O COMÉRCIO ELETÔNICO
Por: katianeto • 9/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.730 Palavras (15 Páginas) • 126 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera Educacional
Curso Superior em Gestão Comercial
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: COMÉRCIO ELETRÔNICO
Tutor presencial: Luis Gustavo
Patrícia Rosa da Silva RA: 7370567770
Juscilene Oliveira da Silva RA: 7581602743
Viviane de Jesus Santana RA: 2543442506
Osasco/ SP
Novembro 2014
Patrícia Rosa da Silva
Juscilene Oliveira da Silva
Viviane de Jesus Santana
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
TEMA: COMÉRCIO ELETRÔNICO
Universidade Anhanguera Educacional
Osasco/ SP
Novembro 2014
Sumário
1. Introdução
2. Como a venda virtual pode gerar vantagem competitiva no ramo de cosméticos e perfumaria?
3. Quais são os serviços que facilitam o acesso à compra virtual?
4. A Internet
5. Quais os atributos e as motivações que se destacam na compra de cosméticos pela Internet?
6. Cosméticos na Internet
7. Formas de pagamento mais utilizadas pelas Lojas Virtuais Brasileiras
7.1 Cartão de crédito
7.2 Débito em conta corrente
7.3 Boleto Bancário
7.4 Intermediadores de Pagamento
7.5 Outros meios de pagamento
8. Segurança na internet
9. Segurança lógica
10. Políticas de segurança
11. Políticas de Senhas
12. A Gestão de Riscos unida à Segurança da Informação
13. ‘’O Empreendimento’’
13.1 O que é o negócio?
13.2 Quais os principais produtos?
13.3 Onde será localizada a Empresa
13.4 Quem serão seus principais clientes?
14. Conclusão
15. Referências
Introdução
Comércio eletrônico é todo e qualquer tipo de relação comercial de compra e venda de produto e/ou serviços, realizada com a ajuda da Internet.
É uma modalidade de comércio que realiza suas transações financeiras por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares. Um exemplo deste tipo de comércio é comprar ou vender produtos em lojas virtuais.
No início, o e-commerce era utilizado basicamente para vender bens tangíveis com valores modestos, como: livros e CDs. Hoje, ele é utilizado para comercializar desde produtos que custam milhões, como: iates, carros de luxo e mansões, até produtos que há pouco tempo eram inimagináveis pela sua incompatibilidade com este tipo de comércio, como roupas, perfumes e alimentos e até mesmo peças automotivas.
O mercado mundial está absorvendo o comércio eletrônico em grande escala. Muitos ramos da economia agora estão ligadas ao comércio eletrônico.
Existem diversas modalidades de comércio eletrônico, entre elas o B2B, B2C, C2C, G2C e G2B.
Apesar do cenário de um movimento mais tímido no varejo brasileiro em 2014, se comparado com os anos anteriores, o e-commerce continua a inspirar confiança e projeta um faturamento maior que o de 2013.
Como a venda virtual pode gerar vantagem competitiva no ramo de cosméticos e perfumaria?
Cada vez mais a internet se confirma como uma ferramenta de negócios sem dimensão. A rapidez com que surgem novos empreendimentos virtuais é espantosa. Para se ter uma ideia, nos últimos cinco anos o faturamento de e-commerce (comércio eletrônico) no Brasil cresceu mais de 170%, colocando o País como o quinto que mais pratica esse tipo de comércio. Segundo o site e-bit, de estatísticas eletrônicas, no ano passado foram arrecadados R$ 22,5 bilhões com esse tipo de negócio. E a expectativa de fechamento para este ano é de cerca de R$ 28 bilhões.
Contudo o mercado de cosméticos é um dos que mais crescem no mundo, a conquista da independência financeira feminina e o aumento do poder aquisitivo da população abriu espaço para o desenvolvimento desse setor.
Segundo dados da Eromonitor, o Brasil é o terceiro no ranking dos países que mais consomem cosméticos e a forte demanda por produtos de beleza é um indicador de que o ramo ainda tem muito para ser explorado.
A tendência é que os consumidores mudem cada vez mais seus hábitos de consumo e passem a comprar com mais intensidade pela internet. O e-commerce é uma inovação que veio para facilitar a vida do cliente e gerar novas oportunidades de negócios.
A perspectiva é que o comércio eletrônico continue evoluindo
em grande escala e que atinja um crescimento de 30% nos próximos anos. O setor do Brasil que mais cresceu nas vendas online nos últimos dois anos foio de cosméticos, saltando de 29% para 51%.
3. Quais são os serviços que facilitam o acesso à compra virtual?
- Sem horário de funcionamento:
Com a loja virtual os produtos ficam expostos por (365 dias, 7 dias da semana, 24 horas por dia), sem horários e podendo fechar um venda a qualquer hora ao decorrer do dia.
- Venda em qualquer lugar do mundo:
É possível vender através da internet sem se preocupar com barreiras geográficas, assim podendo ter produtos ou serviços exibidos em qualquer parte do mundo, vender onde não tem lojas físicas, aonde os consultores não chegam e oferecer um produto para pessoas que moram do outro lado do planeta.
...