O lançamento da Ekos
Tese: O lançamento da Ekos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sergioneto • 25/9/2013 • Tese • 397 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
INTRODUÇÃO
A empresa Natura inaugura seu maior projeto de sustentabilidade.
Lança uma marca Ekos, um modelo pioneiro de fazer negócios de forma sustentável.
DESENVOLVIMENTO
O lançamento da Ekos, foi à natureza buscar ativos da biodiversidade brasileira e aprendeu como unir seu uso tradicional com o conhecimento científico para transformá-los em produtos inovadores, com sensoriais inéditos e que respeitam o meio ambiente.
Ao longo desses anos, somente com Natura Ekos, foram feitas parcerias com 19 comunidades, abrangendo 1.714 famílias. A linha utiliza 14 ativos da biodiversidade brasileira, cujo fornecimento e repartição de benefícios geraram, ao longo desses anos, mais de R$ 8,5 milhões em recursos. Dessa forma, Natura Ekos apoia o desenvolvimento social,o fortalecimento da economia e o cuidado com o meio-ambiente nas comunidades.
No ano de 2010, a marca inaugura novos sabonetes de murumuru, cupuaçu, maracujá e cacau, com 20% a 50% de óleo da biodiversidade brasileira, extraídos de ativos comprados de oito novas comunidades. Com isso, a empresa passa a beneficiar mais 263 famílias. Com isso valorizamos os ativos da biodiversidade, mantendo a floresta em pé. Aumentando a concentração de óleos, chegando a 20% a 50%, significa conseguir criar sabonetes únicos nos formatos e nas sensações que despertam na pele. São sabonetes que valorizam a nossa cultura e preservam espécies da nossa floresta”.
Para chegar nesse resultado, a Natura levou cerca de dois anos, entre mapeamento das comunidades, capacitação, articulação de parcerias e desenvolvimento dos produtos. São oito novas comunidades. Todas as comunidades fornecedoras de ativos para os novos sabonetes priorizam sistemas de manejo agroflorestal e de baixo impacto ambiental. O cacau utilizado nos sabonetes vem de plantação orgânica certificada, e o maracujá, do reaproveitamento do resíduo da fabricação de suco. Com a utilização do cupuaçu nos novos sabonetes, preservam-se 100 km² de Floresta Amazônica. Já o murumuru conserva 3 mil árvores em pé.
CONCLUSÃO
A Sustentabilidade através dos sabonetes na natura, além de trazer benefícios para a natureza, conservando mais de 3.000 árvores, a floresta amazônica, os sabonetes ainda formam uma camada protetora na pele, não ressecando e deixando-a macia.
A inovação não chega apenas em formatos e qualidades sensoriais. Com altas concentrações de óleos da biodiversidade brasileira, os sabonetes Natura Ekos formam uma camada protetora na pele, não ressecando e deixando-a macia. O sabonete em pasta de maracujá,por exemplo,forma uma camada protetora seis vezes mais espessa que a dos sabonetes comuns.
BIBLIOGRAFIA
http://natura.comunique-se.com.br/natura_si/show.aspx?id_materia=9801&id_canal=549
...