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O Signo: uma Visão Evolutiva

Por:   •  24/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  29.930 Palavras (120 Páginas)  •  343 Visualizações

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SEMIÓTICA E PUBLICIDADE

PROFª DRª DULCE ADORNO-SILVA

2016[pic 4]

[pic 5]

ÍNDICE

Plano de Ensino ..................................................................................................................03

Proposta de Ensino para a Disciplina.......................................................................................08

O Signo................................................................................................................................11

O Signo: uma Visão Evolutiva...................................................................................................12

A Semiologia de Roland Barthes: Fundamentos.....................................................................21

A Classificação do Signo conforme Barthes...........................................................................23

Os Símbolos (Barthes).........................................................................................................26

A Mensagem Publicitária (Barthes)......................................................................................28

Análise de Mensagem Publicitária  da Kalunga com base em Barthes.................................30

O Signo (Isaac Epstein)..........................................................................................................32

A Semioticidade dos Objetos (Adorno-Silva).......................................................................38

Os Signos na Visão de Umberto Eco....................................................................................46

O Universo do Sentido (U. Eco)..........................................................................................49

A Mensagem Estética (U. Eco)...........................................................................................52

A Mensagem Publicitária (U.Eco)......................................................................................56

A Semiótica de Charles Sanders Peirce.....................................................................................60

Signo, Objeto, Interpretante (Peirce)..................................................................................65

Análise Semiótica de Peça Publicitária com base em Peirce (Adorno-Silva)........................68

FACULDADE:  Publicidade e Propaganda        CURSO:

DISCIPLINA: Semiótica e Publicidade                CÓDIGO: 63517

Nº DE HORAS SEMANAIS: 4h/a

PERÍODO: 3

TURNO: 1 e 3

DOCENTE(S): DULCE ADÉLIA ADORNO SILVA

  1. EMENTA:

Analisa a importância das linguagens como base do humano (fundamentos epistemológicos da Semiótica). Mostra a importância do homo signans cujas diferentes linguagens foram importantes  para a vida em sociedade. Classifica as linguagens humanas e as linguagens técnicas, considerando diferenças de produção e recepção. Situa os postulados metodológicos (como são vistas as linguagens pelos teóricos): visão diádica e visão triádica das linguagens, assim como a relação e as vertentes da Semiótica e da Semiologia, pelas linguagens humanas. A partir dessas visões, apresenta a tipologia dos signos: conforme Barthes, U. Eco e Peirce. Evidencia o conceito de Semiose, como função sígnica, a partir da produção e da recepção, ambas associadas ao significado como unidade cultural (o processo de significação e a produção do sentido). Aplica os conhecimentos à análise e ao uso das  linguagens da Publicidade e Propaganda. Informa que o método que embasa a disciplina é o Complexo (Morin) e que a transdisciplinaridade  se realiza em todas as aulas.

  1. OBJETIVOS:
  • Objetivo(s) Geral (s): Desenvolver a consciência crítica sobre a importância das linguagens para a comunicação humana, assim como sobre a funcionalidade, tendo em vista a relação com o outro, direcionadas ao exercício profissional.

2.2  Objetivo(s) Específicos:

Levar o estudante a:

-  Entender a importância das diferentes linguagens no processo de comunicação;

.  Saber analisar as diferentes linguagens, suas especificidades e importância;

.  Entender como Semiótica/Semiologia pode(m) ser utilizada(s) para análise da comunicação em função do exercício profissional

.  Adquirir instrumental de análise (semiótica/semiológica) de mensagens publicitárias;

.  Identificar as linguagens dessas mensagens por meio de suas características sígnicas;

.  Saber selecionar mensagens (produzir e receber) conforme o processo de significação.

  1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
  1. Fundamentos epistemológicos: as diferentes linguagens características e importância;
  2. Linguagens humanas e linguagens técnicas;
  3. A Semiologia e fundamentos - visão diádica:
  1. Saussure: signos, constituintes e princípios;
  2. Roland Barthes:  o signo, o processo de significação (denotação e conotação)
  • a mensagem publicitária: duplicidade (o produto e a retórica – “temas oníricos”)
  1. Umberto Eco e a importância do código:
  • o sinal e o sentido (denotação e conotação) ;
  • os códigos da mensagem  publicitária: os códigos visuais.
  1. A Semiótica e seus fundamentos (Peirce) – visão triádica:
  • O que é Semiótica;
  • A visão triádica;
  • Faculdades, fenômeno e experiência;
  • Classes de signos;
  • Signos e publicidade: produção e recepção;

A Semiose e seu processo

  1. METODOLOGIA

O método complexo fundamenta-se em Edgar Morin, uma vez que lança mão de ciências diversas para a fundamentação teórica, mas, como se trata da Semiótica, o empirismo também é importante, porque a observação das linguagens e seus usos são realizados a partir da experiência de vida que se baseia na comunicação humana.

O caminho metodológico se faz por:

1. Observação:

  • apresentação de situações práticas ou produtos de linguagens diferentes, para que os estudantes apontem as diferenças (modus faciendi), usando as teorias como instrumental de análise;
  1. Exposição teórica:
  • aula com exemplos do cotidiano dos estudantes e de produtos publicitários veiculados;
  • proposta de questões sobre o conteúdo (reforço de aprendizagem).
  1.   Leitura de textos de autores e professores pesquisadores sobre o conteúdo.
  2. Apresentação de modelos de análise de cada concepção ensinada;
  3. Análise de produtos publicitários usando a teoria em estudo;
  4. Uso contínuo de recursos audiovisuais para aulas e mensagens a serem analisadas;
  5. Visita a exposições e participação em eventos que possam subsidiar a aprendizagem

  1. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

5.1. Critérios de Avaliação: processual;

5.2. Instrumentos de Avaliação:

      - Observação da participação e freqüência dos alunos em aulas e atividades;

- Avaliação em grupo de conteúdo pontual (trabalhos de reforço de aprendizagem, em equipe) = peso 1;

- Trabalho de aproveitamento: análise de filmes anúncios publicitários, em equipe = peso 1;

- Duas avaliações individuais = peso 3 cada uma.

5.3. Estratégias de Recuperação:

O estudante, que obtiver nota menor que 5,0 (cinco), em cada uma das avaliações individuais, deverá assistir às aulas de recuperação, ao final do curso para submeter-se à nova avaliação de cada prova.

  1. Previsão de retomada de conteúdos nos quais os estudantes apontarem dificuldades;
  2. Suporte de monitoria;
  3. Conversa com a professora aos finais das aulas;
  4. Devolução de trabalhos para refeitura;
  5. Prova substitutiva das avaliações individuais.

OBS.: A recuperação poderá ser realizada em forma de reposição de aulas.

...

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