O MARKETING INSTITUCIONAL
Por: RaphaelaPaulino • 11/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.436 Palavras (6 Páginas) • 404 Visualizações
[pic 1]
Nome: Carla Juliana de Araujo n° 05
Nome: Juliana Cristina n° 13 Turma: 3AB
Nome: Raphaela C. Ramos n° 20
Professor: Wagner Fialho da Silva
Marketing Comunitário
Marketing Comunitário, que envolveria o marketing social, cultural e ecológico. É uma iniciativa que visa a incrementar os negócios de uma empresa ou instituição através do seu apoio a atividade de ordem social, cultural ou ecológica. As áreas de atuação do marketing comunitário sempre trazem benefícios à comunidade, mas só funciona desde que haja um retorno para a empresa patrocinadora. O retorno pode não ser somente em dinheiro, mas também em benefícios para a imagem da empresa.
Marketing comunitário: modalidade de marketing institucional voltada para o desenvolvimento de ações comunitárias, através de apoio a projetos (de educação, saúde, lazer etc.) ou de atendimento a demandas das comunidades direta ou indiretamente relacionadas com a instituição.
As pessoas estão construindo o WUFFIE para seus projetos pessoais e para pavimentar uma base mais forte para o publico e os clientes em seus negócios. Elas estão usando as ferramentas de redes sociais para se conectarem com pessoas em comunidades on-line e se envolverem em um processo que chama de Marketing Comunitário.
O Marketing Comunitário possibilita que você vá alem das táticas tradicionais do marketing para alcançar cliente sem potencial.
“O whuffie, conceito-chave do livro se dá através das interações que uma pessoa tem com a comunidade online e com os indivíduos. Aumentar o whuffie, ou seja, sua rede de relacionamentos é essencial para o desenvolvimento sustentável do seu negócio ou empreendimento”
As empresas estão atentas a este novo momento da sociedade. Investir no social é preciso, é necessário e, além de ajudar à comunidade, os projetos sociais melhoram a imagem institucional da empresa. A nova postura da empresa cidadã, baseada no resgate de princípios éticos e morais, passou a ter natureza estratégica. Pode-se dizer que a eficiência não é só fazer as coisas bem, mas fazer as coisas boas.
Com base em Rico (2000, p. 139) pode-se afirmar que: "A empresa cidadã é aquela que se insere na comunidade, investindo recursos próprios, tendo o cuidado de monitorar o seu investimento acompanhando projetos que possam trazer resultados concretos para a população local e que tenham possibilidade de auto-sustentabilidade e multiplicação.” Este autor coloca ainda, que Cidadania Empresarial vem sendo um conceito adotado por uma parcela do empresariado que discorda de benemerência, da doação de recursos com objetivo da prática do humanitarismo. Estes empresários entendem que, como qualquer segmento da sociedade civil, possuem uma responsabilidade cidadã diante do agravamento do quadro de miséria do país.
Petrobras investe em marketing comunitário em cidades atingidas por gasoduto
A Petrobrás está intensificando ações junto a comunidades de cidades atingidas pelas obras do Gasan II. Neste dia 10 de maio, representantes da empresa Ambiental Consulting, contratada pela companhia petrolífera para desenvolvimento de atividades em vários bairros de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, estiveram no Jardim Iramaia, no primeiro município. O objetivo da visita, que aconteceu na EMEI Francisco Lourenço de Melo, foi anunciar a realização de oficinas sobre temas sociais e ambientais previstos para o bairro, além de consultar sobre temas de interesse local.
Mariana Gouveia, agente da prestadora de serviços informou que as atividades fazem parte do programa de compensação ambiental da Petrobras, que prevê o desenvolvimento das oficinas ainda em outros bairros nos próximos dois meses. Mesmo período previsto para a conclusão das obras do gasoduto nos dois municípios. Além do Jardim Iramaia, as ações incluem ainda outras localidades, como o Jardim Verão, Bandeirantes, Recanto Ieda e Soma, em Ribeirão Pires, além do Jardim Encantado, Sítio Maria Joana, Vila Conde Siciliano e Centro de Rio Grande da Serra.
Nos dias 26 e 27 de abril, a Petrobras patrocinou uma “Oficina de Sensibilização Sobre Gênero, Saúde e Sexualidade”, promovida pelo Instituto Promundo. A representante da empresa petrolífera, Cristinane Holanda negou que a atividade integrasse programa de compensação ambiental pelas obras do gasoduto, segundo ela tratando-se apenas de uma “ação de responsabilidade social” promovida pela companhia. Mas confirmou que o mesmo projeto já contemplou Mauá, cidade também afetada pelas obras, e será levado também a Rio Grande da Serra no final de maio.
Marketing Banco ITAU
O Banco Itaú chega aos 60 anos este mês investindo pesado no marketing de relacionamento, em campanha desenhada pela agência África e que vai mobilizar 15 mil pessoas, em 30 cidades, durante todo o mês.
O vice-presidente do banco, Antonio Matias, diz que, diferentemente de quando completou 50 anos e marcou a data com um megashow de Caetano Veloso na esquina das avenidas São João com Ipiranga, em São Paulo, desta vez a idéia é realizar vários eventos ao longo do mês.
Durante quatro domingos, diz Matias, o banco vai oferecer ao paulistano o "Domingo Alegre" na Avenida Paulista, cartão-postal da cidade de São Paulo, com espetáculos variados, que vão desde a apresentação de corais no vão do Masp a rodas de pagode, forró, samba, techno, reggae e outros ritmos espalhados em palcos móveis.
Além disso, o Instituto Cultural Itaú, que fica na Avenida Paulista, centralizará ciclos de palestras sobre responsabilidade socioambiental, que tem início hoje. No total, serão quatro painéis, sempre das 11 às 13 horas, todas as segundas-feiras do mês.
Já o ciclo Itaú Musical, que começa dia 17, prevê cinco apresentações simultâneas no horário de almoço, também na Avenida Paulista. A mesma programação, com foco na diversidade, diz a diretora de Comunicação e Marketing do Banco Itaú, Cristiane Magalhães, se repetirá em, pelo menos 30 grandes cidades, sempre aos domingos. "Foi a forma que encontramos de envolver todos os funcionários e a comunidade, projetando o futuro com foco na responsabilidade social e ambiental."
Com 14 milhões de clientes, diz Matias, o Itaú procura, com o mote "Comemore", chamar também a atenção para o consumo responsável de crédito.
...