O Empreendedorismo
Por: Margarete Zambretti • 31/5/2015 • Resenha • 651 Palavras (3 Páginas) • 122 Visualizações
EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo é um termo utilizado para identificar uma organização, sua origem surgiu na França por volta do século XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulam o progresso econômico, mediante novas e melhoras formas de agir.
Jean Baptiste Say iniciou na século XIX o conceito do empreendedor um indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra com maior produtividade e retorno.
O empreendedorismo é o principal fator promotor que estimulam o desenvolvimento econômico e social do pais. Em 2009 havia aproximadamente 19 milhões de pessoas consideradas empreendedores no brasil.
Um empreendedor sempre acredita em seu potencial ele faz acontecer ele é ativo e não deixa nada atrapalhar seu objetivo ele usa o NAO como uma forma de incentivo. Para Meredith, Nelson e Neck (apud UFSC/LED 2000 p. 51) “ Empreendedores são pessoas que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios; prover recursos necessários para pô-los em vantagens; e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. São orientadas para a ação, altamente motivados; assumem riscos para atingirem seus objetivos”.
Augusto Cury descreve o empreendedorismo da seguinte forma:
``Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la."
No Brasil, o empreendedorismo começou a ganhar força na década de 1990, durante a abertura da economia. A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preços, uma condição importante para o país voltar a crescer, mas trouxe problemas para alguns setores que não conseguiam competir com os importados, como foi o caso dos setores de brinquedos e de confecções. O governo deu início a uma série de reformas, controlando a inflação e ajustando a economia, em poucos anos o País ganhou estabilidade, planejamento e respeito. Assim a economia voutou a crescer.
O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.
Eu pessoalmente me considero uma empreendedora pois quando quero algo eu nao desisto sou uma pessoa persistente e nao aceito o NAO como uma resposta. Corro atraz de meus sonhos vencendo qualquer obstaculo para ter meu sucesso.
Empreender, também a partir de instituições já consolidadas, impõe-se hoje como necessidade estratégica e demonstração de sensatez. Em um mundo mutante e ultracompetitivo, as exigências do mercado devem ser acompanhadas de uma conduta proativa, caracterizada pela busca permanente do aproveitamento de oportunidades. Aquilo que hoje é apenas “mais um produto” ou “um setor secundário” pode rapidamente
...