O Projeto Interdisciplinar IV
Por: Vinicius Yamada • 27/3/2017 • Trabalho acadêmico • 7.393 Palavras (30 Páginas) • 417 Visualizações
RESUMO
Este projeto analisa e propõe melhorias para gestão da área de marketing baseando-se em estudos de Dinâmica das Relações Interpessoais, Composto de Comunicação e Pesquisa de Mercado, desenvolvendo recomendações, práticas, planejamentos, implementações em processos e uma pesquisa a ser executada.
A empresa escolhida, The Pod SP, está localizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo, capital, presente no mercado desde janeiro de 2016 e conta com seis colaboradores.
Nos capítulos principais, há um notável conjunto de observações, análises, métodos, interpretações e estimativas de forma sintetizada, visando, assim, credibilidade aos fenômenos de realidade investigada.
O projeto começa com a disciplina de Dinâmica de Relações Interpessoais logo após a apresentação geral da empresa, analisando a gestão de pessoas na empresa de modo geral. Em seguida, o Composto de Comunicação é apresentado, investigando a comunicação da organização, relatando seu gerenciamento e integrando ao projeto de Pesquisa de Mercado, que, concluiu respondendo sobre o problema de comunicação atual da instituição.
Ao final deste projeto, a compreensão dos principais elementos envolvidos na área com finalidade de acarretar progresso à instituição nas dimensões sociais, econômicas e até mesmo ambientais.
Palavras-Chave: gestão, análises, estratégia, marketing, liderança
SUMÁRIO
1.Resumo.................................................................................................... 05
2.Introdução................................................................................................ 07
3.Descrição da Empresa............................................................................ 08
4 Dinâmica das Relações Interpessoais .................................................... 09
5.Composto de Comunicação.................................................................... 17
6. Pesquisa de Mercado............................................................................. 20
7. Melhoria Proposta................................................................................... 24
8. Conclusão............................................................................................... 26
9. Referências Bibliográficas ..................................................................... 27
10. Glossário .............................................................................................. 29
2. INTRODUÇÃO
A escolha da empresa a ser analisada foi resultado de alguns critérios: inexperiência em gestão, descompromisso socioambiental, falhas de comunicação, posicionamentos questionáveis e serviços prestados sem estratégia de retenção do consumidor.
O The Pod SP é uma empresa que se lançou no mercado sem CNPJ e sem alvarás para funcionamento, não apenas prejudicando aos consumidores, mas também a própria sociedade. Aos consumidores por não discriminar os serviços em notas fiscais, ao não seguir normas de seguranças (incêndio, escadas, etc.) e à sociedade pela sonegação de impostos.
Despreocupada com processos de sustentabilidade frente à atualidade, não desenvolve qualquer projeto internamente ou junto à população do bairro e da cidade, de onde se vale em seu release* como atrativo para venda de seus serviços: “a maior cidade da América Latina, com uma oferta cultural única, gastronomia reconhecida mundialmente, tudo isso você encontra em um dos mais antigos e verdes bairros da cidade, Pinheiros, a casa do The Pod SP – e há uma estação de metrô apenas a 250 metros da nossa porta.”
Os hostels* são geralmente baratos para os ocupantes onde se praticam preços intitulados de low-cost*; muitos hostels têm residentes de longo termo e alguns até acabam por trabalhar como recepcionistas temporariamente ou mesmo troca de acomodação gratuita.
Em alguns países, a palavra "hostel", tal como o Reino Unido, Irlanda, Índia, e Austrália, sugere estes estabelecimentos como pensões, providenciando acomodação de longo termo, principalmente trabalhadores temporários tal como freelancers*, pessoas que trabalham com eventos, etc. Ao longo do tempo esta descrição do termo "hostel" foi modificada para o resto dos países como se tratasse de um albergue para backpackers* (peregrinos e mochileiros). Estes albergues assemelham-se quase na íntegra com as conhecidas pousadas da juventude, embora para um público mais abrangente.
A forma como os proprietários do estabelecimento gerenciam pessoas e conflitos estarão no capítulo Dinâmica de Relações Interpessoais, os processos de gerenciamento de comunicação serão descritos no capítulo Composto de Comunicação e uma proposta de Pesquisa de Mercado será planejada no capítulo de mesmo nome.
DESCRIÇÃO DA EMPRESA
Denominação
Nome fantasia: The Pod SP.
Proprietários: João Paulo Labonia Gonçalves e Felipe Tosi.
Endereço eletrônico: www.thepodsp.com.br
Logradouro: Rua Dante Carraro, 94 – Pinheiros – São Paulo, SP.
Natureza e Ramo de Atuação
Debutante no setor de hospedagem, está ativo desde janeiro de 2016 oferecendo serviços como “hostel”, uma espécie de acomodação que se caracteriza pelos preços convidativos e pela socialização dos hóspedes, onde cada hóspede aluga uma cama ou beliche - neste caso, um casulo (“pod”) num dormitório compartilhado, assim também sendo área em comum o banheiro e a cozinha. Os quartos são misturados entre sexos e não possui dormitórios privados.
Serviço
Pelo site, o The Pod SP vende um conceito paradoxal de hospedagem, que une “o melhor de um hostel” com uma “privacidade sem igual na hora de dormir”, sugerindo que durante o dia os hóspedes contam troca de experiências em áreas comuns do estabelecimento e à noite um “pod” privativo – “camas-cápsulas” individuais que contam com tomadas, iluminação e uma cortina.
...