O que é streaming
Por: bbs21 • 9/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.115 Palavras (9 Páginas) • 261 Visualizações
- Introdução
Este trabalho, com base em pesquisa quantitativa, contém o conteúdo de informações sobre músicas, como, onde e quando os entrevistados mais escutam suas músicas. E como nossa pesquisa é sobre o serviço streaming, aplicativo Spotify, visamos a importância de saber a quantidade de pessoas que se interessam pelo serviço e seus principais concorrentes.
- História do Streaming
Em 1920, George O. Squier patenteou um sistema de transmissão e distribuição de sinais através de linha elétricas que foi a base técnica para o que depois foi chamado de Muzak, uma tecnologia de streaming contínuo de música para donos de comércios, sem o uso do aparelho de rádio.Mas o streaming de mídia em computadores, uma expansão da informática, foi no século 20. Porém seu progresso foi pouco desenvolvido por muitas décadas, devido ao alto custo e capacidade limitada do hardware do computador. No final dos anos 80 e durante os anos 90 os computadores pessoais se tornaram mais poderosos o suficiente para suportar vários tipos de mídia. As primeiras questões técnicas relacionadas com o streaming foram, a capacidade de CPU e largura de banda suficiente para apoiar as taxas de dados necessários. Também a criação de caminhos de baixa latência de interrupção no sistema operacional para evitar o buffer. Mas, as redes de computador ainda eram limitadas e as mídias eram transmitidas através de outros tipos de canais, por exemplo o download. A informática foi desenvolvendo com o tempo, assim como a rede e durante os anos 90 e o início dos anos 2000, os usuários podiam perceber como melhorou o funcionamento da banda da Internet, crescimento do acesso à rede, principalmente a Internet, uso de protocolos e formatos como TCP/IP, HTTP, HTML e acima de tudo a comercialização da Internet. Tudo isso impulsionou o uso de streaming e o acesso à rede foi se democratizando cada vez mais.O streaming media surgiu na Internet em 1995 e a primeira tecnologia a se popularizar na rede, funcionando apenas com som, foi o Real Áudio, da Progressive Networks. A qualidade não era muito boa ao arquivo original mas a tecnologia foi muito bem aceita por dispensar os downloads.Deu-se início às pesquisas para melhorar a qualidade de streaming e em 1997 a Progressive Networks apresentou o software Real Vídeo. A partir daí, a cada dia novas soluções e oportunidades foram sendo criadas para melhorar a tecnologia de streaming e atualmente há inúmeros serviços diferentes por meio de streaming e cada vez mais modernos.
- Streaming
A palavra streaming remete para o fluxo, sendo que no âmbito da tecnologia, indica um fluxo de dados ou conteúdos multimídia.Streaming é uma tecnologia que envia informações multimídia, através da trasferência de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a Internet, e foi criada para tornar as conexões mais rápidas. Um grande exemplo de streaming, é o site Youtube, que utiliza essa tecnologia para transmitir vídeos em tempo real. Assim uma forma de transmissão de som e imagem (áudio e vídeo) através de uma rede qualquer de computadores sem a necessidade de efetuar downloads do que está se vendo e/ou ouvindo, pois neste método a máquina recebe as informações ao mesmo tempo em que as repassa ao usuário. Este armazenamento é denominado buferização, que é um mini armazenamento do que será enviado logo em seguida, este armazenamento em buffer ocorre sempre que a transmissão é iniciada ou sua volta quando a mesma é interrompida.O live streaming permite que o utilizador veja um programa que está sendo transmitido ao vivo. Existem também a possibilidade de transmitir um evento através do live streaming, para que pessoas que estão longe possam assistir.Quando a ligação de uma rede é banda larga, a velocidade de transmissão da informação é muito maior, dando a sensação ao usuário de que o áudio e o vídeo são transmitidos em tempo real. Atualmente, emisoras de televisão, bem como rádios FM e AM, além de várias empresas que realizam eventos, utilizam esta tecnologia para interação digital com seus ouvintes e clientes.O streaming