Endomarkenting Planejamento de Marketing Institucional
Por: pcdalkimin • 17/8/2021 • Trabalho acadêmico • 363 Palavras (2 Páginas) • 132 Visualizações
Técnico em Administração 2º Módulo
Disciplina: Planejamento de Marketing Institucional
Aluna: Patricia Carla Beraldo Dalkimin
Trabalho /Pesquisa
Tema: Endomarketing –
Princípios e sua dimensão estratégica
O Endomarketing é um conjunto de ações de marketing institucional dirigidas para seu público interno (funcionários, contratados, fornecedores, acionistas, revendedores, etc).
Sua principal definição é o fortalecimento das relações internas da empresa, que busca integrar a noção de cliente e fornecedor interno, fazendo com que os funcionários compartilhem os objetivos da organização.
Endomarketing é uma estratégia de gerenciamento, e busca a capacitação contínua, a motivação, a liberdade, o comprometimento, o respeito, a educação e a satisfação dos funcionários, tornando-os bem preparados e capazes de surpreender, encantar e atender aos clientes.
Tais como o diagnóstico que abrange a análise do ambiente interno da organização, envolvendo uma avaliação do desempenho global e dos setores, do nível de integração e da relação com os consumidores e suas expectativas; e uma avaliação do perfil dos funcionários, do potencial de cada um, da imagem que têm da empresa, avaliação do nível de motivação existente, e de suas expectativas, além de uma avaliação da necessidade de treinamento.
Grönroos (1995) afirma ainda que se torna essencial ressaltar uma visão globalizada do Marketing dentro das empresas, ou seja, sobre um olhar “externo” reforçado a partir de uma ênfase na valorização “interna”.
Ele utiliza os termos “economia de serviço” ou “sociedade de serviço” para enfatizar que há uma ligação estreita entre o setor de produção de bens com o setor de serviços, e que a descoberta deste fato representa uma vantagem competitiva, pois revela, na prática, uma orientação para o cliente.
Endomarketing, por sua vez, mantém o foco nos objetivos do Exomarketing, mas aparece a partir da consideração que a evolução do desempenho das empresas no mercado está diretamente ligada à capacidade de mobilização das forças que as compõem: seus empregados.
...