O Homem é por natureza
Por: thaianeg1 • 9/5/2018 • Resenha • 790 Palavras (4 Páginas) • 167 Visualizações
De acordo com Rodrigo Dias Arnaut, o homem é por natureza, social, buscando sempre oportunidades de relacionamentos entre si, de formar e estar em grupos, comunidades, em redes e de receber, transmitir e compartilhar opiniões, experiências e sentimentos. A atual migração das redes sociais off-line para as redes sociais on-line, proporciona uma facilidade de criar relacionamentos entre pessoas de interesses comuns e transforma o consumidor em um produtor de conteúdo. Hoje em dia, as pessoas não apenas compartilham experiências, como também pode dar sua opinião positiva ou negativa sobre qualquer assunto para seu grupo de amigos e familiares através das redes sociais. A abordagem transmídia ocorre sempre que há o engajamento por um assunto e ele se distribui entre as múltiplas plataformas de mídia, espontaneamente ou planejado. Essa atividade se mostra cada vez mais atual e interessante por integrar todos os conceitos de produção de conteúdo em uma única metodologia e processo de criação e distribuição.
Atualmente, passaram a considerar o receptor como uma pessoa que receber mensagens midiáticas, mas que também possui uma opinião a ser explorada, deixando de lado a idéia da conversa unilateral. De acordo com Tas, o que realmente importa são as conversas de qualidade, portanto o receptor não é apenas um mero decodificador dos conteúdos das mensagens que o emissor transmite, e sim um produtor de novos conteúdos pois ele interpreta o conteúdo da mensagem conforme os valores sociais que defende.
Assim, com essas novas tendências, as corporações se veem obrigadas a encontrar formatos diferentes para transmitir as suas informações de forma que consigam atrair a atenção do seu público de interesse, sem perder o controle do que é publicado e do próprio contexto original. O mercado precisa inovar e utilizar tecnologias atuais para transformar o cliente em parte da história que está sendo contada, permitindo um envolvimento das pessoas para gerar um ambiente transmidiático. Pois com a convergência das tecnologias as pessoas e dispositivos estão cada vez mais interligados, fazendo os usuários ganharem um importante papel de transmissor das mensagens das corporações.
O mercado tem uma enorme necessidade em estreitar relacionamento com seus públicos e para isso precisa observar os formatos de distribuição e à mensagem enviada, para não perder oportunidades e propostas de comunicação.
Atualmente, o foco dos projetos transmídia que querem obter sucesso é desenvolver, escrever e produzir histórias iniciadas em uma plataforma de mídia, onde seu desdobramento possa ser estendido a outras plataformas. De acordo com Domingos, com a utilização da narrativa transmídia, ou transmedia storytelling, é capaz de transformar o público-alvo tanto em emissor como em receptor podendo desconstruir as estruturas das narrativas clássicas.
Segundo Jenkins, para realizar um projeto transmídia deve-se preparar uma bíblia transmídia, que é entendida como a base de todo o planejamento, desde a propriedade intelectual.
O início deste tipo de projeto deve partir de um conteúdo principal envolvente como uma história, produto, serviço ou pessoa verídica ou fictícia. Com esse conteúdo, deve-se elaborar uma forma inovadora de distribuir em múltplias plataformas que consigam atingir audiência em diferentes momentos e diferentes perfis, que podem ser relevantes.
...