possibilita que um usuário reproduza mídia, como vídeos, que são sempre protegidos por direitos autorais, de modo que não viole nenhum desses direitos, tornando-se bastante parecido com o rádio ou a televisão aberta. A tecnologia é também muito usada em jogos online, em sites que armazenam arquivos, ou em qualquer serviço onde o carregamento de arquivos é bastante rápido. Em 2014, foi realizada uma pesquisa nos Estados Unidos, que pela primeira vez na história, o streaming de música gerou mais dinheiro para as gravadoras do que a venda de CDs. No total, os serviços de streaming foram responsáveis por arrecadar 1,87 bilhão de dólares, contra o 1,85 bilhão gerado pelos CDs. Apesar da pouca diferença, o número mostra a importância que o streaming de música terá para a indústria fonográfica nos próximos anos.A definição de streaming abriga serviços pagos como o Spotify, rádios como a Pandora, além de plataformas como o YouTube e a Vevo.Somando-se todos os formatos físicos (CDs, vinil e cassete), o streaming ainda fica em segundo lugar. As vendas físicas foram responsáveis por 32% do faturamento da indústria fonográfica, ante os 27% dos sites de streaming. Os CDs sempre puxaram as vendas de música nos Estados Unidos, mas as vendas caem anualmente desde 2004. No ano passado, foram vendidos 140,9 milhões de CDs, número muito inferior ao auge do mercado: em 2000, foram vendidos 730 milhões de CDs.
- Spotify
Spotify é um serviço de música comercial em streaming provido de restrição de gestão de direitos digitais usado em computadores com sistemas operacionais Microsoft Windows, Mac OS X e Linux e em dispositivos móveis como Windows Phone, Symbian, iPhone, iPad, Android e BlackBerry. Permite escutar e comprar música pesquisando por artista, álbum ou listas de reprodução criadas pelos próprios usuários. O programa foi lançado em 7 de outubro de 2008 no mercado europeu enquanto sua aplicação em outros países foi realizada ao longo de 2009. A versão oficial para iPad foi lançada em 2 de maio de 2012. O serviço foi lançado em fase Beta no território brasileiro no dia 6 de janeiro de 2014. O serviço de Streaming, Spotify, vem sendo desenvolvido desde 2006 pela empresa Spotify AB com base em Estocolmo na Suécia. Uma empresa fundada por Daniel Ek e Martin. A empresa, que tem sua sede em Estocolmo, Suécia, assinou acordos com as gravadoras Universal Music, Sony BMG, EMI, Hollywood Records e Warner Music entre outros. O serviço tinha em 15 de setembro de 2010 quase 10 milhões de usuários. Em março de 2012 tinha cerca de três milhões de usuários pagos nos países disponíveis dos quais cerca de 375.000 na Espanha.O Spotify, é uma das ferramentas mais populares da atualidade, possibilita que qualquer usuário, mesmo que não seja assinante de uma conta Premium, possa ouvir o acervo de mais de 30 milhões de músicas. Porém, a principal desvantagem dos que utilizam o serviço gratuitamente em relação aos assinantes Premium é que eles precisam se deparar com anúncios, tanto em áudio como em banners no serviço para PC e Mac. Além disso, nos aplicativos para dispositivos móveis iOS e Android, não é possível que o utilizador gratuito escolha a própria sequência na hora de ouvir uma playlist, visto que só existe o player para reprodução aleatória. No entanto, a vantagem do Spotify em relação à concorrência são as suas várias extensões que possibilitam que o serviço fique ainda mais atrativo e divertido na hora de descobrir uma nova playlist ou recomendações. Com extensões como o Lazyfy, BBC Player, Billboard Top Charts e Rolling Stone, é possível que o usuário encontre sugestões elaboradas por produtores musicais ou simplesmente deixe com que eles se encarreguem de apresentar músicas de acordo com o seu gosto musical.O sistema da plataforma armazena o buffer das músicas com uma certa antecedência e garante que você ouça músicas sem interrupções até nas conexões mais baixas. O Spotify disponibiliza músicas para serem ouvidas em modo off-line, mas este recurso está presente apenas para usuários Premium. Aliás, para fazer o upgrade é necessário desembolsar US$ 5,99 por mês. Muito em breve a empresa disponibilizará a cobrança em reais, no valor de 14,90.
...