O MEIO AMBIENTE
Por: janainnaboni • 23/5/2017 • Trabalho acadêmico • 698 Palavras (3 Páginas) • 195 Visualizações
MEIO AMBIENTE
Atualmente, a dinâmica ambiental vem exigindo que se tomem medidas de proteção ambiental e gestão sustentável de recursos naturais, havendo buscas por meios produtivos que não agridam o meio ambiente, buscando sua manutenção para as gerações futuras. Mesmo assim, é preocupante o grande índice de irregularidade quando se fala do cenário meio ambiente.
Uma Pesquisa realizada pelo instituto Imazon, entre 2014 e 2015, mostrou que o desmatamento na referida área, pelos interesses ambiciosos do ser humano para a pecuária, cultivo de soja e exportação de madeira ultrapassou 200%, equivalendo ao território da cidade de São Paulo, em extensão. A fiscalização é baixa nessas áreas, faltam leis e adequadas punições para os infratores, o que facilita a ação de indivíduos interessados em expandir seus negócios agropecuários e extrair madeira ilegal para exportação.
Um dos assuntos atuais, por exemplo, seria a conservação das ariranhas. o Instituto Chico Mendes (ICMBio) aprovou o segundo ciclo do Plano de Ação Nacional para a Conservação da Ariranha (PAN Ariranha). Estabeleceu objetivos, metas, prazos, abrangência e formas de implementação e supervisão do plano. Estima-se que no Brasil existam 627 espécies da fauna ameaçadas de extinção. A ariranha (Pteronura brasilienses), mamífero aquático que vive principalmente nos ambientes amazônico e pantaneiro, está entre esses animais.
Para o cenário mercadológico, essa ação pode afetar em dois pontos: As ariranhas quase ficaram extintas devido ao alto valor de sua finíssima pele no mercado internacional, o que faria com que ao comercio da sua pele fosse até mesmo ilegalmente. E Atualmente, elas são ameaçadas pela diminuição dos estoques de peixes nos rios da Amazônia devido à sobrepesca comercial e esportiva. Como uma ariranha chega a consumir cerca de 4,5 quilos de peixe diariamente, muitas vezes são mal vistas como “concorrentes” e alguns pescadores chegam a expulsá-las de suas tocas ou matá-las. Por esses e alguns outros motivos, foi desenvolvida essa proteção.
Temos como ponto positivo também, a operação que embargou as atividades do Complexo Termelétrico Presidente Médici, em Candiota, no Rio Grande do Sul, O instituto tomou a decisão após identificar que a vazão de efluentes e as taxas de óleos e graxas da usina superou os limites máximos de vazão. A companhia responsável foi multada por causa da irregularidade. Segundo o superintendente do Ibama no Rio Grande do Sul, Kuriakin Humberto Toscan, O embargo foi necessário para evitar a continuidade de irregularidades que causam danos ao meio ambiente e à saúde da população. O empreendimento, que também é alvo de ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF), já havia sido multado em outras seis ocasiões pelo Ibama.
Um caso que também gera polemica entre os ambientalistas e a sociedade em geral é a construção da hidrelétrica de Belo Monte. Queprevê até mesmo a mudança do rio Xingu , que é mportante para a economia da região e sobrevivência das famílias daquela área. Os ambientalistas e a sociedade civil estão satisfeitos, já que foi concedida uma liminar que paralisa as obras.
O meio ambiente no cenário mercadológico brasileiro, mesmo havendo vários órgãos responsáveis pela regulamentação e fiscalização das questões ambientais, que produzem resoluções e recomendações que visam o equilíbrio do desenvolvimento com ações voltadas para o cuidado com o meio ambiente, ainda encontramos irregularidades, por falta de fiscalização em algmas áreas e acabam havendo comercio ilegal, desmatamento, queimas, extinções de espécies de animais e arvores por exemplo.
...