O Projeto Multidisciplinar
Por: paulosaryeldin09 • 28/11/2022 • Projeto de pesquisa • 2.638 Palavras (11 Páginas) • 243 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
O BOTICÁRIO
BRUNA CRISTINA APARECIDA ALVES DA SILVA
RGM:24227561
BRENO COURA SANTOS
RGM:27026116
SÃO PAULO
2022
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL
O BOTICÁRIO
Projeto Multidisciplinar em Gestão Comercial I apresentado à Universidade Cruzeiro do Sul, como exigência do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, sob orientação da Prof. Ms. Flavio Nastari Rosa e das Tutoras Danielle Pietra de Morais e Mikaelle Melo.
SÃO PAULO/2022
Sumário
INTRODUÇÃO 4
1. EMPRESA 5
1.1 Dados Oficiais 5
1.2 Histórico 5
1.3 Missão, Visão e Valores da Organização 5
1.4 Ramo de atividade 5
1.5 Produtos e serviços 6
1.6 Dados macroeconomicos do seguimento de atuação da empresa 6
1.7 Participação da empresa no seu mercado de concorrência 6
2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 7
3. ÁREA COMERCIAL 8
3.1. Técnicas Comerciais 8
3.2. Técnicas de Negociação 8
3.3. Parceria em Vendas 8
3.4. Gestão de Marketing 8
3.5. Técnicas de Apreçamento 8
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
5. REFERÊNCIAS 10
6. ANEXOS 11
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho, é realizar um levamtamento das características e práticas organizacionais da empresa O BOTICÁRIO, demonstrando como a mesma se consolidou no mercado, apresentando o seu diferencial em administrar de maneira consciente, valorizando não só seus colaboradores, mais também o meio ambiente em que está inserida. Para realizar um levantamento de dados, históricos, características, modelo de produção, gestão, perfil dos colaboradores, política socioambiental da empresa entre outros, foi ultilizada uma metodologia de aplicação e uma pesquisa exploratória.
Boticário é uma empresa e a maior rede de franquias de perfumes e cosméticosdo mundo. A rede gera, aproximadamente, 22 mil empregos diretos e indiretos no país.A empresa o Boticário, possui Capital 100% naciona, operandoa mais de 30 anos o mercado brasileiro. Empresa genuinamnte Paranaense, ultiliza-se do Sistema de Franquias (Franchising) como meio de comercializaçãode seus produtos, são mais de 3.200 lojas da marcano Brasil, divididas entre cerca de 900 franqueados.
- EMPRESA
- Dados Oficiais
Razão Social: Franchising S/a Processos
Endereço: Avenida Rui Barbosa, 41110 Curitiba, Paraná
Cnpj: 76.801.166/0001-79
Inscrição Estadual: 141.495.228.113
Quantidade de funcionários: 12 mil colaboradores
Numero de plantas: 4 mil lojas físicas
Ramo da Atividade: Fabricação de perfumaria e cosméticos
- Histórico
Em 1977, com investimento equivalentes a 3 mil dólares, o farmacêutico Miguel Krigner se instalou numa portinha, numa rua secundária de Curitiba, cidade do Sul do Brasil. Chamou a pequena farmácia de manipulação de O Boticário, nome ideal para traduzir o espírito de alquimista capaz de colocar amor em potinhos.
É que desde o começo, Dr Miguel percebeu que seu vedadeiro amor eram os cosméticos. Os primeiros que criou foram um crème à base de colágeno, um crème de elastina para estrias, um xampu e um banho de algas marinhas. O boca a boca foi poderoso, e de repente a farmácia passou a atrair cada vez mais apaixonados por aquelas formulações especiais.
Logo veio o primeiro perfume. Vendido em um frasco em formato de Ânfora (e que hojeé nosso símbolo), a fragrância traazia uma mistura inusitada de ingrediente. Diferente, parecia que deixava o amor a flor da pele das mulheres brasileiras.
No ano de 1979, Krisgner conheceu Silvio Santos (dono do canal televisivo SBT). Na época, o empresário tinha planos de abrir uma marca de perfumaria, mas desistiu. Então Silvio Santos ofereceu a Krigner 60 mil frascos de ânforas que havia comprado e não ultilizaria mais. O bioquímico não tinha dinheiro para armaazenar os produtos, mas fechou negócio: se não conseguisse pagar a ânfora, iria devolvê-la totalmente ao antigo dono.
Foi a partir disso que o primeiro perfume da marca foi criado, o Acqua Fresca. Krigner criou uma fragrância leve e suave, porém com personalidade, e ultilizou a ânfora como embalagem.
...