O Planejamento Organizacional
Por: Samara Elizabete Ramos • 26/6/2019 • Seminário • 6.248 Palavras (25 Páginas) • 180 Visualizações
PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL: A LINHA TÊNUE ENTRE O SUCESSO E O FRACASSO
Samara Elizabete Ramos
Guilherme Gilmar de Souza
RESUMO
Este artigo científico expõe a importância do planejamento na vida organizacional, desde sua fundação, e renovando-o de acordo com a demanda do mercado econômico. Um bom planejamento difere uma empresa bem sucedida de outras que não conseguem o mesmo resultado. A comparação feita entra as duas organizações citadas neste artigo, CANON e KODAK objetivam ilustrar a diferença do gerenciamento de ambas baseando-se nos seus planejamentos. Concluindo que ganha vantagem competitiva quem se mantém atual e está sempre preocupado com o futuro do mercado. Quem inova e busca aproveitar oportunidades. Tudo isso é consequência de um bom planejamento
PALAVRAS-CHAVE: Planejamento, Organização, Inovação, Futuro.
1. Introdução
O foco deste artigo é o planejamento, que é onde tudo se inicia em uma organização. É através do planejamento que se traçam metas e objetivos, e assim, as maneiras eficientes de alcançá-los. É nesta etapa também, que se preveem possíveis problemas que uma organização pode enfrentar neste mercado tão competitivo.
O tema deste trabalho é: Planejamento Organizacional: a linha tênue entre o sucesso e o fracasso.
Para ilustrar a importância de tal processo na vida organizacional, será feito o comparativo entre duas grandes marcas no segmento fotográfico mundial, CANON X KODAK.
2. Planejamento organizacional e estabelecimento de metas
Atualmente o mundo passa por um período econômico instável, onde o mercado vive uma incerteza e enfrenta desafios, como por exemplo, o avanço da tecnologia, o que se faz necessário a incorporação da internet nas suas estratégias e modelos comerciais, sem deixar de ser competitiva no mercado global, que enfrenta vários problemas sociais, como corte de funcionários e recursos, mudanças políticas e econômicas, que interferem no futuro econômico da empresa.
A globalização trouxe mudanças importantes no mundo atual, tanto dentro como fora das organizações. As empresas devem se manter atualizadas no mercado mundial para se manter competitivas, e a globalização auxilia a comunicação com o mundo.
Os gerentes estão constantemente lidando com a incerteza e os eventos inesperados, sejam eles pequenos, como a perda repentina de um cliente especial, ou algo grande e dramático [...] As organizações de hoje estão enfrentando desafios diversos e de longo alcance. Elas precisam manter o passo com a tecnologia, que está sempre avançando, encontrar meios de incorporar a Internet e o ebusiness nas suas estratégias e modelos comerciais e lutar para permanecerem competitivas em face da crescente concorrência global, de ambientes incertos, cortes de funcionários e recursos e massivas mudanças econômicas, políticas e sociais no mundo todo (DAFT, 2005, p. 4)
Com a globalização, o cenário empresarial se modificou, pois houve mudanças nas estruturas sociais, econômicas e políticas das sociedades. Graças a evolução dos processos de comunicação, houve uma melhoria do processo de relações comerciais devido a facilidade de troca de informações o que gera uma facilidade nas transações financeiras. Por isso as empresas devem estar a par do que acontece no cenário mundial, adotando assim, novas tecnologias, tendo preços mais competitivos, proporcionando mais benefícios ao consumidor, oferecendo melhor oferta de produtos e desenvolver uma maior discussão sobre ética e valores dentro da organização.
Outro ponto importante a destacar é que as mudanças no modo de produção das mercadorias foram significativas. [...] Antes, quem tomava as grandes decisões econômicas eram os governos. Agora esse papel é desempenhado pelas empresas: são elas que decidem o que, como, quando e onde produzir os bens e serviços que serão consumidos pelo mundo (RIBEIRO, 2010, p.3)
Por sua vez, ainda precisa enfrentar problemas internos, como a diversidade da força de trabalho, as demandas conflitantes dos funcionários que almejam uma oportunidade justa de poder e responsabilidade, visando assim, que os gerentes não acumulem poder, mas o compartilhe com a classe trabalhista.
A crescente diversidade da força de trabalho cria outras dinâmicas: como a empresa mantém uma cultura corporativa forte, enquanto sustenta a diversidade. [...] Os funcionários estão pedindo que os gerentes, em vez de acumularem, compartilhem o poder (DAFT,
2005, p. 4)
Por isso se faz necessário um líder forte que saiba como agir no mundo de hoje, envolvendo os funcionários, criando mudanças e, dessa forma, criando um ambiente produtivo para conviver em um meio colaborador. É fundamental uma nova abordagem, menos rígida, que integre habilidades administrativas sólidas com novas abordagens que enfatizem o ser humano.
É necessário um novo tipo de líder que possa direcionar as empresas através dessa turbulência – um líder forte[...] a evolução pede que os gerentes façam mais com menos, envolvam todos os funcionários, vejam as mudanças – e não a estabilidade – como a natureza das coisas, e criem visão e valores culturais para permitir que as pessoas construam um local de trabalho verdadeiramente colaborador (DAFT, 2005, p.4)
Na administração de uma empresa, se faz necessário o uso das quatro funções da administração: planejamento, organização, liderança e controle. A primeira e talvez a mais importante e difícil função administrativa, o planejamento envolve o desenvolvimento de metas para o desempenho organizacional, tal como a decisão sobre as tarefas e a conduta empresarial para alcançar seus objetivos. Por isso se torna uma função difícil, já que é impossível prever o futuro em um mundo tão instável e cheio de surpresas, que vive em constante mudança.
Das quatro funções administrativas – planejamento, organização, liderança e controle – o planejamento é considerado o mais fundamental. As outras se originam dele. Ainda assim, o planejamento também é a função administrativa mais controversa, pois não consegue ler um futuro incerto nem controlar um ambiente turbulento (DAFT, 2005, p. 5).
3. Definindo metas e planos
O planejamento incorpora duas ideias, planos e metas, que se completam. Ou seja, são pelo planejamento que se definem as metas da organização e os métodos para alcançá-las.
...