O Empreendedorismo
Por: evertonmello • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 15.627 Palavras (63 Páginas) • 150 Visualizações
PIZZARIA PIZZA IOLA
Porto Alegre - RS - 2015
[pic 1]
EVERTON MELLO DE OLIVEIRA – RA 1749230101
Este Plano de Negócios foi elaborado em Maio de 2015
- Sumário
- Sumário Executivo
O quê? | Empresa do ramo alimentício: Pizzaria |
Qual? | Serviços de produção de pizza e similares para consumo na loja, entrega em domicílio e produtos congelados. |
Onde? | Localizada em Porto Alegre, cidade de grande crescimento demográfico e comercial. Próximo ao shopping da cidade. Fácil acesso de qualquer ponto da cidade. |
Por quê? | Foi criada para explorar ramo de atividade em expansão. |
Como? | Ofereceremos criação de pizza pelo próprio cliente, opções de venda de pizza em pedaços e horários alternativos, como por exemplo, horário do almoço. |
Quanto? | Investimento inicial será de 180.000,00 dividido igualitariamente para 06 sócios, sendo 30.000,00. |
Quando? | Previsão de inauguração para Nov/2015 |
4. Planejamento Estratégico do Negócio
[pic 2]
Figura 1 – O Processo de Planejamento Estratégico do nosso Negócio
4.1 Visão da Empresa
“QUEREMOS PROPORCIONAR SATISFAÇÃO E ÓTIMOS MOMENTOS AOS NOSSOS CLIENTES SEMPRE QUE TIVERMOS A OPORTUNIDADE DE SERVI-LO”
4.2 Missão da Empresa
“NOSSA MISSÃO É OFERECER A TODOS CLIENTES PRODUTOS E SERVIÇOS INOVADORES, DE ALTA QUALIDADE E COM ÓTIMOS PREÇOS, PROMOVENDO ASSIM O BEM ESTAR E SATISFAÇÃO”
4.3 Análise do Ambiente Externo e Interno
Análise do Ambiente Externo (Oportunidades e Ameaças)
Oportunidades: A região escolhida (Porto Alegre-RS) para o empreendimento está em expansão demográfica e possui altas taxas de crescimento económico. Outros ponto que está atraindo novos moradores é qualidade de vida e bem estar apresentada em pesquisas de todo Brasil:
“Cidade capital voltou a figurar no ranking das melhores cidades para se viver no Brasil, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), uma das mais conceituadas pesquisas do gênero, realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). No “top 100” de cidades, oito dos 19 municípios da RMC aparecem com alto índice de desenvolvimento. O IFDM considera três áreas de desenvolvimento — emprego e renda, educação e saúde. Para compor os índices, a Firjan utilizou estatísticas oficiais dos 5.564 municípios brasileiros divulgadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde, com dados de 2009.”
Oportunidades de Marketing:
Foi identificada em Valinhos uma oportunidade de lucratividade com o serviço proposto: Pizzaria. Região de grande movimento e sendo cidade considerada “dormitório” em pesquisas, opções de lazer para a família, como uma pizzaria apresentam altos índices de sucesso na região.
Ameaças:
Ameaça Ambiental:
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6][pic 7]
[pic 8][pic 9][pic 10]
[pic 11]
[pic 12][pic 13][pic 14]
[pic 15]
[pic 16]
[pic 17][pic 18]
[pic 19][pic 20][pic 21][pic 22]
[pic 23]
[pic 24][pic 25][pic 26]
Figura 2 – Matriz de Oportunidades e Ameaças
Análise do Ambiente Interno (Forças e Fraquezas)
Uma coisa é discernir as oportunidades atraentes do ambiente; outra é possuir as competências necessárias para aproveitar bem essas oportunidades. Assim, é necessária uma avaliação periódica das forças e fraquezas de cada negócio. Isto pode ser feito usando-se um formulário similar ao da figura 3 (checklist para análise de desempenho de forças e fraquezas). A administração - ou uma consultoria externa - avalia as competências de marketing, finanças, de produção e organizacional e classifica cada fator em termos de força (importante, sem importância e neutro) e de fraqueza (importante ou sem importância).
Claramente, não é necessário corrigir todas as fraquezas do negócio nem destacar suas forças. A grande questão é se o negócio deve ficar limitado a essas oportunidades em que possui as forças exigidas ou se deve adquirir forças para explorar outras oportunidades melhores. Deve-se atentar para o seguinte ponto: muitas vezes um negócio vai mal, não porque faltam a seus departamentos as forças necessárias, mas porque não trabalham em equipe. Portanto, é muito importante avaliar os relacionamentos interdepartamentais como parte da auditoria ambiental interna. Deve-se ter em mente, também, que os pontos fortes só podem ser considerados fortes se suas capacidades e recursos estiverem alinhadas aos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) da empresa. Os FCS são as habilidades e os recursos que a empresa precisa necessariamente ter para vencer. Os FCS devem incluir a mais nova tecnologia, o serviço mais simpático, o marketing mais brilhante ou a localização etc. Limite sua lista de FCS a não mais do que 4 ou 5 fatores.
...