O Marketing de Supermercado
Por: lsilveiramartins • 11/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.520 Palavras (11 Páginas) • 383 Visualizações
INTRODUÇÃO
O Objetivo deste trabalho consiste em analisarmos o campo de mercado para elaborarmos o Plano de Marketing da nova filial do supermercado Compre Bem em nossa cidade.
O planejamento serve de base para todas as outras funções administrativas e que determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e o que fazer para alcança-lo.
A economia, a globalização e os avanços tecnológicos propiciaram o aumento da concorrência na maioria dos setores da economia mundial.
O acesso à informação ficou mais fácil, e as funções de marketing ganharam mais importância dentro das organizações e nessa nova fase, a finalidade do marketing é criar oportunidade de lucros, e oferecer ideias sempre melhores, que ampliem a vantagem competitiva da empresa no mercado.
Por isso, o plano de marketing precisa ser revisado e adaptado para acompanhar as mudanças do mercado e estabelecer novas ações que contribuirão para alcançar os objetivos e metas definidos, mantendo o bom desempenho do seu negócio.
Todas as ações foram organizadas em táticas de ação e fizeram parte de um Planejamento correspondendo ao objetivo do estudo.
DESENVOLVIMENTO
O processo do planejamento estratégico é uma maneira de a empresa se conhecer melhor, levando em consideração o cenário atual, as ameaças e oportunidades, os pontos fracos e fortes e as pretensões da empresa.
Este planejamento serve como base para definir ações que devem ser realizadas no presente para que se atinjam os objetivos futuros da organização.
As pequenas empresas no Brasil, devido ao clima de incerteza em que vivem, têm uma grande dificuldade em realizar um planejamento estratégico. Além disso, normalmente faltam nestas empresas pessoas com capacitação para fazer tal planejamento.
Com objetivo cada vez mais deixar a marca conhecida e competitiva o supermercado COMPRE BEM está mais preocupado em expandir seus negócios para novas localidades, sempre oferecendo produtos de alta qualidade com preços competitivos e prestando serviços diferenciados que garantem a satisfação e a fidelidade de seus clientes e consequentemente aumentar a rentabilidade e ficar cada vez mais conhecido. Dado o panorama apresentado faz-se necessário que a empresa busque um conhecimento profundo de novos mercados, clientes e novas cidades para expansão.
O plano de marketing é definido como o desenvolvimento da comunicação estratégica organizacional junto ao mercado, promovendo, posicionando e divulgando produtos, serviços, marcas, benefícios e soluções. Admitindo como papel primordial em sua essência ampliar a integração com o mercado.
PLANO DE MARKETING
Segundo KOTLER, 2002, a utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, pois estas podem ser previstas com antecedência. Também é possível superar os concorrentes planejando cuidadosamente produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes, o que reduz os problemas da comercialização e planejamento dos produtos. O planejamento conduz, informa e determina o rumo a seguir. Soluções para problemas como falta de capital, falta de clientes e poucas vendas também podem surgir de um planejamento coerente e consistente.
Baseados na pesquisa de mercado, onde se aplicou a análise SWOT, pudemos definir uma estratégia por onde devemos seguir. A pesquisa de mercado foi determinante para definirmos o que estava deficitário e onde precisávamos inovar, criando novas estratégias.
Visto isso, trabalharemos com três frontes:
- Propaganda
- Ambiente
- Venda facilitada
Análise SWOT do Supermercado Compre Bem
FORÇAS (INTERNO)
- Grandes variedades de linhas de produto (do pão à geladeira);
- Encontrar tudo o que precisa em um lugar só; FRAQUEZAS (INTERNO)
- Não possuir opção de crediário próprio;
- Não ter vendedores especializados em eletrodomésticos;
AMEAÇAS (EXTERNO)
- Promoções de lojas de eletrodomésticos que possam desviar a atenção do cliente;
- Outras lojas possuírem crediário próprio; OPORTUNIDADES (EXTERNO)
- Administradoras de cartão de crédito dispostas a fazer parcerias com estabelecimentos comerciais;
MERCADO-ALVO
Sabendo que o cliente é a chave para o sucesso de todo empreendimento, deve-se ter um cuidado especial ao tratá-lo. A partir do conhecimento do cliente e qual é o valor que o cliente tem através da sua história de relacionamento com a empresa, deve-se estabelecer níveis de relacionamento junto a estes, diferenciando-se os melhores clientes dos outros.
De acordo com Westwood (1996), Plano de marketing é o documento que formula um plano para comercializar produtos e serviços, ou seja, é a estruturação do planejamento do composto de marketing da organização.
Completando essa ideia, Porter(1991) afirma que planejar estrategicamente esse composto significa estabelecer condições que criem barreiras competitivas duráveis.
O público-alvo será os consumidores de bairro, preocupados com a saúde e uma alimentação, que procuram produtos de qualidade, filas rápidos e produtos diversos, a intenção é fidelizar esse tipo de cliente e transformar o Compre Bem em um produto do cotidiano do público e que sua compra seja regular. Portanto, um bom relacionamento com o consumidor, analisando suas sugestões e queixas, tomando as decisões de forma assertiva dará a vitalidade necessária ao produto e à marca.
Uma pesquisa de marketing auxilia o tomador de decisões com informações importantes sobre o mercado e o guia para o entendimento dos desejos dos clientes, local ideal, conceitos culturais diminuindo os riscos da operação.
Portanto ajuda a entender o mercado consumidor e o que este mais demanda.
Como os frequentadores dos supermercados são cada vez mais exigentes em suas escolhas, vê-se logo que uma pesquisa orientada para o setor supermercadista é de grande utilidade uma vez que
...