O que é benchmarking
Tese: O que é benchmarking. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tame • 1/6/2014 • Tese • 586 Palavras (3 Páginas) • 276 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Sumaré
Tecnologias de Gestão
Curso: Ciências Contábeis
Sumaré
2014
Benchmarking
O que é Benchmarking:
Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.O mesmo tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.
O benchmarking consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina. Pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa ou organização.
Tipos de benchmarking
É possível identificar quatro tipos de benchmarking. O benchmarking competitivo está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes. É uma área delicada, pois empresas concorrentes defendem e escondem as práticas que as levam ao sucesso.
O benchmarking genérico consiste na comparação de parâmetros da funcionalidade das empresas, em aspectos como o tempo que um determinado produto demora a chegar ao cliente, desde que foi requisitado.
O benchmarking funcional é muitas vezes comparado ao genérico porque é relativo a um processo de atuação da empresa, como a distribuição.
Existe também o benchmarking interno, que é tomar como referência as práticas e processos de outros setores dentro da própria empresa, e tentar apropriá-los ou melhorá-los para outros setores. No âmbito interno, o benchmarking favorece a própria empresa, uma vez que não precisa ter custos com pesquisas externas, e é um processo mais fácil de ser executado.
Open Book Management - gestão com livro aberto
Origem e utilização do Open Book
Para reverter o quadro de fracassos e falências nos anos 80 surgiu a gestão com livro aberto que foi criada por Jack Stack. Não seria apenas mais uma ferramenta de gestão, ela não explora apenas pontos específicos, e sim os pontos importantes. Open Book Management, que é: Gerenciamento com o livro aberto faz parte de umas das metodologias que as grandes empresas utilizam fazendo com que as pessoas se envolvam e tragam para si responsabilidades causando sucesso organizacional, este é o método onde elas possuem acesso a todos os dados, esta gestão é um método que tem como função a divulgação de tudo o que ocorre, mostrando sua transparência.
...