, compram sempre Artefacto.
(conglomerado): Todo consumidor tem interesse em adquirir um sofá, entretanto existem várias marcas de sofás; uns populares e outras exclusivas e de muito luxo como é o caso dos sofás da artefacto.
(segmento único): A linha de sofás adapta-se melhor ao segmento único, pois atende cada cliente de forma personalizada. Ela pode identificar mais facilmente cada comprador do segmento, conhecê-lo, efetuar pesquisas em profundidade e projetar sofás bem direcionados e atraentes. Além de defrontar com um numero menor de concorrentes, podendo conhecer melhor quem são eles. Isso trará uma grande probabilidade de se tornar um produto preferido, por consequência uma maior margem de lucro. A artefacto conhece melhor as necessidades do segmento e fortalece sua posição de mercado neste segmento.
...