O que é benchmarking?
Tese: O que é benchmarking?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elisangelacostal • 27/9/2014 • Tese • 494 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
Saber interagir com o ambiente, cada dia que passa está mais globalizada. As organizações com a cultura moderna buscam constantemente o sucesso que se renova o tempo todo, as organizações com modelos absolutos só veem o que é de fácil analise, às vezes o que é fácil nem sempre trás o resultado esperado.
O que é Benchmarking ?
Esse termo tem origem na expressão inglesa Benchmarking que se refere às cotas de nível utilizadas nas medições topográficas e foi introduzida na linguagem empresarial pela empresa Xerox, que o definiu como o “o processo contínuo de medirmos e compararmos os nossos produtos, serviços e práticas com os mais fortes concorrentes ou com as empresas reconhecidas como lideres da indústria”. Dessa forma o Benchmarking é não mais que um processo ou técnica de gestão por meio do qual as empresas ou organizações avaliam o desempenho dos seus processos, sistemas e procedimentos de gestão, comparando-o com os melhores desempenhos encontrados em outras organizações (Nunes,2008¬).
É um método utilizado pelas empresas para melhorar a sua gestão, mediante a realização continua e sistemática de levantamentos, comparações e análises de práticas, processos, produtos e serviços prestados por outras empresas, normalmente reconhecidos como representantes das melhores práticas.
O processo gera informações importantes para que as empresas conheçam diferentes maneiras de lidar com situações e problemas semelhantes e desta forma, contribui para que possam aperfeiçoar os seus processos de trabalho e determinar as melhores práticas para um processo ou um produto em particular.
Passo 2
Benchmarking Interno
Compara funções numa mesma organização. Pode ser interdepartamental ou intra-unidades de negócio. Este tipo de benchmarking é relativamente comum e acessível, nomeadamente em termos de disponibilidade de informação, permitindo também aprofundar o conhecimento e domínio dos processos internos. No entanto, é uma pratica com limitações, nomeadamente no que se refere aos padrões de referência que utiliza (a melhor prática interna) e ao potencial de melhoria.
Benchmarking Competitivo ou Concorrencial
Compara produtos, serviços processos ou métodos diretamente concorrentes. As grandes limitações e obstáculos a este tipo de abordagem residem na confidencialidade e na dificuldade de encontrar empresas do mesmo setor disponível para compartilhar informações e expor as suas forças e fraquezas. Normalmente incide sobre práticas que permitem sustentar vantagens competitivas e permite fixar objetivos ao nível estratégico.
Benchmarking Funcional
Compara atividades funcionais similares em empresas não diretamente concorrentes. Baseia-se na convicção de que, em grande parte dos casos, a melhor pratica não se encontram no próprio setor.
Benchmarking Estratégico
É um tipo de benchmarking ainda mais radical, uma vez que promove a análise fundamental de processos que cruzam várias funções em setores não relacionados. O potencial de inovação vê-se significativamente incrementado, proporcionando a integração de novos conceitos no sector promotor e projetando
...