O POTENCIAL DO MERCADO GLS NO BRASIL
Por: Douglas Pinto • 27/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.587 Palavras (7 Páginas) • 392 Visualizações
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL VALE DO JURUMIRIM
FACULDADE EDUVALE AVARÉ
DOUGLAS LUIZ MONTEIRO PINTO
O POTENCIAL DO MERCADO HOMOSSEXUAL NO BRASIL
Avaré
2018
DOUGLAS LUIZ MONTEIRO PINTO
O POTENCIAL DO MERCADO HOMOSSEXUAL NO BRASIL
Pré projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Comunicação Social hab. Publicidade e Propaganda da Faculdade Eduvale de Avaré.
Professora Orientador Ms. Luiz Claudio da Silva Pinto
Professor Co-Orientador Ms. Luiz Henrique Figueiredo
AVARÉ
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. REVISÃO DE LITERATURA 2
3. JUSTIFICATIVA 4
4. OBJETIVO 4
4.1. GERAL 4
4.2. ESPECIFICOS 4
5. HIPÓTESES 5
6. METODOLOGIA 5
7. CRONOGRAMA 6
8. REFERÊNCIAS 6
- INTRODUÇÃO
O presente projeto visa apresentar, analisar e compreender o mercado homossexual, para assim, identificar e mostrar o grande potencial de crescimento e ampliação desse mercado. Levando em consideração o cenário para as empresas. Pois oferecer produtos e serviços voltados ao público Homossexual pode ser muito lucrativo e vantajoso. Segundo dados do IBGE de 2010, existem pelo menos 67,4 mil casais formados por pessoas do mesmo sexo, correspondendo a 0,18% da população. De acordo com a ABGLT-Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, em 2016 existiam cerca de 17,9 milhões de homossexuais no Brasil. Visto que essa população é tão grande e em crescimento é um nicho de mercado que chama a atenção das empresas, que visam esse público como possíveis consumidores de suas marcas e produtos. De acordo com a “Out Leadership”, uma associação internacional que desenvolve iniciativas para o público gay, o potencial financeiro do público homossexual no Brasil é estimado em US$ 133 bilhões – aproximadamente 10% do PIB nacional (SCRIVANO; NETO, 2015).
E como muitas empresas e marcas ainda tem uma certa resistência para enxergar o grande potencial de consumo do público GLS sigla para Gay Lesbicas e Simpatizantes, o projeto vai mostrar que investindo nesse nicho de mercado de forma criativa e correta, pode trazer grandes resultados de ganhos e crescimento.
Pois como esses consumidores tem um crescimento constante e grande poder de consumo, os resultados que pode se conquistar são enormes.
- REVISÃO DE LITERATURA
Conforme menciona, Pereira (2016), as relações com o público homossexual, sofrem constantes mudanças em decorrências das transformações da sociedade, e a quebra de paradigmas e preconceitos, e com isso as empresas e marcas assumindo uma atitude mais responsável sobre o tema e esses consumidores. E como é possível ver este assunto está em ascensão na mídia, cada vez mais, com inclusão de peças culturais e publicitárias voltadas a este público e assunto. Essas representações são muito importantes, pois como salienta a psicóloga Adriana Nunan (2003), os meios de comunicação têm o poder de estimular debates e diálogos.
O movimento gay está cada vez mais fortalecido. Associações, ONGs, eventos e instituições governamentais não especializadas na temática vêm usando sua influência por meio de ações que proporcionam a garantia de direitos e a luta contra a homofobia. Com este mesmo olhar estão as empresas e marcas que se utilizam do discurso em prol da diversidade.
Através de pesquisas, a publicidade constatou que o público gay ganha mais dinheiro que a média do grande mercado, que tem mais escolaridade e que consome mais. Esse foi um passo fundamental para atrair a atenção do mercado publicitário. (WOITOWICZ, 2009, p. 240)
Segundo dados do SEBRAE (on-line, 2017), o potencial de compras do público homossexual é estimado em R$ 419 bilhões no Brasil, segundo dados da Out Leadership, associação internacional de empresas voltadas para este público. O valor equivale a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Essas representações são muito importantes, pois como salienta a psicóloga Adriana Nunan (2003), os meios de comunicação têm o poder de estimular debates e diálogos.
De acordo com os fatos abordados, propõem-se analisar como a publicidade começou a representar os homossexuais, em comerciais e anúncios a partir dos anos 2000. E no potencial enorme de crescimento das empresas, que investem neste tipo de consumidor. O que agregaram as marcas e empresas, que assumiram um posicionamento em relação a este nicho de mercado. E como também o Facebook, é utilizado como uma ferramenta de comunicação, e interação com esse público, tendo em vista anúncios feitos por marcas para interagir com pessoas desse segmento. Sendo que, os sites e as redes sociais adquiriram grande importância para as marcas, pois proporcionaram um ambiente de aproximação com os consumidores.
Por intermédio do Facebook, é possível alcançar usuários, e possíveis consumidores, muito específicos, mediante ações específicas e de baixo custo. Para a realização dessas ações, o Facebook oferece uma boa variedade de ferramentas: além de páginas de perfis, há as opções de criação de grupos, de anúncios e de fanpages. Toda a dinâmica oferecida pelas redes sociais torna o Facebook uma das ferramentas de marketing on-line com maior crescimento na atualidade, a qual está sendo amplamente utilizada pelas empresas e pelas agências de marketing (RODRIGUES; SIMONETTO; BROSSARD, 2016, p. 84).
...