O Estudo do caso coca cola
Por: pedrodegani • 4/11/2017 • Trabalho acadêmico • 696 Palavras (3 Páginas) • 722 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
Fichamento de Estudo de Caso
A COCA-COLA NO FACEBOOK
Nome do aluno (a) Pedro Degani
Trabalho da disciplina: Marketing,
Tutor: Prof. Edmilson J. de Oliveira
Rio de janeiro
2017
Estudo de Caso: A Coca-Cola no Facebook
Coca-Cola no Facebook
DEIGHTON, John; KORNFELD, Leora.
Harvard Business School. 2011.
O conglomerado Coca Cola nasceu em 1886, desde então a marca é uma das mais conhecidas em todo mundo. A empresa atua em mais de 200 países e tem uma carteira com mais de 3000 mil produtos sob 500 fábricas nestes países.
O império Coca Cola vai além de lucros recordes, a marca é uma das mais populares e este caso retrata a expansão da empresa atrelada a evolução da internet e das redes sociais.
Michael Donnelly, diretor mundial de marketing da Coca Cola queria dar uma nova roupagem a marca. Com um vasto histórico de comerciais de luxo e muito caros a empresa queria manter se no topo do discurso dos consumidores e o caminho seria obter escala global sem perder a identidade local.
Michael Donnelly analisou o histórico de marketing da Coca Cola, e o caso Diet-Coke e mentos era a evidencia que o executivo precisava para mudar a identidade da Marca.
Em 2006, os jovens Stephen Voltz e Fritz Grobe viralizaram a rede com o vídeo experimento onde puseram bala mentos dentro de uma garrafa de diet coke. O vídeo mostrara a Coca Cola Diet em ação com a Bala mentos virar gêiseres ou um chafariz. Este vídeo foi um sucesso na rede e sua fama rendeu aos jovens um ótimo patrocínio vindo da Mentos.
O grande erro da Coca erro da Coca Cola foi manifestar se negativamente sobre o vídeo.
Donelly decidiu patrocinar os jovens Voltz e Grobe. Querendo mudar a antiga concepção da Coca Cola, inovou em fazer a segunda temporada de Diet Coke e Mentos, onde o vídeo captou 250 gêiseres de Diet- Coke e Mentos. Após milhares de visualizações e depois de semanas a Coca Cola observou que o vídeo tornou um fenômeno, percebeu que as vendas aumentaram em ambas as empresas. A parceria de Voltz e Grobe continuou até 2010.
Donnelly e sua equipe viram o crescimento das redes sociais que nasceram após o famoso vídeo dos jovens Voltz e Grobe. O Facebook começou a expandir em 2009, assim como o Twitter. Grandes empresas começaram a atrair seus clientes ofertando promoções como a Starbucks que alavancou suas vendas graças ás redes sociais.
Em 2008, Dursty Sorg e Michael Jedrzejewski criaram uma página (Brand Page ou Fã Page) no Facebook. Com uma roupagem moderna e dinâmica os jovens obtiveram um grande número de fãs associando se a comunidade.
...