O Futuro Do Administrador No Mundo Tecnológico E Globalizado
Artigos Científicos: O Futuro Do Administrador No Mundo Tecnológico E Globalizado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: compartilhadorni • 15/11/2013 • 2.127 Palavras (9 Páginas) • 691 Visualizações
Sumário
1. Introdução................................................................................................ 4
2. A globalização e a competitividade ......................................................... 4
3. Oportunidades e desafios da globalização ............................................. 5
4. O impacto tecnológico e o mercado de trabalho...................................... 6
5. O impacto tecnológico e novo perfil do profissional da administração...........................................................................................
7
6. As habilidades do Administrador Contemporâneo................................... 7
7. Conclusão ............................................................................................... 9
INTRODUÇÃO
Configurando um cenário de inovações e ajustes, cujas transformações afetam as organizações modernas, quer pelo avanço tecnológico ou pela implementação de estruturas mais flexíveis e enxutas, o administrador é uma peça fundamento para o sucesso da organização.
As mudanças tecnológicas e organizacionais provocam impactos sobre a estrutura e as relações de emprego, bem como sobre a definição das ocupações, fazendo emergir dentro do mercado de trabalho um novo paradigma, que se desdobra tanto sobre as mudanças organizacionais quanto sobre o novo perfil profissional do trabalhador. O próprio conceito de emprego vem sendo modificado e ajustado à nova realidade que se edifica sobre a sociedade de serviços. Esta nova tendência aponta para um maior volume de contratos de trabalho temporário e flexível, onde os profissionais de uma forma geral e em particular, os da área da administração terão grandes oportunidades de emprego se souberem adaptar-se ao mundo da multifuncionalidade.
A GLOBALIZAÇÃO E A COMPETITIVIDADE
Existe uma nova ordem mundial, a globalização da economia ela está derrubando fronteiras, ultrapassando diferentes línguas e costumes e criando novo mundo inteiramente novo e diferente. Os líderes governamentais tornam-se preocupados com a competitividade econômica de suas nações, enquanto os líderes das grandes organizações se voltam para competitividade organizacional em uma economia globalizada. O mundo da globalização oferece, de um lado oportunidades inéditas de prosperidade econômica e por outro lado é extremamente exigente no preparo dos outros países para usufruir das novas oportunidades.
A globalização é um fenômeno mundial e irreversível, que apresenta os seguintes aspectos:
• O desenvolvimento e intensificação da tecnologia da informação (TI) e dos transportes, fazendo do mundo uma verdadeira aldeia global;
• A ênfase no conhecimento e não mais nas matérias-primas básicas;
• A formação de espaços pelure-regionais (como Nafta, comunidade Européia, Mercosul);
• A internacionalização do sistema produtivo, do capital e dos investimentos;
• A gradativa expansão dos mercados;
• As dificuldades e limitações dos Estados modernos e a obsolência do direito;
• O predomínio das formas democráticas do mundo desenvolvido.
Na globalização as relações econômicas superam os controles e barreiras dos países, numa incessante tentativa de produzir melhor a um custo menor em todo mundo. Ë evidente que a globalização da economia favorece os países mais desenvolvidos, pois estes possuem melhor tecnologia, maiores recursos e estabilidade econômica permanente, sendo sua capacidade de produzir em larga escala, por um preço mais reduzido, superior à dos países emergentes.
Por outro lado, a globalização da economia impõem um aumento de produtividade real, por outro lado, dificulta a luta e inúmeros segmentos por uma melhoria de competitividade, ao desnível de seu potencial produtivo, onerando por defasagem cambial, juros mais elevados e carga tributária cumulativa incidente sobre apenas sobre os produtos nacionais e não sobre estrangeiros.
OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA GLOBALIZAÇÃO
A globalização da economia é melhor para países desenvolvidos, que podem aproveitá-la com maiores benefícios, do que para os países emergentes.
Os Estados Unidos e o Japão praticam um protecionismo sofisticado por meio de sobretaxas e controle de qualidade, são maiores beneficiários da globalização. A globalização é fundamental, mas com cautelas necessárias, o maior desafio atual é criar um sistema de maximizar o crescimento global, que seja mais eqüitativo e capaz de integrar as potências econômicas emergentes.
O novo papel das pequenas empresas torna-se vital nesse novo contexto. Faz-se necessário desenvolver canais de acesso das micros e pequenas empresas ao mercado global.
A globalização está criando uma situação para que o administrador tenha condições de capacitação profissional e mobilização pessoal para desempenhar suas atividades em mundo de negócios que exigem dela a compreensão de outras culturas. O novo desafio da globalização não é mais um simples campeonato nacional ou sul-americano. Ë uma verdadeira olimpíada mundial.
O processo de globalização passa por 4 estágios:
• Estágio doméstico: O mercado potencial é limitado pelo mercado nacional, com todas as instalações de produção de marketing localizada no país.
• Estágio internacional: As exportações aumentam, e a empresa geralmente adota uma abordagem multi doméstica, quase sempre
...