Percepção dos Consumidores de Infoprodutos em Relação à Qualidade dos Serviços de Plataformas de Streaming Musical
Por: gabymedeiross • 23/9/2021 • Projeto de pesquisa • 7.004 Palavras (29 Páginas) • 100 Visualizações
[pic 1]
Percepção dos Consumidores de Infoprodutos em Relação à Qualidade dos Serviços de Plataformas de Streaming Musical
Divisão Administração – Tema 04 – Marketing, Comportamento do Consumidor e Comunicação do Marketing
Lorena Abs de França – (UFAL) Universidade Federal de Alagoas
E-mail: lorenaabs1@gmail.com
Gabrielly Melo Medeiros Dias – (UFAL) Universidade Federal de Alagoas
E-mail: gabriellymelomd@gmail.com
Artur Victor Ferreira de Souza – (UFAL) Universidade Federal de Alagoas
E-mail: arturferreira8a@gmail.com
Gabriela Maria Costa Rodrigues – (UFAL) Universidade Federal de Alagoas
E-mail: rodrigues.gabriela.m@gmail.com
Rodrigo Cesar Reis de Oliveira – (UFAL) Universidade Federal de Alagoas
E-mail: rodrigo.oliveira@feac.ufal.br
RESUMO
Devido ao avanço tecnológico, diversos recursos, ferramentas e serviços facilitam as atividades pessoais e organizacionais; destacando-se os produtos digitais (infoprodutos), que estão fortemente presentes no cotidiano da sociedade moderna. Nesse contexto, o presente artigo propõe-se a responder o seguinte questionamento: qual a percepção dos consumidores de infoprodutos em relação à qualidade dos serviços de plataformas de streaming musical? Para tanto, o estudo teve como objetivo analisar a percepção dos usuários em relação à qualidade dos serviços de plataformas de streaming musical. Nessa perspectiva, buscou-se: compreender o cenário atual do mercado musical; descrever os fatores chave que influenciam na tomada de decisão do consumidor e como as empresas podem se utilizar disso para traçar novas estratégias e aprimorar as já existentes. Como metodologia, apresenta uma pesquisa quali-quantitativa e de cunho descritivo, com abordagem bibliográfica e análise de conteúdo de opiniões dos usuários e da mensuração das avaliações dos consumidores extraídas do portal Reclame Aqui, Play Store e App Store (Apple). Foi possível verificar com a pesquisa que, segundo a percepção dos consumidores, o Spotify apresentou uma melhor qualidade em relação ao seu concorrente (Deezer). Diante disso, as empresas que detém do streaming musical necessitam estar em alerta com os progressos e usá-los a seu favor. Os aplicativos precisam estar sempre conectados a diferentes vantagens expostas pelos concorrentes e trabalhar cada uma como um diferencial, bem como nas opiniões e sugestões dos usuários sobre o aplicativo.
Palavras-chave: Mercado fonográfico; Spotify; Deezer; Consumidor.
INTRODUÇÃO
Devido à digitalização e o acesso à informação por meio da internet, a produção em massa adaptada ao novo contexto culminou no surgimento de nichos de mercado, fato possível por meio do incremento de uma variedade de produtos vendidos digitalmente. Essa adaptação ocorreu também no contexto do entretenimento, com a digitalização de músicas e vídeos, passando a categoria de infoprodutos. Machado (2018) explica, ainda, que a presença de infoprodutos no cotidiano da sociedade moderna tem sido facilitada, a partir de recursos, serviços, ferramentas e facilidades oferecidas a partir da internet, levando a um uso diário, principalmente a partir de dispositivos móveis.
Nesse contexto, a grande utilização de dispositivos móveis, como smartphones, Tablets e notebooks, traz consigo as ferramentas de streaming musical, como uma alternativa à mídia musical física, CDs, e aos downloads, uma vez que a disponibilidade de redes móveis é comum nos mais diversos ambientes, facilitando esse acesso e alterando o padrão de consumo.
Segundo dados da reportagem do Pró-Música Brasil (2017), um desses serviços, o Spotify, lançado em 2008, destacou-se por ter conquistado em curto espaço de tempo uma significativa parte do mercado mundial, inclusive no Brasil, desde 2014. De fato, com a evolução e disseminação da internet e dos dispositivos móveis, o mercado fonográfico tem passado por diversas transformações nas formas de produção, distribuição e consumo da música. (NEVES, J.C.; SILVA, P.A.; SANTOS, V.J., 2018).
Posto isso, o presente artigo propõe-se a responder a seguinte questão: qual a percepção dos consumidores de infoprodutos em relação à qualidade dos serviços de plataformas de streaming musical? Dessa forma, o estudo teve por objetivo geral analisar a percepção dos usuários em relação à qualidade dos serviços de plataformas de streaming musical; e específicos: compreender o cenário atual do mercado musical; descrever os fatores chave que influenciam na tomada de decisão do consumidor e como as empresas podem se utilizar disso para traçar novas estratégias e aprimorar as já existentes.
O tema aqui proposto é vivenciado diante de um cenário de economia disruptiva, que pode ser definida como as alterações em modelos de negócios das organizações, simplificando a tecnologia sustentadora, com capacidade de atender novos mercados ou mercados já existentes, considerando clientes que se encontram insatisfeitos com a oferta presente no setor (RODRIGUES et. al, 2017). Dessa forma, as organizações precisam identificar inovações e conduzir adequadamente as dificuldades surgidas no curso do processo de inovação (SILVA, CONDE, GONÇALVES, 2019). Outro fator que é inerente ao contexto da presente pesquisa é o fenômeno da cauda longa que, segundo Santos, Monsueto e Carrijo (2019), é a ideia de que o espaço dominado pelas grandes indústrias do mercado fonográfico passa a ser não mais de grandes hits, mas sim do comércio musical por meio dos nichos.
...